Repository logo
 
Publication

A tutoria específica : uma estratégia de promoção do sucesso escolar em três escolas agrupadas do ensino básico no Grande Porto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPalmeirão, Cristina Maria Gomes da Costa
dc.contributor.authorOliveira, Margarida Maria da Gama
dc.date.accessioned2021-12-29T19:36:08Z
dc.date.available2021-12-29T19:36:08Z
dc.date.issued2021-07-13
dc.date.submitted2021-01
dc.description.abstractInserido no contexto da criação de condições que potenciem o sucesso das aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos, as “tutorias específicas” ou “autorregulatórias”, estruturam-se como um programa preconizado pelo Ministério da Educação a aplicar a alunos do 2.º e 3.º ciclos com duas ou mais retenções (DN 4-A/2016). Nesta linha, o presente estudo consiste em analisar a realidade potenciada e desenvolvida em três escolas do ensino básico da região do Grande Porto, com vista a melhor compreender os efeitos desta medida no/para o sucesso educativo dos alunos tutorados. Com este propósito, procedemos à clarificação concetual e teórica, convocando para esse efeito um referencial teórico, normativo e conceptual associado à tutoria e à autorregulação das aprendizagens. Ao nível metodológico, mobilizámos uma estratégia de investigação de carácter qualitativo, sob a forma de “estudo de caso” e, portanto, inscrita na lógica de estudar o que é particular, específico e único (Yin, 1989), na tentativa de compreender as mais valias pedagógicas do programa e os seus efeitos práticos no sucesso educativo dos alunos tutorados. Os dados recolhidos e analisados a partir das técnicas de recolha, produção e interpretação de dados (e.g. análise documental, questionário, entrevista, focus group e observação livre), permitiram-nos inferir o alinhamento e a validade pedagógica do programa para a promoção do sucesso escolar. Com efeito, os estudos em geral e o nosso em particular, sobre a medida tutorial em meio escolar associam as relações de alta qualidade e prolongadas com melhorias ao nível pessoal académico e comportamental (Alarcão & Simões, 2009; DuBois, Holloway, Valentine & Cooper, 2002; Fletcher, 2005; Raposa, et al., 2019), sendo que os ganhos em termos de aprendizagem são mais evidentes nos alunos em situação de risco.pt_PT
dc.description.abstractIn the context of the creation of conditions that favour the learning success and the students’ development, the “specific mentoring” or “self-regulatory” mentoring, are structured as a programme proposed by the Ministry of Education to be applied to students between the fifth and ninth grades with two or more retentions (DN 4-A/2016). In this alignment, this study consists of an analysis of the reality boosted and developed in three middle-schools in the Oporto region, in order to better understand the effects of this programme in/for the educational success of the tutored students. With this purpose, we proceeded to the conceptual and theoretical clarification, using the theoretical, normative and conceptual referential associated with the learning self-regulation. At the methodological level, we carried out an investigation strategy of qualitative nature, in the form of a “case study” and, therefore, inscribed in the logic of studying the particular, specific and unique (Yin, 1989), trying to understand the pedagogical advantages of the programme and its practical effects in the learning success of the tutored students. The data gathered and analysed using the techniques of collection, production and interpretation of results (e.g. document analysis, questionnaire, interview, focus group and free observation), allowed us to deduct the alignment and pedagogical validity of the programme to promote school success. In fact, the studies in general and ours in particular, concerning the tutoring programme in a school environment relate the high quality and prolonged relationship with improvements on a personal, academic and behavioural level (Alarcão & Simões, 2009; DuBois, Holloway, Valentine & Cooper, 2002; Fletcher, 2005; Raposa, et al., 2019), being the learning gains more evident in students at risk.pt_PT
dc.identifier.tid101685386pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/36307
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTutoriapt_PT
dc.subjectTutoria específicapt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectAprendizagem e sucesso educativopt_PT
dc.subjectTutoringpt_PT
dc.subjectSpecific tutoringpt_PT
dc.subjectSelf-regulationpt_PT
dc.subjectLearning and educational successpt_PT
dc.titleA tutoria específica : uma estratégia de promoção do sucesso escolar em três escolas agrupadas do ensino básico no Grande Portopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
101685386.pdf
Size:
18.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format