Publication
Testemunho de um projeto integrador da EPRALIMA "As três dimensões d’Os Lusíadas (cenas, cenários e animações)": aprender por projetos
dc.contributor.author | Martins, Elisabete | |
dc.contributor.author | Orvalho, Luísa | |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T09:18:12Z | |
dc.date.available | 2024-10-09T09:18:12Z | |
dc.date.issued | 2018-11 | |
dc.description.abstract | Falar em Novos Ambientes Educativos leva-nos a remeter o discurso para Metodologia de Trabalho de Projeto. Este capítulo apresenta essencialmente um testemunho de uma professora de português da EPRALIMA que vivenciou com os seus alunos a experiência de fazer aprender por projetos. Esta pedagogia foi implementada com maior relevância e de forma mais estruturada e planeada nesta escola no âmbito de um plano formativo (Re)Aprender a ensinar e avaliar nos cursos profissionais: o saber em ação”3. Com este testemunho visou-se demonstrar que os alunos são capazes de ter um papel ativo no processo de aprendizagem, no processo de construção do saber e do saber-fazer. Este projeto, em particular, surgiu de um desejo de juntar a disciplina de português, mais concretamente a educação literária, a uma disciplina fundamental da área técnica do curso Técnico de Desenho Digital 3D, de modo a conciliar conteúdos curriculares das duas disciplinas aos interesses e motivações dos alunos. O objetivo de tornar o estudo da obra mais apelativo concretizar-se-ia e, simultaneamente, permitir-se-ia aos alunos a mobilização de capacidades e de saberes para a realização de um produto que seria da autoria deles, desde o seu planeamento, passando pelo seu desenvolvimento e execução até ao momento da apresentação pública. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 9789898835543 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/46916 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Editora | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprender por projetos | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Transformação | pt_PT |
dc.title | Testemunho de um projeto integrador da EPRALIMA "As três dimensões d’Os Lusíadas (cenas, cenários e animações)": aprender por projetos | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 106 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 94 | pt_PT |
oaire.citation.title | Escola e mudança: construindo autonomias, flexibilidade e novas gramáticas de escolarização: os desafios essenciais | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |