Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.26 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Falar em Novos Ambientes Educativos leva-nos a remeter o discurso para Metodologia de Trabalho de Projeto. Este capítulo apresenta essencialmente um testemunho de uma professora de português da EPRALIMA que vivenciou com os seus alunos a experiência de fazer aprender por projetos. Esta pedagogia foi implementada com maior relevância e de forma mais estruturada e planeada nesta escola no âmbito de um plano formativo (Re)Aprender a ensinar e avaliar nos cursos profissionais: o saber em ação”3. Com este testemunho visou-se demonstrar que os alunos são capazes de ter um papel ativo no processo de aprendizagem, no processo de construção do saber e do saber-fazer. Este projeto, em particular, surgiu de um desejo de juntar a disciplina de português, mais concretamente a educação literária, a uma disciplina fundamental da área técnica do curso Técnico de Desenho Digital 3D, de modo a conciliar conteúdos curriculares das duas disciplinas aos interesses e motivações dos alunos. O objetivo de tornar o estudo da obra mais apelativo concretizar-se-ia e, simultaneamente, permitir-se-ia aos alunos a mobilização de capacidades e de saberes para a realização de um produto que seria da autoria deles, desde o seu planeamento, passando pelo seu desenvolvimento e execução até ao momento da apresentação pública.
Description
Keywords
Aprender por projetos Reflexão Transformação
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade Católica Editora