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Senioridade e empreendedorismo : o caso do norte de Portugal

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Abstract(s)

O presente estudo pretende responder à questão de investigação – Como é que a senioridade influencia o empreendedorismo? - foi feito um enquadramento teórico que aborda pontos fulcrais como a caracterização dos empreendedores seniores e a respetiva categorização, os fatores motivadores pull e push factors e, em contrapartida, os fatores que podem limitar a atividade empreendedora. Esta contextualização serve de suporte à metodologia de investigação adotada: numa primeira fase, foi realizado um inquérito, de forma a proceder a uma análise quantitativa da informação, resultante do cruzamento de variáveis como a idade com as motivações e os constrangimentos à criação de um negócio. O inquérito foi complementado com duas entrevistas semiestruturadas com dois empreendedores seniores. O desejo de alcançar maior autonomia, independência e flexibilidade é indicado como a motivação mais preponderante para os diferentes grupos etários em análise, à exceção do grupo com idades superiores a 60 anos. Como constrangimentos percebidos, a esmagadora maioria indicou a dificuldade em identificar uma falha de mercado que originasse a criação de um negócio – à exceção do grupo dos 45 aos 50 anos. No que refere aos apoios mais valorizadas na criação do próprio negócio, constata-se que não há um padrão – diferem consoante o grupo etário em questão.
This study aims to answer the research question - How does seniority influence entrepreneurship? - a theoretical framework was elaborated that addresses key points such as the characterization of the senior entrepreneurs and their categorization, pull and push motivators factors, and, on the other hand, the factors that can limit the entrepreneurial activity. This contextualization supports the research methodology adopted: in the first phase, a survey was carried out, in order to do a quantitative analysis of the information, resulting from the crossing of variables such as age with the motivations and constraints to the creation of a business. The survey was complemented with two semi-structured interviews with two senior entrepreneurs. The desire to achieve greater autonomy, independence and flexibility is indicated as a more pre-eminent motivation for the different groups in analysis, with the exception of the group aged over 60 years. As perceived constraints, the overwhelming majority has indicated a difficulty in identifying a market failure that leads to a business creation - with the exception of the 45-50 age group. In relation to the most valued supports in the creation of the business, it is verified that there is no standard – it depends according the group in question.

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Senioridade Empreendedorismo Inquérito Norte de Portugal Seniority Entrepreneurship Survey North of Portugal

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