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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Gender studies and media scholars have highlighted that female representation in media
has impacted how women perceive themselves. In China, prior studies have suggested
that the one-dimensional and marginalized female images in media since the 1980s have
had an impact on the change in Chinese women’s gender identity. Surveys and research
have proposed that women’s identity has transformed towards traditional norms which
tightly associate their value with marriage and domestic responsibility. Several studies
argued that the issue of problematic female representation had partially progressed with
the popularity of social media, including Douyin (the Chinese version of TikTok).
However, recent literatures suggested that too little emphasis has been placed on the
female representations of Douyin and its reception of women.
This dissertation strives to provide an understanding of how women’s representations
were constructed and perceived on short-video applications in China, using Douyin
(Chinese version of TikTok) as the case of the study. The study focuses on the gender
perception embodied in the representations posted by accounts presenting as women and
their reception of audiences presenting as women.
We have employed a qualitative methodology, using content analysis and semiotics to
analyze our samples. Samples were selected from popular short videos and relevant
comments both posted by accounts presenting as women. Through data analysis, the study
revealed a wide range of female representations of Douyin, including ones corresponding
to the traditional gender identity, ones partially aligned with it, and ones against it. The
result of the study argued that most audiences presenting as women have endorsed
representations not corresponding to the traditional gender identity. It also suggested that
an insufficiency of representations contradicted the traditional identity of Douyin.
The preliminary results of this study throw light on the understanding of the construction
of female representations in the Chinese digital environment. Furthermore, the outcomes
of this research have contributed to understanding the preferable representations of
female users of Douyin, potentially improving cultural products designed for women.
Os estudos de género e dos media salientaram que a representação feminina nos media teve impacto na perceção que as mulheres têm de si próprias. Na China, estudos anteriores sugeriram que as imagens unidimensionais e marginalizadas das mulheres nos media desde 1980 têm um impacto na mudança da identidade de género das mulheres chinesas. Foi proposto que a identidade da mulher se transformou em normas tradicionais que associam fortemente o seu valor ao casamento e à responsabilidade doméstica. Vários estudos argumentaram que a problemática da questão da representação feminina tem progredido parcialmente com a popularidade dos redes sociais, incluindo Douyin (a versão chinesa de TikTok). No entanto, literatura recente sugeriu que foi dada pouca ênfase às representações femininas em Douyin, e à sua receção pelas mulheres. A presente dissertação procura compreender como as representações femininas foram construídas e percebidas em aplicações de vídeo curto na China, utilizando o Douyin (versão chinesa de TikTok) como caso do estudo. O estudo centra-se na perceção do género incorporada nas representações afixadas pelos relatos apresentados como mulheres e a sua receção de audiências apresentadas como mulheres. Utilizámos uma metodologia qualitativa, com recurso a análise de conteúdo e semiótica para analisar as nossas amostras. As amostras foram selecionadas a partir de vídeos curtos populares e comentários relevantes, ambos afixados por relatos apresentados como mulheres. Através da análise dos dados, o estudo revelou que havia uma vasta gama de representações femininas em Douyin, incluindo as correspondentes à identidade tradicional de género, as que se alinham parcialmente com ela, e as que se opõem a ela. O resultado do estudo argumenta que a maioria das audiências que se apresentam como mulheres apoiam representações que não correspondem à identidade tradicional de género. Também sugerimos uma insuficiência de representações contraditórias com a identidade tradicional em Douyin. Os resultados preliminares deste estudo lançam luz sobre a compreensão da construção de representações femininas no ambiente digital chinês. Além disso, os resultados deste estudo possivelmente contribuem para a compreensão das representações preferíveis das utilizadoras femininas de Douyin, melhorando potencialmente os produtos culturais concebidos para as mulheres.
Os estudos de género e dos media salientaram que a representação feminina nos media teve impacto na perceção que as mulheres têm de si próprias. Na China, estudos anteriores sugeriram que as imagens unidimensionais e marginalizadas das mulheres nos media desde 1980 têm um impacto na mudança da identidade de género das mulheres chinesas. Foi proposto que a identidade da mulher se transformou em normas tradicionais que associam fortemente o seu valor ao casamento e à responsabilidade doméstica. Vários estudos argumentaram que a problemática da questão da representação feminina tem progredido parcialmente com a popularidade dos redes sociais, incluindo Douyin (a versão chinesa de TikTok). No entanto, literatura recente sugeriu que foi dada pouca ênfase às representações femininas em Douyin, e à sua receção pelas mulheres. A presente dissertação procura compreender como as representações femininas foram construídas e percebidas em aplicações de vídeo curto na China, utilizando o Douyin (versão chinesa de TikTok) como caso do estudo. O estudo centra-se na perceção do género incorporada nas representações afixadas pelos relatos apresentados como mulheres e a sua receção de audiências apresentadas como mulheres. Utilizámos uma metodologia qualitativa, com recurso a análise de conteúdo e semiótica para analisar as nossas amostras. As amostras foram selecionadas a partir de vídeos curtos populares e comentários relevantes, ambos afixados por relatos apresentados como mulheres. Através da análise dos dados, o estudo revelou que havia uma vasta gama de representações femininas em Douyin, incluindo as correspondentes à identidade tradicional de género, as que se alinham parcialmente com ela, e as que se opõem a ela. O resultado do estudo argumenta que a maioria das audiências que se apresentam como mulheres apoiam representações que não correspondem à identidade tradicional de género. Também sugerimos uma insuficiência de representações contraditórias com a identidade tradicional em Douyin. Os resultados preliminares deste estudo lançam luz sobre a compreensão da construção de representações femininas no ambiente digital chinês. Além disso, os resultados deste estudo possivelmente contribuem para a compreensão das representações preferíveis das utilizadoras femininas de Douyin, melhorando potencialmente os produtos culturais concebidos para as mulheres.
Description
Keywords
Douyin (TikTok) Female representative Feminism study Chinese social media Estudos de feminismo Representações femininas Redes sociais chineses