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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This paper investigates the relationship between startup entrants and innovation behavior of
incumbents. In specific, the insurance industry is empirically analyzed, since many technology
driven insurance startups have recently entered this market. After an extensive literature review on
the competition-innovation relationship, hypotheses are derived. In detail, it is expected that
startup entry has a positive effect on the innovativeness of incumbents, and that this effect will
eventually diminish with rising competition, therewith creating an inverted-U relationship. In
addition, it is assumed that the positive effect of startup entry will be more impactful for younger
incumbents. To evaluate these hypotheses, an innovation score is constructed based on companies’
annual reports. It measures innovation within six broad areas, ranging from organizational changes
to new product launches. The population of this study incorporates 10 major insurance companies
from Europe and the United States over a period from 2011 to 2015 and 244 InsurTech startups
that entered the market in this observation period. In line with prior research, the evidence suggests
that startup entrance has a curvilinear effect on incumbents’ innovativeness. Therewith, this study
finds that the inverted-U relationship between competition and innovation holds, also when
considering startup entry. Lastly, the findings suggest that the positive effect of startup entry is
stronger for younger incumbents. In conclusion, an extensive understanding of the given
relationship between startup entry and incumbents innovativeness is crucial for practitioners in
order to further shift their mindset to a more proactive innovation behavior.
Esta tese investiga a relação entre startup entrants e comportamento de inovação das incumbentes. Especificamente, a indústria de seguros é empiricamente analisada, devido à entrada de várias technology driven insurance startups nos últimos anos. Após uma extensa literature review sobre a relação concorrência-inovação, algumas hipóteses são formuladas. É esperado que a entrada de startups tenha um efeito positivo na inovação das incumbentes e que esse efeito diminua com o aumento da concorrência, criando uma relação inverted-U. É assumido, também, que o efeito positivo da entrada de startups terá maior impacto nas incumbentes mais recentes. Para avaliar estas hipóteses, um score é construído com base nos relatórios anuais das empresas. O score mede a inovação em seis áreas distintas, incluindo mudanças organizacionais. A população deste estudo inclui 10 grandes empresas europeias e americanas no período de observação entre 2011 e 2015, e 244 startups InsurTech que entram no mercado durante o mesmo intervalo. Em linha com investigação anterior, as evidências sugerem que a entrada de startups tem um efeito curvilíneo na inovação das incumbentes. Assim, este estudo mostra que a relação inverted-U entre concorrência e inovação se verifica também quando nos referimos à entrada de startups. Finalmente, os resultados sugerem que o efeito positivo da entrada de startups é mais forte em incumbentes mais recentes. Em suma, compreender a relação entre a entrada de startups e a inovação das incumbentes é crucial para os practitioners, no sentido de mudar o seu mindset no que toca a um comportamento inovador mais proactivo.
Esta tese investiga a relação entre startup entrants e comportamento de inovação das incumbentes. Especificamente, a indústria de seguros é empiricamente analisada, devido à entrada de várias technology driven insurance startups nos últimos anos. Após uma extensa literature review sobre a relação concorrência-inovação, algumas hipóteses são formuladas. É esperado que a entrada de startups tenha um efeito positivo na inovação das incumbentes e que esse efeito diminua com o aumento da concorrência, criando uma relação inverted-U. É assumido, também, que o efeito positivo da entrada de startups terá maior impacto nas incumbentes mais recentes. Para avaliar estas hipóteses, um score é construído com base nos relatórios anuais das empresas. O score mede a inovação em seis áreas distintas, incluindo mudanças organizacionais. A população deste estudo inclui 10 grandes empresas europeias e americanas no período de observação entre 2011 e 2015, e 244 startups InsurTech que entram no mercado durante o mesmo intervalo. Em linha com investigação anterior, as evidências sugerem que a entrada de startups tem um efeito curvilíneo na inovação das incumbentes. Assim, este estudo mostra que a relação inverted-U entre concorrência e inovação se verifica também quando nos referimos à entrada de startups. Finalmente, os resultados sugerem que o efeito positivo da entrada de startups é mais forte em incumbentes mais recentes. Em suma, compreender a relação entre a entrada de startups e a inovação das incumbentes é crucial para os practitioners, no sentido de mudar o seu mindset no que toca a um comportamento inovador mais proactivo.
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Keywords
Competition Innovation Startups InsurTech