Publication
A criatividade revelada: cenas de teatro espontâneo com estudantes universitários
dc.contributor.author | Viana, Rebeca Sales | |
dc.contributor.author | Viana, Levi Sales | |
dc.contributor.author | Morgado, Elsa | |
dc.contributor.author | Leonido, Levi | |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T16:02:14Z | |
dc.date.available | 2022-11-17T16:02:14Z | |
dc.date.issued | 2017-03 | |
dc.description.abstract | Este artigo descreve duas cenas de Teatro Espontâneo realizadas com estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil. A ação fez parte de uma pesquisa que objetivou investigar e desenvolver a criatividade de estudantes universitários. O método utilizado foi o relato de experiência, com abordagem qualitativa. Participaram da ação 30 indivíduos, divididos em dois grupos. O principal resultado foi que nas cenas foram sintetizados metaforicamente todos os temas que surgiram no momento como acreditar em si mesmo, vencer o medo, superar obstáculos, poder escolher e encontrar soluções. Ao final, concluiu-se que: a atividade proporcionou interação entre alunos de diversos cursos; foram representadas cenas criativas, atingindo o objetivo do exercício; o Teatro Espontâneo apresentou-se como espaço significativo para o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade dos acadêmicos. | pt_PT |
dc.description.abstract | This article describes two scenes of Spontaneous Theatre carried out with students from the University Vale do Acaraú, Ceará State, Brazil. The action was part of a research that aimed to investigate and develop the creativity of the college students. The method used was the experience report, with a qualitative approach. Thirty individuals was involved in the action and was divided into two groups. The main result was that in those scenes all the themes were metaphorically summarized such as believe in yourself, conquer fear, overcome obstacles, to choose and find solutions. In the end, it was concluded that: the activity provided interaction between students from various courses; Creative scenes were represented, reaching the goal of the exercise; the Spontaneous Theatre performed as significant space for the development of sensitivity and creativity of academics. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-2116 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/39343 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Teatro espontâneo | pt_PT |
dc.subject | College students | pt_PT |
dc.subject | Creativity | pt_PT |
dc.subject | Spontaneous theatre | pt_PT |
dc.title | A criatividade revelada: cenas de teatro espontâneo com estudantes universitários | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 24 | pt_PT |
oaire.citation.title | ERAS : Revista Europeia de Estudos Artisticos | pt_PT |
oaire.citation.volume | 8 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |