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No limiar da heterodoxia : a apocatástase na obra de Orígenes

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Abstract(s)

Interpretada como uma doutrina cristã triunfalista, a hipótese teológica da Apocatástase esteve, desde a sua génese, sob a sombra da heterodoxia, até ser definitivamente proclamada como um dos grandes capítulos da história das Heresias, no V Concílio Ecuménico Constantinopla II. Teorizada por Orígenes, foi lida e relida à luz da preexistência das almas – seu correlato – e subordinada a uma pretensa obstinação origeniana com o retorno escatológico do cosmos ao seu princípio cronológico. A subtil tensão entre os seus postulados – a inviolabilidade do livre-arbítrio e a real capacidade que a Trindade possui de levar a cumprimento o seu desígnio salvífico universal – ficaria esmagada pela ideia de uma imposição divina sobre a vontade criatural, que acabaria por coartar o génio da sua intuição. Mais que o retorno a um estado protológico, ela proclama a excelência do evento da Redenção, em Cristo, pelo qual a Historia Salutis se desvela como um itinerário gradativo, da imagem à semelhança, culminando com a unidade escatológica que a Apocatástase assegura: Deus, tudo em todos. Palavras-chave: Orígenes, Apocatástase, preexistência, Escatologia, salvação, condenação, inferno, demónio, mal, livre-arbítrio, liberdade, eternidade, heresia, ortodoxia.
Interpreted as a triumphalist Christian doctrine, the theological hypothesis of Apocatastasis was, since the beginning, under the shadow of heterodoxy, until it was ultimately proclaimed as one of the great chapters in the history of Heresies, at the Fifth Ecumenical Council Constantinople II. Theorized by Origen, it was read and re-read in the light of the pre-existence of souls – its correlate – and subordinated to a supposed origenian obstinacy with the eschatological return of the cosmos to its chronological principle. The subtle tension between its postulates – the inviolability of free-will and the real capacity of the Trinity to fulfill its universal salvific purpose – would eventually be crushed by the idea of a divine imposition upon Creature’s will, which would end up hampering the genius of its intuition. Rather than a return to a protological state, it proclaims the excellence of the event of Redemption in Christ, through which the Historia Salutis is revealed as a progressive journey from image to likeness, culminating in the eschatological unity that Apocatastasis ensures: God, all in all.

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Orígenes Apocatástase Preexistência Escatologia Salvação Condenação Inferno Demónio Mal Livre-arbítrio Liberdade Eternidade Heresia Ortodoxia Origen Apocatastasis Preexistence Eschatology Salvation Damnation Devil Evil Free-will Freedom Eternity Heresy Orthodoxy

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