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A inovação nas margens da avaliação externa das escolas portuguesas

dc.contributor.authorSerra, Lídia
dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.contributor.authorSoares, Diana
dc.date.accessioned2023-07-25T11:31:22Z
dc.date.available2023-07-25T11:31:22Z
dc.date.issued2023-07
dc.description.abstractNuma sociedade marcada por valores neoliberais e inscrita na globalização e na ideologia da inovação, promover uma cultura de avaliação criará condições para que as escolas se afirmem como sistemas orgânicos capazes de criar e recriar estratégicas sistémicas de transformação e responsividade à mudança social. Um sistema de accountability afirma-se como uma ferramenta de suporte de culturas de escola focadas na melhoria contínua e na promoção da qualidade da educação. Neste contexto, este texto apresenta um estudo empírico desenvolvido em Portugal reportado à ação da avaliação externa desenvolvida entre 2018 e 2021. O estudo, sustentado numa análise documental de 60 relatórios de avaliação externa, combina métodos qualitativos e quantitativos para compreender se existe um efeito entre as forças e áreas de melhoria e a avaliação atribuída pela Inspeção. Os resultados sugerem que uma robusta visão estratégica e a ação de lideranças mobilizadoras são preditores transversais dos vários domínios de avaliação das escolas, ainda que registem articulações débeis. Foram ainda identificados preditores indexados a domínios específicos de avaliação: resultados académicos, autoavaliação focada no ensino aprendizagem, aprofundamento de práticas de autoavaliação e metodologias ativas de ensino-aprendizagem em relação ao domínio dos resultados; metodologias ativas de ensino- aprendizagem e resultados académicos em relação ao domínio prestação de serviço público; compromisso com a inclusão em relação ao domínio liderança e gestão. Não obstante, estas correlações apresentam, por vezes, níveis de consistência problemáticos. Não foram encontradas relações entre a avaliação de escola e os fatores implicando a inovação. Assim, a inovação é uma dimensão marginal da realidade escolar sem impacto na avaliação das escolas, centrando-se em aspetos específicos relativos à ação das lideranças, à organização de escola, ao ensino-aprendizagem e a autoavaliação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41871
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAvaliação externapt_PT
dc.subjectAccountabilitypt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.titleA inovação nas margens da avaliação externa das escolas portuguesaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage65pt_PT
oaire.citation.startPage62pt_PT
oaire.citation.title5th International Seminar - Education, Territories and Human Developmentpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
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