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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The purpose of this paper is to examine how people with dark personality traits, such as
narcissism, machiavellianism, and psychopathy, are influenced by luxury brands that are
marketed to the middle class. This phenomenon is known as masstige marketing. The study
uses current sources from trade journals and models from the 20th and 21st centuries and a
survey (2023) to investigate the relationship between the Dark Triad, Technology Adoption
Propensity, Political Attitude, and Masstige Brands.
The paper's findings indicate that only Porsche, Rolex, and Mercedes can be classified as
masstige brands. Additionally, the research reveals a noticeable correlation between Tesla and
all three Dark Triad personality traits, which can eventually be attributed to the relationship
between the consumer and the CEO, Elon Musk. Furthermore, the study highlights a connection
between psychopaths and the perception of coffee as a masstige product. Lastly, the Dark Triad
impacts voting behavior, with machiavellianism leading to extreme voting behavior and
psychopathy being linked to right-wing voting behavior.
The research aims to contribute to the academic literature on the impact of dark personality
traits on masstige marketing, political attitude, and technology adoption propensity. The
interdisciplinary approach in this Master's thesis will hopefully lead to a better understanding
of these phenomena. This research will be particularly relevant to students studying marketing
and business administration and teachers in strategic marketing and automotive, coffee, and
watch manufacturers.
O objectivo deste artigo é analisar a forma como as pessoas com traços de personalidade obscuros, como o narcisismo, o maquiavelismo e a psicopatia, são influenciadas por marcas de luxo comercializadas para a classe média. Este fenómeno é conhecido como marketing de masstige. O estudo utiliza fontes actuais de revistas de negóciose modelos dos séculos XX e XXI e um inquérito (2023) para investigar a relação entre a Tríade Negra, a Propensão para a Adopção de Tecnologia, a Atitude Política e as Marcas de Masstige. Os resultados do estudo indicam que apenas a Porsche, a Rolex e a Mercedes podem ser classificadas como marcas de Masstige. Além disso, a investigação revela que existe uma correlação notável entre a Tesla e os três traços de personalidade da Tríade Negra, o que pode eventualmente ser atribuído à relação entre o consumidor e o director executivo, Elon Musk. Adicionalmente, o estudo destaca uma ligação entre os psicopatas e a percepção do café como um produto de Masstige. Por último, a Tríade Negra tem um impacto no comportamento de voto, com o maquiavelismo a conduzir a um comportamento de voto extremo e a psicopatia a estar ligada a um comportamento de voto de direita. Espera-se que a abordagem interdisciplinar desta tese de mestrado conduza a uma melhor compreensão destes fenómenos. Esta investigação será particularmente relevante para os estudantes de marketing e administração de empresas e para os professores de marketing estratégico e para fabricantes de automóveis, café e relógios.
O objectivo deste artigo é analisar a forma como as pessoas com traços de personalidade obscuros, como o narcisismo, o maquiavelismo e a psicopatia, são influenciadas por marcas de luxo comercializadas para a classe média. Este fenómeno é conhecido como marketing de masstige. O estudo utiliza fontes actuais de revistas de negóciose modelos dos séculos XX e XXI e um inquérito (2023) para investigar a relação entre a Tríade Negra, a Propensão para a Adopção de Tecnologia, a Atitude Política e as Marcas de Masstige. Os resultados do estudo indicam que apenas a Porsche, a Rolex e a Mercedes podem ser classificadas como marcas de Masstige. Além disso, a investigação revela que existe uma correlação notável entre a Tesla e os três traços de personalidade da Tríade Negra, o que pode eventualmente ser atribuído à relação entre o consumidor e o director executivo, Elon Musk. Adicionalmente, o estudo destaca uma ligação entre os psicopatas e a percepção do café como um produto de Masstige. Por último, a Tríade Negra tem um impacto no comportamento de voto, com o maquiavelismo a conduzir a um comportamento de voto extremo e a psicopatia a estar ligada a um comportamento de voto de direita. Espera-se que a abordagem interdisciplinar desta tese de mestrado conduza a uma melhor compreensão destes fenómenos. Esta investigação será particularmente relevante para os estudantes de marketing e administração de empresas e para os professores de marketing estratégico e para fabricantes de automóveis, café e relógios.
Description
Keywords
Cars Coffee Dark triad Masstige marketing Masstige mean index Personality traits Political attitude Technology Adoption Propensity (TAP) Watches Carros Café Tríade negra Marketing de masstige Índice médio de masstige Traços de personalidade Atitude política Propensão à Adopção de Tecnologia (TAP) Relógios