Repository logo
 
Publication

Modelo de avaliação externa das escolas: para além do espelho

dc.contributor.authorAlves, José Matias
dc.contributor.authorVieira, Ilídia
dc.contributor.authorVeiga, João
dc.contributor.authorMachado, Joaquim
dc.contributor.authorAmorim, José Pedro
dc.date.accessioned2013-06-20T16:01:59Z
dc.date.available2013-06-20T16:01:59Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO presente artigo decorre da avaliação externa realizada pelo Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa ao Colégio Efanor no ano letivo de 2011-12 e tem como principal objetivo a explicitação do modelo de avaliação adotado e dos procedimentos metodológicos desenvolvidos nas diversas fases deste processo. O Colégio Efanor situa-se na freguesia da Senhora da Hora, em Matosinhos, e começou a funcionar no ano letivo de 2008-09. Em 2011-12 encontravam-se a frequentar o Colégio 260 crianças e alunos, distribuídas pela Educação Pré-escolar (110), pelo 1.º Ciclo do Ensino Básico (132) e pelo 2.º Ciclo do Ensino Básico (18). No mesmo ano letivo o corpo docente do Colégio era constituído por sete educadoras de infância, oito professores do 1.º CEB, nove professores do 2.º CEB e catorze professores do currículo local. O referencial adotado baseou-se no trabalho conceptual e empírico realizado por Daniel Stuffl ebeam e no modelo CIPP (Context, Input, Process and Product) de avaliação, tendo-se recorrido a uma metodologia compósita, participada, rigorosa e colocada ao serviço da promoção da melhoria dos processos e resultados. Foram usados diversos métodos que permitiram triangular e validar os resultados obtidos, nomeadamente: análise de conteúdo com recurso ao programa NVivo, entrevistas semiestruturadas, observação de atividades pedagógicas, observação de aulas em todos os anos de escolaridade, realização de painéis semiestruturados com representantes de todos os grupos pertencentes à comunidade educativa e inquéritos por questionário. Os resultados obtidos foram considerados muito valiosos por todos os stakeholders, nomeadamente direção, administração, coordenadores de ciclo de ensino, professores e associação de pais, uma vez que a avaliação funcionou não apenas na lógica de espelho, mas numa lógica de implicação, mobilização e compromisso para uma renovação da ação educativa.por
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationMATIAS ALVES, José …[et al.] - Modelo de avaliação externa das escolas: para além do espelho. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN: 1645-4006. Vol. 12 (2012), p. 151-176por
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/11544
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Católica Editorapor
dc.subjectModelo de avaliação externapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectAutorreflexãopor
dc.subjectImplicaçãopor
dc.subjectMelhoriapor
dc.titleModelo de avaliação externa das escolas: para além do espelhopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage176
oaire.citation.startPage151
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
oaire.citation.volume12
person.familyNameFerreira Matias Alves
person.familyNameAmorim
person.givenNameJosé Joaquim
person.givenNameJosé Pedro
person.identifierR-001-GSK
person.identifier.ciencia-id1F1F-62AA-D000
person.identifier.ciencia-idF618-CFE3-B81E
person.identifier.orcid0000-0002-9490-9957
person.identifier.orcid0000-0002-5576-1312
person.identifier.scopus-author-id56667135000
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b
relation.isAuthorOfPublicationa06f3cfd-503f-4efd-bc0f-1c7e8a14b9a6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf70d446f-3505-426a-98e1-6a2fd1fb680b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Modelo de avaliação externa das escolas para além do espelho.pdf
Size:
164.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: