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Implicações das equipas educativas nas aprendizagens dos professores e nas práticas de sala de aula
dc.contributor.author | Pinheiro, Generosa Pinto Silva Vilela | |
dc.contributor.author | Alves, José Matias | |
dc.date.accessioned | 2024-10-22T16:39:28Z | |
dc.date.available | 2024-10-22T16:39:28Z | |
dc.date.issued | 2024-10-22 | |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, a colaboração entre os professores tem sido objeto de estudo a nível global, e a literatura tem demonstrado que a maioria dos docentes já colabora entre si e parece apresentar uma mentalidade mais colegial e colaborativa. Porém, a colaboração realiza-se numa gramática organizacional espartilhada e rígida, sendo um conceito complexo, que pode concretizar-se de diferentes formas, dependendo do contexto em que ocorre, dos seus participantes, da intensidade das diferentes interações, do seu conteúdo e objetivos. Assim, procuramos, neste estudo, compreender o tipo de interações colaborativas existente entre professores a trabalhar em equipas educativas, assim como os seus efeitos na sua aprendizagem e nas práticas de sala de aula. Nesse sentido, adotamos um paradigma de investigação tendencialmente qualitativo, que operacionalizamos através de um estudo de caso, em que conjugamos uma abordagem quali-quanti. Para analisarmos a frequência e amplitude das interações entre os professores, optamos por uma estatística descritiva, que submetemos a uma análise e interpretação estrutural e semântica. Recorremos, também, a uma abordagem qualitativa, no sentido de aprofundarmos alguns contextos singulares e a perspetiva de atores individuais: diretor; coordenadores das equipas educativas; professores; técnicas educacionais; e alunos. Feita a análise de dados, concluímos que continuam a predominar, nas equipas educativas, práticas de colaboração simples, baseadas essencialmente no intercâmbio de informação e materiais, num contexto de colaboração artificial, confortável, balcanizada, debilmente convergente e escassamente ativa, sendo, ainda, raros os momentos de coconstrução. Estas dinâmicas colaborativas podem estar a limitar uma aprendizagem profunda dos professores e a explicar a mudança ténue e lenta das práticas de sala de aula. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.21814/rpe.33097 | pt_PT |
dc.identifier.eid | 85207874974 | |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/47037 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Equipas educativas | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem profunda | pt_PT |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_PT |
dc.title | Implicações das equipas educativas nas aprendizagens dos professores e nas práticas de sala de aula | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 37 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |