Repository logo
 
Publication

The perspective of gender equality in Francisca Senhorinha

dc.contributor.authorAlmeida, Antonia Rosa
dc.contributor.authorRodrigues, João Bartolomeu
dc.contributor.authorMorgado, Elsa Maria Gabriel
dc.contributor.authorSilva, Levi Leonido Fernandes da
dc.date.accessioned2024-09-25T16:51:40Z
dc.date.available2024-09-25T16:51:40Z
dc.date.issued2024-07-17
dc.description.abstractObjective: To reflect on the approach and impact of Francisca Senhorinha's thought and work from a socio-historical perspective, relaunched in the current themes of ideology and gender issues, along with the empowerment at the time in terms of communication of the ideal and formation of women in her time, assessing how she influenced the feminist movement in 19th century Brazil and the impact of her contributions in the fight for the emancipation of women in a very challenging socio-political context. Theoretical Framework: The research is fundamentally centred on relevant studies and references on the author and the issues associated with the subject under study, with particular emphasis on research that the author inspired in the state, in the country and in the world. Thus contributing to a theoretical framework close to that associated with Bárbara Souto's work entitled "Senhora do seu destino: Francisca Senhorinha da Motta Diniz e Josephina Alvares de Azevedo - projetos de emancipação feministas na imprensa brasileira (1873-1894)" (2013). Method: Narrative literature review, seeking to describe and discuss the current state of the research topic, particularly with regard to authors who consolidate and substantiate the author's perspective on which the research is centred. Results and Discussion: A theoretical-discursive approach based on a relational triad between concepts, authors and literary-communicational work in the press with implications (direct and indirect) in the evolutionary framework of the theme adopted in this research. Implications of the research: to constitute, this time and for the future, a set of findings and considerations that can help reflection on history and its makers, in certain subjects and themes of great value in contemporary discourse in the light of current concerns and the demands of modern society. Originality/Value: This study addresses, in a unique way, the originality of Francisca Senhorinha da Motta Diniz's work, which lies mainly in her pioneering and multifaceted work as an educator, feminist and abolitionist at a time when women, especially black women, faced serious social and institutional restrictions. Her inspiring legacy empowers the areas that are central to a world that wants to be democratic and free, essentially aimed at protecting and promoting "Education for All", within a framework of values based on equality and fraternity between peoples, thus helping to build a fairer and more inclusive society.pt_PT
dc.description.abstractObjetivo: refletir sobre a abordagem e impacto do pensamento e obra de Francisca Senhorinha numa perspetiva socio-histórica relançada nas temáticas atuais sobre ideologia e questões de género, a par do empoderamento à época no plano comunicacional do ideal e formação da mulher no seu tempo, aferindo como influenciou o movimento feminista no Brasil do século XIX e qual o impacto das suas contribuições na luta pela emancipação das mulheres um contexto sociopolítico deveras desafiador. Referencial Teórico: A pesquisa centra-se fundamentalmente em estudos e referências relevantes sobre a autora e sobre as questões associadas à temática em estudo, com particular destaque para investigações que a autora inspirou no estado, no país e no mundo. Contribuindo, desta feita, para um referencial teórico próximo ao que se associa a obra de Bárbara Souto intitulada de “Senhora do seu destino: Francisca Senhorinha da Motta Diniz e Josephina Alvares de Azevedo – projetos de emancipação feministas na imprensa brasileira (1873-1894)” (2013). Método: Revisão de literatura de matriz narrativa, buscando descrever e discutir o estado atual do tema pesquisado, nomeadamente no que refere a autores que consolidam e consubstanciam a perspetiva da autora sobre a qual se centra a investigação. Resultados e Discussão: Assume-se uma abordagem teórico-discursiva com base numa tríade relacional entre conceitos, autores e obra literário-comunicacional na imprensa com implicações (diretas e indiretas) no quadro evolutivo da temática adotada nesta investigação. Implicações da Pesquisa: constituir-se, desta feita, e para futuro, um conjunto de constatações e considerações que possam ajudar à reflexão sobre a história e os seus fazedores, em determinadas matérias e temáticas de grande valia na contemporaneidade discursiva à luz das preocupações atuais e das demandas da sociedade moderna. Originalidade/Valor: O presente estudo aborda, de forma singular, a originalidade da obra de Francisca Senhorinha da Motta Diniz, a qual reside principalmente na sua atuação pioneira e multifacetada como educadora, feminista e abolicionista em uma época em que as mulheres, especialmente as mulheres negras, enfrentavam sérias restrições sociais e institucionais. O legado inspirador empodera os domínios fulcrais para o mundo que se quer democrático e livre, essencialmente vocacionado a proteger e promover a “Educação para Todos”, num quadro de formação de valores assente na igualdade e fraternidade entre os povos, ajudando, desta feita, a constituir uma sociedade mais justa e inclusiva.pt_PT
dc.description.abstractObjetivo: Reflexionar sobre el abordaje y el impacto del pensamiento y de la obra de Francisca Senhorinha desde una perspectiva socio-histórica, relanzada en las actuales temáticas de ideología y cuestiones de género, junto con el empoderamiento de la época en términos de comunicación del ideal y formación de la mujer de su tiempo, evaluando cómo influyó en el movimiento feminista en el Brasil del siglo XIX y el impacto de sus contribuciones en la lucha por la emancipación de la mujer en un contexto sociopolítico muy desafiante. Marco Teórico: La investigación se centra fundamentalmente en estudios y referencias relevantes sobre la autora y las cuestiones asociadas al tema en estudio, con especial énfasis en las investigaciones que la autora inspiró en el Estado, en el país y en el mundo. Contribuyendo así a un marco teórico próximo al asociado al trabajo de Bárbara Souto titulado "Senhora do seu destino: Francisca Senhorinha da Motta Diniz e Josephina Alvares de Azevedo - projetos de emancipação feministas na imprensa brasileira (1873-1894)" (2013). Método: Revisión bibliográfica narrativa, buscando describir y discutir el estado actual del tema de investigación, particularmente en lo que se refiere a los autores que consolidan y fundamentan la perspectiva de la autora en la que se centra la investigación. Resultados y Discusión: Enfoque teórico-discursivo basado en una tríada relacional entre conceptos, autores y trabajo literario-comunicacional en la prensa con implicaciones (directas e indirectas) en el marco evolutivo del tema adoptado en esta investigación. Implicaciones de la investigación: constituir, esta vez y para el futuro, un conjunto de hallazgos y consideraciones que puedan ayudar a la reflexión sobre la historia y sus hacedores, en determinados asuntos y temas de gran valor en el discurso contemporáneo a la luz de las preocupaciones actuales y de las exigencias de la sociedad moderna. Originalidad/Valor: Este estudio aborda, de forma singular, la originalidad de la obra de Francisca Senhorinha da Motta Diniz, que radica principalmente en su labor pionera y polifacética como educadora, feminista y abolicionista en una época en que las mujeres, especialmente las negras, se enfrentaban a graves restricciones sociales e institucionales. Su inspirador legado potencia las áreas centrales para un mundo que quiere ser democrático y libre, esencialmente dirigidas a proteger y promover la "Educación para Todos", en un marco de valores basado en la igualdad y la fraternidad entre los pueblos, contribuyendo así a construir una sociedad más justa e inclusiva.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.24857/rgsa.v18n4-181pt_PT
dc.identifier.eid85203593719
dc.identifier.issn1981-982X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/46720
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEmancipationpt_PT
dc.subjectFrancisca Senhorinhapt_PT
dc.subjectGender equalitypt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectIgualdade de géneropt_PT
dc.subjectEmancipaçãopt_PT
dc.subjectEducación superiorpt_PT
dc.subjectIgualdad de géneropt_PT
dc.subjectEmancipaciónpt_PT
dc.titleThe perspective of gender equality in Francisca Senhorinhapt_PT
dc.title.alternativeA perspetiva da igualdade de gênero em Francisca Senhorinhapt_PT
dc.title.alternativeLa perspectiva de la igualdad de género en Francisca Senhorinhapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage14pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Gestão Social e Ambientalpt_PT
oaire.citation.volume18pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
105698404_en.pdf
Size:
292.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
105698404_pt.pdf
Size:
295.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: