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Compreensão e interpretação de provérbios : o papel de familiaridade, idade e escolaridade

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Abstract(s)

A capacidade de reconhecer e interpretar linguagem não literal, nomeadamente provérbios, reflete aspetos importantes do funcionamento cognitivo. Estes são utilizados em provas neuropsicológicas para avaliação da capacidade de abstração. A familiaridade de cada indivíduo ao provérbio influencia o grau de dificuldade de interpretação do mesmo. A idade e a escolaridade são fatores, identificados na literatura, que parecem ter um efeito modelador no desempenho nas provas de provérbios. Os estudos demonstram que tendencialmente, os indivíduos mais novos e com mais anos de escolaridade conseguem interpretar provérbios mais facilmente. O objetivo do presente estudo é estimar os efeitos da familiaridade, escolaridade e idade na interpretação de provérbios na população portuguesa e caracterizar um conjunto de provérbios para posterior seleção e utilização na construção de um instrumento de avaliação. Devido à carência atual do mesmo. A amostra foi constituída por 60 indivíduos, divididos em quatro grupos (jovens com baixa e alta escolaridade e idosos com baixa e alta escolaridade). Foi utilizado um conjunto de 38 provérbios. Foi avaliada a familiaridade e o significado de cada provérbio, ambos reportados por cada participante. Os resultados mostram uma correlação positiva entre a capacidade de interpretação de provérbios e a sua familiaridade. Os participantes mais velhos atribuem um maior grau de familiaridade que os mais novos e que os indivíduos mais novos e com mais escolaridade têm melhores resultados na interpretação.
The ability to recognize and interpret non-literal language reflects important aspects of cognitive functioning. Proverbs are used in neuropsychological assessment tests to evaluate abstract thinking. The familiarity plays an important role and predicts the difficulty of figurative interpretation. Age and education also have modulatory effects on the performance of these type of tests. Younger and more educated individuals have higher scores. The objective of the present study is to evaluate the affects of familiarity, education and age in proverb interpretation in the Portuguese population and analyze a set of proverbs for posterior selection and usage in a new proverb task, since there isn’t any at the moment. The sample consists in 60 participants sampled between four groups (young with low and high education and elderly with low and high education). Aa set of 38 proverbs was used. Participants rated each proverb for familiarity and reported their meaning. Results suggest a positive relation between interpretation and familiarity. Elderly subjects report higher ratings of familiarity than the young ones. And younger subjects with higher education had better performance on the task.

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Abstração Provérbios Formação de conceitos Familiaridade Abstraction Proverbs Concept formation Familiarity

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