Loading...
19 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 19
- Entre os bastidores do sistema educativo: rotas possíveis para a compreensão dos problemasPublication . Alves, José Matias
- A centralidade da pedagogiaPublication . Alves, José Matias
- “Sem tecto, entre ruínas”Publication . Alves, José Matias
- Do outro lado da fronteira: atividades fora da sala de aulaPublication . Lage, Isabel; Alves, José Matias
- As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educaçãoPublication . Magalhães, Andreia; Alves, José Matias; Andrade, AntónioA Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitando ações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Esses cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento da aprendizagem, evoluindo o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige dos alunos um desempenho mais ativo. Assim, pretende-se investigar as dimensões inovadoras da prática da IdC na educação, através da análise da aplicação do projeto SOLL – Smart Objects Linked to Learning, com alunos do 3.º ciclo, numa abordagem interdisciplinar das ciências. Neste sentido, utilizando uma metodologia mista, questionários aos alunos e inquérito por entrevista, em focus group, aos professores, os dados obtidos mostram que, em geral, esta plataforma tem uma dimensão inovadora para a educação, pois promove melhorias nos resultados educacionais, introduz produtos e serviços novos e/ou melhorados, como novas pedagogias ou novas combinações de pedagogias, incluindo serviços de e-learning e/ou novas formas de organizar as atividades.
- As metamorfoses do ensino profissional – dinâmicas para a sua afirmação social, escolar e empresarialPublication . Alves, José Matias
- Strategy and strategic leadership in education: a scoping reviewPublication . Carvalho, Marisa; Cabral, Ilídia; Verdasca, José Lopes; Alves, José MatiasStrategy and strategic leadership are critical issues for school leaders. However, strategy as a field of research has largely been overlooked within the educational leadership literature. Most of the theoretical and empirical work on strategy and strategic leadership over the past decades has been related to non-educational settings, and scholarship devoted to these issues in education is still minimal. The purpose of this scoping review was to provide a comprehensive overview of relevant research regarding strategy and strategic leadership, identifying any gaps in the literature that could inform future research agendas and evidence for practice. The scoping review is underpinned by the five-stage framework of Arksey and O’Malley. The results indicate that there is scarce literature about strategy and that timid steps have been made toward a more integrated and comprehensive model of strategic leadership. It is necessary to expand research into more complex, longitudinal, and explanatory ways due to a better understanding of these constructs.
- As salas de aula nas escolas modernizadas pela Parque Escolar. Entre um voluntarismo retórico e uma míngua de efeitos nos processos educativosPublication . Bertão, Manuel Peniche; Alves, José MatiasO interesse pelo estudo da influência do ambiente físico dos espaços escolares no comportamento, nas atitudes e nas estratégias de ensino, insere-se no contexto do programa de modernização das escolas secundárias, ainda em execução, pela Parque Escolar E.P.E. A investigação em andamento visa determinar como é que diretores escolares, professores e alunos percecionam as alterações introduzidas nos espaços escolares modernizados e em que medida estas provocaram mudanças nos modos de ensinar e de aprender, tendo como referencial o Manual de Projeto: arquitetura e o modelo pedagógico implícito. O estudo enquadra-se numa metodologia qualitativa e quantitativa, com uma forte componente de investigação de estudo pós-ocupação, e desenvolveu-se em três escolas secundárias do distrito do Porto. São apresentados os resultados parcelares da análise dos dados recolhidos no inquérito, por questionário, aos professores, e na entrevista, aos diretores. Os resultados colocam em evidência que a perceção coletiva sobre as características dos novos espaços escolares, as condições para o ensino e a aprendizagem e o efeito na mudança das práticas letivas estão longe de corresponder à retórica enunciada.
- SOLL: Smart Objects Linked to LearningPublication . Magalhães, Andreia Maria Beça; Alves, José Matias; Andrade, António
- Giving voice to problems faced by school leaders in PortugalPublication . Espuny, Mireia Tintoré; Cunha, Rosário Serrão; Cabral, Ilídia; Alves, José MatiasWorldwide, leadership stories are narratives of principals facing very different problems. The purpose of this study was to identify the current problems faced by Portuguese school principals, through these actors’ voice. Nineteen public school Portuguese principals participated in this study. Semi-structured interviews were conducted, transcribed, coded, and categorised using Nvivo11 Pro. The analysis revealed that Portuguese principals have the same problems as their colleagues worldwide, but there are problems specifically related to the Portuguese educational system: problems from the process of school clustering and the leader-centred system of school management of this country. A framework to analyse the emerged problems and practical recommendations are proposed for school leaders, researchers, and policymakers to improve educational leadership