Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Pelos 'jardins secretos' de duas escolas com populações estudantes semelhantes, mas com resultados académicos diferentesPublication . Amorim, Sílvia; Cabral, Ilídia; Alves, José MatiasThere is a great scientific consensus about the centrality of the school, and in particular the teacher, on the quality of student learning, and teaching practices are a key part of student’s school success. However, the classroom is still one of the secret places of most schools, it is the secret garden, a place with (many) mysteries to unveil. Aware of the fact that the classroom is the heart of the school, we intend to understand how planning, implementation and monitoring of the teaching learning process is done and to identify the main teaching strategies and the type of work used in two schools with different academic results, but with contexts and similar student populations. Questionnaires were applied (teachers and students), observations of classes were done and semi-structured interviews (teachers), focus group (students) were implemented and the results of evaluation of the students of the 6th and 9th forms in the subjects of Portuguese and Mathematics were analysed. From the analysis and interpretation of the data it is possible to verify that the two schools present differences in the way in which they plan and materialize the teaching-learning process. In some respects, there is a contradiction between what the teachers say they do and what has been observed and/or perceived by the students, showing that the school is a mosaic of visions, perceptions and realities.
- Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duploPublication . Amorim, Sílvia; Cabral, Ilídia; Alves, José MatiasMuitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.
- Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo duploPublication . Amorim, Sílvia; Cabral, Ilídia; Alves, José MatiasMuitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.
- As escolas fazem a diferença: o papel das lideranças e da cultura escolarPublication . Amorim, Sílvia; Cabral, Ilídia; Alves, José MatiasA liderança escolar ocupa um lugar de destaque nas investigações na área da educação, sendo mesmo uma prioridade nas políticas educativas a nível nacional e internacional. Muitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.