Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Humor intervention in the nurse-patient interaction
    Publication . Sousa, Luís Manuel Mota; Marques-Vieira, Cristina Maria Alves; Antunes, Ana Vanessa; Frade, Maria de Fátima Graça; Severino, Sandy Pedro Silva; Valentim, Olga Sousa
    OBJECTIVE: To describe the factors influencing the use of humor in nursing care, its applicability and benefits. METHOD: A scoping review was performed using the Arksey and O'Mally methodology. A search for articles published between 2008 and 2018 was performed using the platforms EBSCO Host, Virtual Health Library and Google Scholar. RESULTS: From the initial 465 articles found, 17 were included for final revision. Data allowed to retrieve information on humor definition; its applicability as a nursing intervention; humor as a tool to improve nurse-patient communication and relationship; influence factors; type of humor interventions; humor benefits in health care context and; limitations and precautions of humor intervention. CONCLUSION: The use of humor promotes both communication and human interaction; it promotes well-being; helps deal/cope with difficult and unpleasant situations, reduces tension, discomfort and stress; and strengthens the immune system. This intervention should be used with caution.
  • Determinantes da qualidade de vida de pessoas com dependência alcoólica e familiares
    Publication . Valentim, Olga Maria Martins de Sousa; Santos, Célia; Ribeiro, José Pais
    O interesse na avaliação da Qualidade de Vida (QV) tem crescido substancialmente nos últimos anos. A Síndrome de Dependência do Álcool (SDA) e as suas consequências constituem um sério problema para a saúde pública, representando um alto custo social e comprometendo diversas áreas da saúde e da QV da pessoa com SDA e dos familiares, havendo poucos estudos de enfermagem nesta área. Objetivos: Com este estudo pretendeu-se analisar as inter-relações entre alguns fatores determinantes da QV, tais como a Representação Cognitiva e Emocional da Doença (RCED), a Satisfação com o Suporte Social (SSS) e a Vulnerabilidade ao Stresse (VS), em pessoas com SDA e em familiares, com vista a fornecer algumas diretrizes para o desenvolvimento de um modelo de intervenção em enfermagem. Método: Tratou-se de um estudo quantitativo, do tipo descritivo, transversal e correlacional. As duas amostras de conveniência foram constituídas por 444 pessoas com SDA e 200 familiares, tendo sido utilizados, como instrumentos, o questionário sociodemográfico e clínico, o Revised Illness Perception Questionnaire (IPQ-R), a Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS), o Questionário de Vulnerabilidade ao Stresse (23QVS) e a Escala de Perceção do Estado de Saúde (SF-36v2) para avaliar a QV. Resultados: A perceção de QV das pessoas com SDA foi globalmente mais baixa do que a dos familiares. Os resultados apontaram para uma relação entre as variáveis estudadas, confirmando-se a importância destas para a QV das pessoas com SDA e dos familiares. Mostraram ainda que, em geral, a perceção cognitiva e emocional da SDA, assim como a satisfação com o suporte social e a vulnerabilidade ao stresse, devem ser tidas em consideração no desenho de estratégias de intervenção em enfermagem, com o objetivo fundamental de manter ou melhorar a QV. Procurou-se também explicar o comportamento em saúde, na SDA, com base no modelo de autorregulação do comportamento de Leventhal. Conclusões: O estudo das determinantes da QV das pessoas com SDA e dos familiares demonstrou a complexidade das intervenções que são necessárias para manter e/ou melhorar a sua QV. Foi ainda evidente a influência da família na QV dos indivíduos com SDA, sendo, por isso, importante sustentar as intervenções numa abordagem sistémica, com um enquadramento multidimensional e multidisciplinar. Apresentaram-se também alguns contributos para o desenvolvimento de um modelo de intervenção em enfermagem e propostos alguns trabalhos de investigação futura.