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- Perceção dos participantes dos impactos da Capital Europeia da Juventude 2012Publication . Remoaldo, Paula; Duque, Eduardo; Carballo-Cruz, Francisco; Cadima Ribeiro, J.A Capital Europeia da Juventude é um título anual concedido a uma cidade europeia pelo European Youth Forum, visando o fortalecimento da relação entre os municípios e as instituições europeias, dando especial atenção à participação da juventude. Na presente comunicação faz-se a avaliação do sucesso relativo de Braga Capital Europeia da Juventude 2012 (CEJ 2012) através da perceção dos participantes de cinco eventos realizados. Em concreto, visou-se aferir a opinião dos inquiridos sobre a forma como se estavam a desenrolar as atividades da CEJ 2012, como percecionavam os impactos deste megaevento e qual a sua participação no mesmo até ao momento da inquirição. Obteve-se uma amostra de 512 inquiridos, tendo os questionários sido aplicados entre Outubro e Dezembro de 2012. A auscultação de residentes e visitantes foi complementada, em Janeiro de 2013, com a realização de um Focus Group. Dos resultados obtidos, releva-se a indicação de que não foi significativo o número de visitantes que a CEJ acolheu nos dias dos eventos agendados. Os jovens, que predominam na amostra (59% entre os 10 e os 29 anos de idade), tenderam a ser mais positivos em matéria da avaliação que fizeram da CEJ 2012, assim como foi encontrada uma opinião mais positiva entre as mulheres.
- Criatividade: a construção de novos cenários para o turismo em Ponte de LimaPublication . Mota, Mécia Cunha; Remoaldo, Paula Cristina; Ribeiro, J. CadimaO turismo e a criatividade têm ganhado espaço nas estratégias de desenvolvimento das cidades, constituindo dois dos instrumentos mais bem posicionados para alcançar essa meta. Esse papel advém da possibilidade de se tirar partido dos recursos endógenos. Este artigo pretende contribuir para clarificar o papel do turismo e da criatividade no desenvolvimento de pequenos núcleos urbanos, tomando para objeto de análise o caso de Ponte de Lima. Para tal, procede-se a uma curta discussão sobre o conceito da criatividade e à caracterização e avaliação das potencialidades turísticas do município em causa. Num segundo momento, dá-se notícia da perceção dos atores locais/regionais sobre a matéria. A informação foi recolhida através de pesquisa de dados secundários e com recurso à realização de entrevistas semiestruturadas feitas a 13 agentes de instituições com intervenção local e regional. Com o diagnóstico realizado e o levantamento de elementos de estratégia, pretende-se dar um contributo para a concretização de um projeto de desenvolvimento turístico sustentado no território em estudo.