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- Gestão do tempo no planeamento de Cuidados de EnfermagemPublication . Ribeiro, Olivério; Vieira, Margarida; Cunha, Madalena; Dias, António; Martins, RosaINTRODUÇÃO: A gestão do tempo é uma área em que as organizações procuram intervir em termos do planeamento e execução de produtos e serviços, procurando adequar os procedimentos aos desempenhos individuais e coletivos dos profissionais nos aspetos formais das questões operacionais, de modo a influenciar os seus níveis de produtividade. No âmbito da enfermagem também têm sido feitos estudos direcionados para a organização do trabalho e métodos de trabalho, de modo a influenciar a organização em termos de produtividade. OBJETIVO: O presente estudo incidiu na contabilização do tempo de cuidados de enfermagem prestados diretamente aos doentes nos serviços de Medicina e Cirurgia no turno da manhã e na quantificação do tempo disponível para a execução de outros cuidados. MÉTODOS: Procedeu-se a um estudo observacional, quantitativo, transversal e descritivo-correlacional, efetuado num hospital da região centro da província da Beira Alta, através da observação de 159 enfermeiros, maioritariamente do sexo feminino (94.3%), com média de idade de 37 anos e tempo médio de serviço de 12 anos, durante a prestação de cuidados diretos aos doentes no turno da manhã, num rácio enfermeiro doente de 1/5 para a Medicina e de 1/6 para a Cirurgia. RESULTADOS: Como resultados das 159 observações efetuadas a enfermeiros durante a prestação de cuidados aos doentes com idade igual ou superior a 66 anos (73.6%), totalmente dependentes (50.9%) e necessitados em média de 5,5 horas de cuidados/dia (SCD/E), obtivemos um tempo médio global de 31’ para a execução de cuidados diretos por doente, verificando-se sectorialmente, 37’ no serviço de Medicina e de 26’ na Cirurgia. Face ao rácio enfermeiro/doente, o tempo disponível para outras intervenções de enfermagem que não requerem a presença do doente, foi de 44’ por doente, após retirado o tempo para passagem de turno, intervalo da manhã e refeição.As intervenções relacionadas com a preparação e administração de terapêutica, cuidados de higiene e execução de pensos para o tratamento de feridas e regeneração tecidular, consumiram os maiores tempos médios no turno, respetivamente de 7.83’, 6.37’ e 3.44’”. O tempo de serviço dos enfermeiros foi preditor do tempo de cuidados no turno (r=-0,439; p=0,034). CONCLUSÕES: Verificamos um rácio enfermeiro doente por serviço de acordo com as normas face às necessidades de horas de cuidados, mas que os tempos utilizados na prestação dos cuidados ficam aquém do preconizado pela Ordem dos Enfermeiros e legislação em vigor, nomeadamente no que se refere ao tratamento de feridas (30’) e administração de medicação (15’). Por outro lado, verificou-se que quanto maior o tempo de serviço dos profissionais, menor é o tempo de cuidados diretos prestados no turno. Constatamos assim a alocação de mais tempo por parte dos profissionais para outros cuidados que não carecem da presença do doente, nomeadamente registos, o que nos leva a pressupor da necessidade de mais tempo para a execução dos mesmos, apesar da introdução das novas tecnologias e dos programas informáticos de suporte, afastando-os dos doentes.
- Costs and benefits of nursing clinical education for hospital institutionsPublication . Ribeiro, Olivério; Vieira, Margarida; Cunha, MadalenaIntroduction The Nursing Degree Course (NDC) internships realization is assumed as a pertinent study problem for the teaching and hospital institutions, in a way to improve the learning processes and the efficiency of management. Objective To identify the clinical teaching formation costs of nursing students in hospital institutions it was decided to measure through the analysis of a structure indicator the material resources, through a process indicator the human resources on the time spent by nurses provisioning care to patients, and through a results indicator the degree of citizen satisfaction, always having in mind the comparative analysis of hospital costs between the presence and absence of nursing students in Clinical Teachings. Material and method A descriptive-correlational and transversal study was realized on the Hospital, on the year 2011, involving Medicine and Surgery Services, where the Clinical Teachings of the Health School NDC take place. Results The research protocol included a "Documental Corpus" with a list of 26 consumed supplies of the year, an observation grid, for the registration of time of direct cares provided by nurses during 159 observations, and a Citizen Satisfaction Facing Nursing Care Scale, in a sample of 115 citizens inpatient in the services. Conclusion The inferences show that the presence of students in Clinical Teachings in the hospitals leads to a positive balance of 21.57 € per day and service, with a positive reinforcement associated to the resulting citizens satisfaction facing student rendered cares.