Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 17
  • A abertura da fenomenologia à via hermenêutico-dialógica da metafísica
    Publication . Dimas, Samuel
    De modo distinto das ciências da natureza e dos factos, as ciências do espírito consideram o homem na sua existência cultural e histórica, cujo dinamismo teleológico exige um fundamento divino. Também a reflexão fenomenológica subjetiva e imanente exige uma abertura para a reflexão metafísica em que as questões da liberdade e da imortalidade encontram o seu sentido último na transcendência. Procuraremos identificar como é que na filosofia contemporânea se procura a relação entre a fenomenologia e a metafísica, por via de um método histórico-hermenêutico que atende à singularidade do mundo e à espiritualidade da vida.
  • A filosofia da religião de David Hume: teísmo, ateísmo ou deísmo?
    Publication . Dimas, Samuel
    Na sua filosofia da religião, David Hume faz a distinção entre teísmo genuíno, que corresponde à afirmação de que toda a estrutura da natureza indica um Ser Supremo, autor inteligente e criador da ordem do Mundo, e teísmo supersticioso, que corresponde à crença do politeísmo idólatra na ação servil e familiar dos poderes superiores, descritos de forma antropomórfica com paixões e apetites, membros e órgãos humanos. A partir desta distinção procuraremos mostrar que na obra deste autor não está em causa a essencial verdade religiosa acerca da existência de Deus, que surge à razão como óbvia, mas sim a conceção antropomórfica dos atributos divinos e a sua adequada cognoscibilidade, bem como a forma das religiões conceberem a relação providencial com as criaturas no sentido da suprema justiça e da instauração de um futuro perfeito de integral redenção. Só é possível afirmar da causa divina aquilo que se pode inferir da experiência que fazemos dos seus efeitos Assim, consideraremos que a sua posição não é de ateísmo, no sentido etimológico do termo, mas sim de deísmo, no sentido de se inferir racionalmente a partir dos efeitos a existência da Divindade, como causa última de toda a ordem natural, sem, no entanto, ser possível a compreensão filosófica da sua incomensurável essencialidade, ficando o seu obscuro e contraditório discurso remetido para o plano da fé.
  • A presença do trágico na Teodiceia de Leibniz: a predestinação da salvação eterna e a destinação da condenação eterna
    Publication . Dimas, Samuel
    Leibniz procura conciliar a liberdade da lei divina e da ordem cósmica com a liberdade da ação humana, afirmando que todos os acontecimentos bons e maus concorrem para a consumação do plano de Deus para a Criação. A trágica imperfeição das partes, que se manifesta na miséria das más ações, converte-se na perfeição do todo, por ação da providência divina. O mal e o sofrimento destinados pela vontade consequente de Deus, que resulta do concurso de todas as vontades particulares, são meios para um bem maior, predestinado pela vontade antecedente de Deus. Todos estão predestinados à salvação eterna e muitos estão destinados à condenação eterna.
  • A metafísica da saudade em Leonardo Coimbra: estudo sobre a presença do mistério e a redenção integral
    Publication . Dimas, Samuel
    A presente obra corresponde ao texto das primeiras três partes da tese de doutoramento em Filosofia Portuguesa apresentada à Universidade Católica Portuguesa. Procura evidenciar a teoria metafísica da Experiência de Leonardo Coimbra como forma filosófica de configurar o movimento saudoso da acção criadora, em que o regresso à Origem não significa a abstracta diluição dos seres no Absolutus (monismo panteísta), mas constitui a realidade concreta e social da relação fraterna das criaturas com o Criador (pluralismo teísta). Através da correlação entre a razão e a experiência, no progresso dialéctico da memória consciente, que tem na Razão mistérica o seu corolário, apresentaremos a solução criacionista para a ancestral questão metafísica acerca da relação entre a Unidade essencial da Origem e a pluralidade existencial das criaturas. A Razão mistérica introduz-nos na visão ginástica do Mistério da Origem, que afirma os seres na dependência do Ser infinito e assegura a Presença da eternidade da Graça no tempo da condição existencial, cujo Fim é a vitória sobre o mal e sobre a morte, na dinâmica incomensurável da redenção integral.
  • Regresso ao paraíso: estudos sobre a redenção do mundo
    Publication . Dimas, Samuel
    A presente obra inclui trabalhos de investigação realizados para colóquios e revistas, desenvolvidos e ordenados sob o tema escatológico da redenção do Mundo e da esperança de integração humana na vida eterna de Deus. O tema é tratado a partir de uma perspetiva filosófica e teológica no contexto da noção clássica de restauração da unidade original do Ser. Sob a representação simbólica e metafórica do regresso ao paraíso, este estudo apresenta o pensamento de alguns poetas, filósofos e teólogos da cultura portuguesa sobre as seguintes questões religiosas: criação divina do mundo, segunda vinda de Cristo, juízo final, ressurreição dos mortos, glorificação dos corpos, redenção do mal, imortalidade da alma e restauração universal ou apokatástasis.
  • A Teologia Filosófica como coroamento da Metafísica
    Publication . Dimas, Samuel
    Apresentamos aqui um breve estudo sobre o alcance e estatuto da teologia filosófica, que, no nosso entender, se apresenta como ponto culminante da reflexão metafísica do pensador português Leonardo Coimbra. Consideramos que a reflexão metafísica encerra uma dinâmica triádica, constituída por uma teoria do conhecimento, por uma ontologia e por uma teologia filosófica, a qual, no seu alcance último, se desenvolve sob a perspetiva escatológica, na procura de compreensão para a conceção personalista do Ser de Deus, na livre relação redentora com os seres criados.