Logo do repositório
 
A carregar...
Foto do perfil

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 3 de 3
  • História, sentido e liberdade em Henri-Irénée Marrou
    Publication . Figueiredo, Ricardo
    Henri-Irénée Marrou (1904-1977) foi um historiador que, a par com a investigação histórica, desenvolveu a elaboração de um pensamento teológico sobre a própria História, com grande influência agostiniana. A reflexão teológica sobre a História encontra-se especialmente na obra Teologia da História, onde, por sua vez, surgem elementos para refletir o tema da predestinação. No presente que se desenvolve (1.ª parte); em seguida, ilustra-se o que Marrou refere a propósito da temática da predestinação (2.ª parte); finalmente, lançam-se as bases em vista de uma teologia da liberdade, na construção histórica sob o sinal da pertença e da vivência cristã (3.ª parte).
  • Fundamentos para uma teologia da santidade: a santidade pessoal como questão teológica em Die Kirchliche Dogmatik de Karl Barth e em Theodramatik de Hans Urs von Balthasar
    Publication . Figueiredo, Ricardo
    Nesta investigação procurámos tematizar a santidade pessoal a partir dos seus fundamentos, ou seja, a partir das condições de possibilidade de se falar de uma tal participação por parte do homem. Neste sentido, a dissertação é desenvolvida em três passos: em primeiro lugar, a partir dos debates em torno da analogia entis, esta foi entendida não só do ponto-de-vista epistemológico mas também e sobretudo a partir da conceção do homem. Em segundo lugar, apresenta-se a doutrina da eleição em Barth e a Cristologia em Balthasar para fazer emergir os centros de cada um dos sistemas, encontrando em Jesus Cristo a resolução dos impasses que surgiram no primeiro passo. Finalmente, a partir da consideração da graça, aborda-se propriamente o sentido da santidade pessoal, na medida em que esta é considerada como participação em Cristo: enquanto grandeza existencial em Barth e enquanto grandeza ontológica em Balthasar.