Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- O Status Nutricional das crianças e gestão comunitária de uma comunidade de MoçambiquePublication . Costa De Sousa, Maria Isabel; Melo, Pedro; Taboada, Sónia; Dimande, Matilde Mabui; Nogueira, A.; Bras, Manuel; Pinto, CarlosIntrodução: Enquadrar a Comunidade como unidade de cuidados, promovendo o empoderamento comunitário como processo e como resultado são princípios enformadores do Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC) (1,2,3). Alinhados com o Plano Estratégico para o Setor da Saúde em Moçambique – 2014-2019 (4) que coaduna a procura de melhores soluções para a saúde, com o envolvimento das comunidades, integrámos a matriz de decisão clínica do MAIEC para potenciar a melhoria das condições de saúde dasncrianças de uma comunidade escolar de Maputo, dado que segundo o Plano Estratégico para a Saúde (4) uma a cada seis crianças morre antes de completar 5 anos de idade. A taxa de mortalidade infantojuvenil é de 178 por mil habitantes e a malnutrição é responsável por aproximadamente 20% das mortes, sendo por isso uma prioridade local de intervenção. Objetivos: Identificar o diagnóstico de Enfermagem no Foco Gestão Comunitária (2) e desenvolver o diagnóstico do Status Nutricional das crianças que frequentam os jardins de infância da instituição parceira do projeto, no Bairro de Mavalane, em Moçambique. Materiais e Métodos: Para avaliar o Status Nutricional das crianças, desenvolvemos um estudo transversal, quantitativo, utilizando como referencia os dados antropométricos propostos por vários autores (5), nomeadamente o Perímetro Braquial e a Prega Cutânea Tricipital a partir dos quais calculamos a Área da Massa Braquial (AMB) e a Área de Gordura Braquial (AGB) e os respetivos Scores Z e feita a análise estatística com recurso ao programa SPSS versão 24. Para a avaliação do Foco Gestão Comunitária para a promoção da alimentação saudável nas crianças, foi aplicado um formulário construído a partir da matriz de decisão clínica do MAIEC e aplicado aos líderes e membros da comunidade abrangida, nomeadamente os encarregados de educação das crianças e os profissionais de educação das instituições de educação. Os dados que emergiram da aplicação do formulário foram tratados com recurso ao programa Microsoft Excel 2016, tendo como referência os critérios da matriz de decisão clínica do MAIEC. Resultados: O formulário foi aplicado a 176 (32%) encarregados de educação, a 49 profissionais de educação (94%) e na avaliação do Status Nutricional foram avaliadas 227 crianças com idade compreendida entre os 23 e os 69 meses. Relativamente à análise dos Scores Z relativos à AGB, AMB, PB e PCT, verifica-se que mais de 10% das crianças se encontram com uma subnutrição presente em grau muito elevado (12% no ZAGB e ZPB, 13% no ZPCT e 16% no Z AMB), realçando-se ainda que mais de metade das crianças, para todos os parâmetros se encontra desnutrida (com Score Z inferior a 0). No Âmbito do foco Gestão Comunitária identificámos um diagnóstico de gestão comunitária comprometida associado ao subdiagnóstico de comprometimento em todas as dimensões de diagnóstico, tanto nos encarregados de educação como nosprofissionais de educação da comunidade escolar. Conclusão: A análise epidemiológica do fenómeno da desnutrição associado ao diagnóstico na comunidade como unidade de cuidados permitiu orientar um cuidado de enfermagem comunitária direcionado para as prioridades de saúde de Moçambique e permitir uma identificação de clara necessidade de diagnóstico e intervenção multidisciplinar (enfermagem e nutrição) no contexto da saúde pública local.
- Descriptive study of children’s nutritional status and identification of community-level nursing diagnoses in a school community in AfricaPublication . Melo, Pedro; Sousa, Maria Isabel Costa de; Dimande, Matilde Mabui; Taboada, Sónia; Nogueira, Assunção; Pinto, Carlos; Figueiredo, Maria; Nguyen, Tam; Martínez-Riera, José RamónEffectively responding to children’s nutritional status and eating behaviors in Mozambique requires a community-based care approach grounded in sound nursing research that is evidence-based. The Community Assessment, Intervention, and Empowerment Model (MAIEC) is a nursing theoretical model that is based upon clinical decision-making for community health nurses using communities as a unit of care. We used the MAIEC to identify a community-based nursing diagnosis to address children’s nutritional status and eating behaviors in Mozambique. Objectives: (1) to conduct a descriptive study of children’s nutritional status and eating behaviors in a school community in Mavalane, Mozambique, and (2) to identify a community-based nursing diagnosis using the MAIEC clinical decision-making matrix in the same school community. Method: a cross-sectional, quantitative study was conducted to assess the nutritional status of children using anthropometric data, including brachial perimeter and the tricipital skinfold, and standard deviation for the relation of weight–height, in a sample of 227 children. To assess community management of the problem and identify a community-based nursing diagnosis, we surveyed 176 parents/guardians and 49 education professionals, using a questionnaire based on the MAIEC clinical decision matrix as a reference. Results: malnutrition was identified in more than half of the children (51.3%). We also identified a community-based nursing diagnosis of impaired community management related to the promotion of child health and healthy eating evidenced by the lack of community leadership, participation, and processing among more than 70% of the community members (parents/guardians and education professionals). Conclusion: a nursing diagnosis and diagnostic criteria for nutritional status and community management were identified. The need to intervene using a multidisciplinary public health approach is imperative, with the school community as the unit of care. In addition, reliable anthropometric data were identified as important criteria to complement the nursing diagnosis and guide future public health interventions.