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  • Iconografia eucarística da reforma católica na pintura das igrejas da Diocese de Lisboa : séculos XVII e XVIII
    Publication . Pinto, Paulo Miguel Félix de Campos; Azevedo, Carlos Alberto de Pinho Moreira
    A Eucaristia, como tema da criação artística, data dos inícios do Cristianismo, inspirando numerosas representações ao longo da história. Na elaboração sobre a Eucaristia, o Concílio de Trento constituiu um momento fundamental no combate às heresias protestantes, reafirmando o dogma da presença real e a excelência do Santíssimo Sacramento sobre os demais sacramentos. O renovado corpus doutrinal conciliar traduziu-se no incremento e nos modos de representação artística da Eucaristia, nos séculos posteriores a Trento, tendo em vista uma melhor compreensão da complexidade do mistério e, através de uma teologia da imagem, uma vivência plena da experiência eucarística. Este estudo dirige-se sobre a realidade portuguesa, através da análise do acervo de pinturas eucarísticas das igrejas da diocese de Lisboa, com o propósito de identificar e conhecer os temas eucarísticos, através da sistematização dos assuntos, e analisando os esquemas-tipo de representação iconográfica, em ordem à compreensão dos seus significados eucarísticos e dos respectivos modos de formulação. O estudo revela o campo da pintura como especificamente rico para dar corpo ao discurso sobre a Eucaristia; servindo os esquemas-tipo de representação para aludir ao dogma e à doutrina da transubstanciação, mas também para dar relevo ao extático e ao apoteótico, privilegiando a dimensão contemplativa, exortativa e triunfalista da Eucaristia. Este trabalho oferece o primeiro inventário organizado e representativo da pintura eucarística do espólio das igrejas da diocese de Lisboa, do último quartel do século XVII aos finais do século XVIII. Integrando um conjunto de 472 pinturas, em grande parte inéditas, este espólio é muito diversificado e rico, quer quanto à variedade de assuntos, quer em relação à diversidade dos esquemas iconográficos, com grande relevância para o estudo da expressão visual da Eucaristia, nomeadamente quanto aos formulários do seu discurso, que se comprovou atestarem clara feição tridentina.