Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Teologia europeia na contemporaneidade. Categoria, transformações e perspetivas
    Publication . Palma, Alexandre
    A normalização de categorias teológicas de matriz contextual‑geográfica (tais como teologias latino‑americanas, asiáticas ou africanas) faz levantar a questão acerca de uma teologia europeia. Procura‑se, neste artigo, questionar a existência de uma categoria como teologia europeia. Esta parece não surgir, no cenário teológico, enquanto tal, razão pela qual se reconhece um subdesenvolvimento de uma tal categoria. Verifica‑se que este subdesenvolvimento estará intimamente associado a um conjunto de transformações contemporâneas tanto ao nível eclesial‑teológico como ao nível mundial‑cultural, que no fundo remetem para a perda da hegemonia cultural e cristã da Europa. Ensaia‑se, por fim, uma sumária descrição do cenário teológico‑europeu, apontando três grandes perspetivas: crítica (que recolhe de outras epistemologias métodos e análises para composição do seu discurso teológico), hermenêutica (que parte da facticidade da experiência crente‑cristã e busca sobretudo o seu sentido) e mistagógica (que parte de um pressuposto em favor do dado da fé e a esta quer conduzir).
  • Transcendence in the Kinanthropology of Manuel Sérgio
    Publication . Palma, Alexandre Coutinho Lopes de Brito
    This article seeks to analyze the contribution of Portuguese philosopher Manuel Sergio to Religious Studies. The author dedicated his long academic life to the study of sports, but with a peculiar humanistic perspective. Instead of focusing on performance, the author focuses on the Human being who moves. This is what he defines as "Kinanthropology". Transcendence is a major element in this proposal. In this article, after presenting Sergio's fundamental anthropological framework and his understanding of "human kinetics", three of his possible theoretical contributions to Religious Studies are explored: 1. in the way he sees the relation between transcendence and religion; 2. in the way he opens corporeity to transcendence; and 3. in the way he seems to rehabilitate motion as a topic for religious and theological discourse.