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- Avaliação do nível de empoderamento comunitário de um ACeS para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagemPublication . Melo, Pedro; Bastos, Joana; Rodrigues, João; Maciel, Cândida; Pinto, Dulce; Figueiredo, Maria; Pinto, Carlos; Telles de Freitas, CláudiaIntrodução e objetivos: O Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC) permite integrar na decisão clínica dos enfermeiros, o empoderamento comunitário como processo e como resultado na comunidade como unidade de cuidados. Para avaliar o empderamento comunitário como resultado, Laverack em 2005 desenvolveu uma escala que avalia nove domínios que enformam o empoderamento de uma comunidade. No contexto de um projeto de investigação relacionado com a aplicação do MAIEC numa comunidade organizativa, tendo como epicentro uma Unidade deSaúde Publica (USP), pretendemos identificar o nível de empoderamento comunitário do ACeS para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagem. Metodologia: Desenvolvemos a tradução para português da Empowerment Assessment Rated Scale desenvolvida por Laverack em 2005 e através de uma sessão de grupo focal com todos os enfermeiros responsáveis das diferentes unidades funcionais do ACeS, assim como a Direção de Enfermagem, a coordenação da USP e o Diretor Executivo do ACeS, promovemos a validação cultural da escala para um ACeS e avaliamos o nível de empoderamento comunitário para a promoção da vigilância epidemiológica de diagnósticos de enfermagem relacionados com o Diagnóstico Local de Saúde desenvolvido pela USP. Resultados e Discussão:identificamos um baixo nível de empoderamento comunitário na participação comunitária e estruturas organizativas, permitindo graficamente entender as metas a estabelecer num processo colaborativo com a comunidade, para o seu desenvolvimento, através da aplicação do MAIEC. Conclusões: A versão portuguesa da Empowerment Assessment Rated Scale, adaptada para uma comunidade ACeS, que designamos de Escala de Avaliação do Empoderamento Comunitário, versão ACeS (EAvEC-ACeS) é uma ferramenta importante para avaliar o empoderamento como resultado da intervenção do enfermeiro, com a aplicação do MAIEC.
- Vigilância Epidemiológica dos Diagnósticos de Enfermagem na Família: um estudo num ACeS do grande PortoPublication . Melo, Pedro; Bastos, Joana; Figueiredo, Maria; Rodrigues, João; Pinto, DulceIntrodução e objetivos: A vigilância epidemiológica consiste no conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a deteção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção1. No contexto de um projeto de promoção do Empoderamento de um ACeS para a vigilância epidemiológica dos Diagnósticos de Enfermagem, utilizando como referência o Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário (MAIEC)2, tivemos como um dos objetivos, na etapa diagnóstica, identificar as taxas de documentação dos diagnósticos de Enfermagem associados aos domínios do Diagnóstico Local de Saúde da Unidade de Saúde Pública Local. Metodologia: Através de uma análise de consensos de peritos, identificamos os focos de enfermagem, relacionados com a Família como Unidade de Cuidados, tendo como referência o Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF)3: o Edifício Residencial e o Rendimento Familiar, relacionados com o domínio das condições socioeconómicas, o Abastecimento de Água, relacionado com as condições de saúde e ambiente e o Papel de Prestador de Cuidados, relacionado com as condições de saúde: doenças crónicas. Analisámos depois, a partir da consulta ao Sistema de Informação da Administração Regional de Saúde (SIARS) as taxas de documentação nestes focos, usando como fórmulas as propostas pelo MDAIF. Resultados e Discussão: identificamos taxas médias anuais de documentação no Edifício Residencial, Rendimento Familiar e Abastecimento de Água de 0,002% e em relação ao Papel de Prestador de Cuidados de 8,76%. Conclusões: Apesar de existirem Focos de Atenção que se relacionam com os domínios de diagnóstico em Saúde Pública, as taxas de documentação baixas não permitem ainda evidenciar prevalência nem incidência dos diagnósticos de Enfermagem e demonstrar o valor dos Cuidados de Enfermagem no contexto da Saúde Pública. Será preciso empoderar os ACeS para a vigilância epidemiológica dos Diagnósticos de Enfermagem, tendo como epicentro a Unidade de Saúde Pública.
- Os focos de atenção em enfermagem comunitária e o empoderamento comunitárioPublication . Melo, Pedro; Silva, Rosa; Figueiredo, MariaEnquadramento: A capacitação de comunidades, enquan-to competência específica do especialista em enfermagem comunitária, remete para o empoderamento comunitário.Objetivos: Identificar os focos de atenção dos enfermei-ros que desenvolvem intervenção comunitária, conside-rando a comunidade como unidade de cuidados.Metodologia: Estudo de natureza qualitativa desenvol-vido através da técnica de grupos focais. Os dados foram analisados recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. O sistema de categorias sustentou-se no Modelo Contínuo de Empoderamento Comunitário de Laverack (2005). Foi estabelecido um sistema de categorias para a análise dos dados, sustentado nos focos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (versão 2.0). Resultados: Identificou-se 1 foco de enfermagem prin-cipal associado ao empoderamento comunitário (gestão comunitária) e 3 focos integrados como dimensões de diagnóstico do foco principal (participação comunitá-ria, processo comunitário e liderança comunitária). Conclusão: Identificaram-se áreas de atenção que poten-ciam a tomada de decisão clínica dos enfermeiros asso-ciada ao empoderamento comunitário. Existem focos em enfermagem comunitária, relacionados com o empodera-mento comunitário, conferindo um processo identitário alicerçado às competências desta área de especialidade.
- As intervenções de Enfermagem e o empoderamento comunitário: um estudo com "Focus Group"Publication . Melo, Pedro; Figueiredo, Maria
- Descriptive study of children’s nutritional status and identification of community-level nursing diagnoses in a school community in AfricaPublication . Melo, Pedro; Sousa, Maria Isabel Costa de; Dimande, Matilde Mabui; Taboada, Sónia; Nogueira, Assunção; Pinto, Carlos; Figueiredo, Maria; Nguyen, Tam; Martínez-Riera, José RamónEffectively responding to children’s nutritional status and eating behaviors in Mozambique requires a community-based care approach grounded in sound nursing research that is evidence-based. The Community Assessment, Intervention, and Empowerment Model (MAIEC) is a nursing theoretical model that is based upon clinical decision-making for community health nurses using communities as a unit of care. We used the MAIEC to identify a community-based nursing diagnosis to address children’s nutritional status and eating behaviors in Mozambique. Objectives: (1) to conduct a descriptive study of children’s nutritional status and eating behaviors in a school community in Mavalane, Mozambique, and (2) to identify a community-based nursing diagnosis using the MAIEC clinical decision-making matrix in the same school community. Method: a cross-sectional, quantitative study was conducted to assess the nutritional status of children using anthropometric data, including brachial perimeter and the tricipital skinfold, and standard deviation for the relation of weight–height, in a sample of 227 children. To assess community management of the problem and identify a community-based nursing diagnosis, we surveyed 176 parents/guardians and 49 education professionals, using a questionnaire based on the MAIEC clinical decision matrix as a reference. Results: malnutrition was identified in more than half of the children (51.3%). We also identified a community-based nursing diagnosis of impaired community management related to the promotion of child health and healthy eating evidenced by the lack of community leadership, participation, and processing among more than 70% of the community members (parents/guardians and education professionals). Conclusion: a nursing diagnosis and diagnostic criteria for nutritional status and community management were identified. The need to intervene using a multidisciplinary public health approach is imperative, with the school community as the unit of care. In addition, reliable anthropometric data were identified as important criteria to complement the nursing diagnosis and guide future public health interventions.