Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

de Meireles Cabral da Rocha, Maria Ilídia

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Gramática escolar e (in)sucesso: os casos do Projeto Fénix, Turma Mais e ADI
    Publication . Cabral, Ilídia; Alves, José Matias
    Em 2009 o Ministério da Educação lança o Programa Mais Sucesso Escolar (PMSE), com o objetivo de prevenir o insucesso e o abandono escolar no ensino básico. O PMSE prevê alterações ao nível do modelo escolar tradicional, tornando possíveis diferentes formas de agrupar os alunos e de gerir os tempos e espaços de instrução. Este programa marca o início de uma nova geração de políticas educativas, mais centradas no apoio das iniciativas de cada estabelecimento escolar, e abre caminho para a emergência de outros projetos por parte das escolas (numa lógica bottom up), que se auto organizaram para fazer face aos seus problemas. Neste cenário, quisemos compreender melhor a realidade deste tipo de projetos, enveredando por um estudo de caso múltiplo que abrangeu três projetos diferentes: Fénix, Turma Mais e Área de Desenvolvimento Individual. Na tentativa de compreender se a forma como as escolas se (re)organizaram no âmbito destes projetos tem sido percecionada como promotora da aprendizagem dos alunos, propusemo-nos estudar as variáveis organizacionais mobilizadas para a promoção das aprendizagens e os seus impactos nas escolas. As lentes teóricas convocadas situam-se ao nível das políticas educativas, da gramática organizacional, das variáveis organizacionais (lideranças, agrupamento dos alunos, tempo de ensino/aprendizagem, culturas profissionais e redes de apoio) e das variáveis chave da sala de aula. Convocaram-se as perspetivas teóricas da burocracia, do neoinstitucionalismo e da escola como sistema debilmente articulado. Foi possível concluir que, na generalidade, os diferentes atores envolvidos nos projetos os percecionam como geradores de impactos positivos nas aprendizagens dos alunos. Identificam-se algumas margens de melhoria: a instituição de práticas de supervisão pedagógica que permitam uma reflexão mais consistente sobre a ação de ensinar e com impactos diretos nos modos de fazer aprender; uma gestão mais inteligente e integrada do currículo, mais atenta ao estádio de desenvolvimento dos alunos e assente em práticas de desenvolvimento curricular mais colaborativas; a ativação do funcionamento dos projetos numa lógica de ciclos de aprendizagem, alavancados por processos de diferenciação pedagógica e mecanismos de avaliação formativa ao serviço das aprendizagens. Palavras-chave: sucesso escolar, gramática escolar, melhoria das escola
  • Um modelo integrado de promoção do sucesso escolar (MIPSE): a voz dos alunos
    Publication . Cabral, Ilídia; Alves, José Matias
    This paper focus on the characterization and analysis of an integrated model of school success promotion (MIPSE) based on team teaching in its first year of implementation. The study presented is based on part of the monitoring process consisting of the application of a questionnaire to the students involved in the project, as well as of a focus group. The analysis and interpretation of the collected data make it possible to conclude that the MIPSE is perceived by the generality of students as an attractive and motivating pedagogic model, able to generate more and better learning. However, some opportunities for improvement are to be mentioned, such as the improvement of the pedagogic value of some of the activities to be done by the best students; the use of more diverse and active teaching and learning strategies, able to imply every student in school work and the necessity of abandoning a logic of remediating the learning difficulties of some of the students and engage in a logic that aims to promote better learning opportunities for everyone.