Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- A ocidentalização das campanhas eleitorais em Cabo Verde: Marginalização e despolitização da cobertura mediática das legislativasPublication . Novais, Rui Alexandre; Maocha, RonyEste artigo propõe uma análise diacrónica comparativa do tratamento noticioso das mais recentes legislativas em Cabo Verde com o intuito de comprovar a existência da marginalização e despolitização da cobertura mediática das campanhas eleitorais. Para além de preencher o vazio em termos da realidade de produção científica cabo-verdiana neste domínio específico, o presente estudo testa a ocorrência de um transfer completo dessas tendências internacionais da comunicação política para o contexto nacional. Com esse fim, adopta uma combinação de metodologias de análise de conteúdo centradas na intensidade e destaque da cobertura, bem como, dos enquadramentos presentes nos textos noticiosos de dois semanários representativos do espectro ideológico do país, com implicações também em termos da seleção do conteúdo noticioso e do estilo e linguagem empregues nos textos jornalísticos. Conclui que tanto a diminuição no volume da atenção jornalística e do destaque conferidos às campanhas, como a prevalência geral dos enquadramentos de corrida de cavalos confirmam o argumento em torno da marginalização e despolitização da cobertura mediática. Não fora o ênfase nos enquadramentos temáticos em detrimento dos episódicos, e verificar-se-ia uma total ocidentalização da cobertura mediática das campanhas eleitorais legislativas em Cabo Verde.
- Veracity pledge or discreditation strategy? Accusations of legacy disinformation in presidential campaigns in Cabo VerdePublication . Novais, Rui AlexandreThis study constitutes an original contribution to the understanding of how disinformation gains traction in election campaigning by dwelling on yet to be studied case of the 2016 presidential elections in Cabo Verde. Based upon the results of a qualitative analysis focused on the dynamics of legacy disinformation–that is, false or misleading information diffused by the candidates themselves–across platforms, it concludes that besides not being channel-specific, the incumbency and frontrunner status of one of the candidates can be seen as a specific driver of disinformation used to facilitate the election success.