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  • Educar para os afetos e sexualidade em contexto escolar: PEPAS uma resposta às necessidades da Escola Básica de Vilar de Andorinho
    Publication . Festas, Constança; Neves-Amado, João; Braga, Clara; Vieira, Margarida
    Introdução: A lei nº60/2009 lançou o desafio às escolas portuguesas de desenvolverem a temática da Educação Sexual em contexto escolar. Ainda numa fase inicial e com as recomendações do Grupo de Trabalho de Educação Sexual (GTES, 2007), a Escola EB2/3 de Vilar de Andorinho organizou-se, com os seus parceiros, num projeto de educação sexual para a comunidade escolar. As Estudantes de Enfermagem (EE), do Centro de Enfermagem da Católica, do Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, integrados no projeto “Enfermeiro na Escola”, a decorrer na escola básica, aceitaram o desafio lançado e desenvolveram um projeto denominado PEPAS (Projeto de Educação Para os Afetos e Sexualidade), para os alunos do 3º ciclo.
  • Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”
    Publication . Festas, Constança; Neves-Amado, João; Braga, Clara; Vieira, Margarida
    Reconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de extensão destinada ao desenvolvimento de projetos. Tornou-se assim possível, desenvolver um local de ensino clínico inovador, da exclusiva responsabilidade do ICS-Porto onde é possível promover a aquisição de competências e responder às necessidades de aprendizagem dos estudantes, sustentar processos de investigação concertados, bem como o inevitável serviço às comunidades envolvidas. Apresenta-se a experiência pedagógica que tem vindo a ser desenvolvida no subprojecto “Enfermeiro na Escola” e que foi submetida à avaliação externa do programa europeu Supporting Quality Teaching in Higher Education da OCDE.