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- Prevalência de excesso de peso e obesidade em crianças de 2 escolas básicas do agrupamento de escolas de Leça da Palmeira/Santa Cruz do BispoPublication . Matos, Nídia; Fernandes, Cátia; Oliveira, Inês; Pinto, Ana; Festas, ConstançaIntrodução: Segundo a Organização Mundial de Saúde a obesidade é considerada a epidemia global do século XXI. O Plano Nacional de Saúde apresenta como estratégia a mudança centrada no cidadão, que se encontra diretamente relacionada com a prevenção da obesidade e a promoção de comportamentos e estilos saudáveis. No que se refere à obesidade infantil, o Programa Nacional de Combate à Obesidade, preconiza que a intervenção ocorra ao nível da educação para a saúde na escola e envolvendo as famílias nas adequadas escolhas alimentares. Atualmente existem, em todo o mundo, cerca de 150 milhões de crianças em idade escolar com excesso de peso, entendendo-se por este conceito, crianças que apresentam um valor de índice de massa corporal entre o percentil 85 e 95, da quais 45 milhões são obesas, ou seja, o valor de índice de massa corporal é superior a 95.
- Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”Publication . Festas, Constança; Neves-Amado, João; Braga, Clara; Vieira, MargaridaReconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de extensão destinada ao desenvolvimento de projetos. Tornou-se assim possível, desenvolver um local de ensino clínico inovador, da exclusiva responsabilidade do ICS-Porto onde é possível promover a aquisição de competências e responder às necessidades de aprendizagem dos estudantes, sustentar processos de investigação concertados, bem como o inevitável serviço às comunidades envolvidas. Apresenta-se a experiência pedagógica que tem vindo a ser desenvolvida no subprojecto “Enfermeiro na Escola” e que foi submetida à avaliação externa do programa europeu Supporting Quality Teaching in Higher Education da OCDE.
- O Balanced Scorecard da oficina Peugeot, da MCoutinho Douro, no PortoPublication . Ferreira, Ana Luísa Aguilar Pinto; Salgado, Sofia; Alves, PauloO presente trabalho visa a elaboração de um Balanced Scorecard (BSC) para a oficina Peugeot da MCoutinho Douro no Porto. O objectivo é apresentar à MCoutinho um contributo que mostra as vantagens de complementar os indicadores financeiros com outros indicadores (clientes, processos internos, crescimento e desenvolvimento) na avaliação de desempenho das suas oficinas. Com este projecto, pretende-se também que o Grupo dê os primeiros passos na adopção desta ferramenta de gestão estratégica, que é o BSC. O projecto inicia-se com uma revisão bibliográfica sobre a metodologia BSC e abordam-se as principais considerações desta metodologia aplicada à realidade organizacional do Grupo MCoutinho, e da oficina em particular. A abordagem metodológica adoptada exige que, numa primeira fase, se elabore o mapa estratégico do Grupo e o mapa estratégico da área de negócio da oficina em estudo, já que são considerados requisitos necessários para a elaboração do BSC da oficina Peugeot, da MCoutinho, no Porto. Para recolher informação e validar a metodologia adoptada procedeu-se à realização de um trabalho de campo baseado em entrevistas e reuniões, com os intervenientes MCoutinho considerados chave neste projecto, e ainda, na análise de documentos, cuja finalidade é obter os elementos necessários à concretização do BSC. Por último, enunciam-se algumas conclusões de carácter particular da oficina e em geral para o Grupo MCoutinho, decorrentes do trabalho desenvolvido.