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- Public knowledge and perceptions on family foster care: contributes to the development of foster care in PortugalPublication . Negrão, Mariana; Moreira, Mariana; Veríssimo, Lurdes; Veiga, Elisa
- Percepção dos professores de educação regular e educação especial acerca das novas políticas de educação inclusiva em PortugalPublication . Magalhães, Joana; Veríssimo, Lurdes; Veiga, ElisaThis article presents the result of a research project which its main objective was to explore the impact of the new inclusive education policies in the special education teachers’ and regular education teachers’ perceptions and attitudes. So, an exploratory study was conducted and four special education teachers and four regular education teachers were interviewed. The results of the research have highlighted that there is a positive attitude towards the legislation and inclusion, although they are many aspects that need to be improved, such as human and material resources.
- Improving intervention with the families in portuguese residential care: Evaluation of a training process with professionalsPublication . Negrão, Mariana; Veiga, Elisa; Pereira, Carlota; Veríssimo, Lurdes
- Foster care process: challenges and coping of youth and familiesPublication . Negrão, Mariana; Sousa, Sofia; Tavares, Mariana; Veiga, Elisa; Veríssimo, Lurdes
- Conhecimentos e perceções públicas acerca do acolhimento familiar: contributos para o desenvolvimento da medidaPublication . Negrão, Mariana; Moreira, Marina; Veríssimo, Lurdes; Veiga, ElisaO acolhimento familiar é uma medida de promoção e proteção de crianças e jovens que tem ganho crescente expressividade na Europa nas últimas décadas. Paralelamente, a investigação tem evidenciado um maior ajustamento desta resposta face às necessidades desenvolvimentais das crianças em perigo. Não obstante, em Portugal, esta é ainda uma medida com muito pouca representação. A capacidade de promover o Acolhimento Familiar, para além de muitos e complexos fatores de ordem política, legislativa e financeira, estará também dependente dos conhecimentos e perceções que a população em geral possa ter sobre a problemática. Assim, este estudo analisa os conhecimentos e perceções de uma amostra da população portuguesa (n=270) acerca do acolhimento familiar. Os resultados demonstram poucos conhecimentos acerca da realidade do acolhimento, mas uma atitude favorável face ao acolhimento familiar e uma elevada disponibilidade dos inquiridos para se tornarem família de acolhimento. A discussão dos resultados é feita tendo em conta as suas implicações para a promoção de uma cultura de acolhimento familiar e para a criação de condições que viabilizem a adesão à medida em Portugal.