DEGCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DEGCS - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Subject "Academic motivation"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Empowerment psicológico e motivação académica de estudantes do Ensino Superior UniversitárioPublication . Caramelo, Ana Sofia Saraiva; Ribeiro, Célia dos PrazeresA Universidade é um espaço de excelência, onde os estudantes podem frequentar o curso que gostam e onde encontrarão colegas e professores que são elementos fundamentais para a sua integração, motivação e, consequente, sucesso académico. O presente estudo teve, assim, como principal objetivo: conhecer as perceções sobre a motivação académica e o empowerment psicológico dos estudantes da Universidade Católica Portuguesa de Viseu, bem como a sua relação. O tipo de investigação realizado foi de cariz quantitativo, descritivo, transversal e correlacional, em que foram aplicadas a Escala de Empowerment Psicológico e a Escala de Motivação Académica (EMA) a uma amostra constituída por 88 estudantes que frequentavam as licenciaturas em gestão e em ciências biomédicas, o Mestrado em Gestão e o Mestrado Integrado em Medicina Dentária, no ano letivo de 2016/2017. Os resultados obtidos evidenciam uma relação positiva e significativa entre empowerment psicológico e motivação académica, que os estudantes se encontram em geral motivados no seu percurso académico e percecionam um empowerment psicológico moderadamente elevado. Assim, consideramos que para potenciar o empowerment psicológico e a motivação académica dos estudantes do ensino superior é importante que os professores auxiliem os estudantes a se tornarem mais autónomos e responsáveis no e pelo seu processo de aprendizagem, tornem as aulas mais dinâmicas e interativas, promovam o trabalho de grupo, façam com que os conteúdos programáticos das disciplinas sejam mais interessantes e pertinentes para a sua vida profissional futura.