Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
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Browsing Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano by Subject "(Self)evaluation"
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- Ações de (auto)avaliação e seus efeitos para melhoria da qualidade no ensino superior – um estudo de casoPublication . Angst, Felipe André; Alves, José MatiasQuality assurance has received much attention in recent years, mainly due to internal and external pressures related to the progressive massification of higher education and the need to align quantitative growth of frequencies with international quality standards. The adoption of self-evaluation practices resulted from an external imposition on Higher Education Institutions aiming to institute internal self-regulation dynamics and to legitimize external control procedures leading to the accreditation of courses and institutions. This paper aims to present and discuss self-assessment actions and their effects at a professional and social level within a basic unit of Universidade Católica de Moçambique (Catholic University of Mozambique). In methodological terms, the case study perspective is adopted and the non-participant observation and the content analysis of documents produced within this process are used. We conclude that selfassessment, although marked by ambiguous and weakly articulated dimensions, led to changes and improvements during and after the practice of self-evaluation.
- (Auto)avaliação de qualidade do ensino superior em Moçambique. Um estudo de casoPublication . Angst, Felipe André; Alves, José MatiasA garantia da qualidade tem recebido muita atenção nos últimos anos, principalmente por pressões internas e externas relacionadas à progressiva massificação do ensino superior e a necessidade de alinhar o crescimento quantitativo das frequências com padrões internacionais de qualidade. A adoção de práticas de autoavaliação resultou de uma imposição externa às instituições de ensino superior moçambicanas, pretendendo instituir dinâmicas de autorregulação interna e legitimar procedimentos de controlo externo conducentes à acreditação de cursos e instituições. O presente artigo resulta de uma investigação no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação e visa apresentar e discutir os instrumentos regulatórios e as ações de autoavaliação e seus resultados a nível profissional e social dentro de uma unidade básica da Universidade Católica de Moçambique. Em termos metodológicos, adota-se a perspetiva de estudo de caso e recorre-se à observação não participante, à realização de entrevistas e à análise de conteúdo de documentos produzidos no decorrerdeste processo. Concluímos que a autoavaliação, Embora marcada por dimensões ambíguas e debilmente articuladas, impulsionou mudanças e melhorias durante e depois da prática do processo de autoavaliação.