R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses
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Browsing R - Teses de Doutoramento / Doctoral Theses by Subject "18th century"
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- O mobiliário pintado em Portugal do século XVIII : materiais, técnicas e estado de conservaçãoPublication . Coelho, Daniela Filipa dos Santos; Sousa, Gonçalo de Vasconcelos e; Calvo, AnaO mobiliário pintado constituiu uma das manifestações mais significativas na produção e desenvolvimento das Artes Decorativas em Portugal, motivo pelo qual integrou a grande maioria dos interiores históricos, e cujo conceito de abrangência ornamental o aproxima, sob idênticos parâmetros, das tipologias acessórias arquitetónicas. A presente dissertação pretende aprofundar o conhecimento acerca da produção de mobiliário pintado do século XVIII, considerando o período do Barroco, do Rococó e do Neoclássico portugueses, refletindo as especificidades da sua época de produção. Os relatos históricos e a quantidade de exemplares que podemos encontrar na atualidade em Portugal demonstram que o revestimento decorativo do móvel português se mostrou multifacetado e diversificado, e o seu papel ultrapassou a mera função de objeto útil, para a qual havia sido construído, embora se tenha assumido unidirecional quanto à abrangência civil e religiosa, adotado como recurso decorativo frequente em ambos os espaços. A inexistência de estudos especializados afigurou-se como uma motivação adicional para as investigações e o trabalho que agora se apresenta resulta do estudo transdisciplinar da produção do mobiliário policromado português, das dimensões histórica, artística e social, das influências externas e dos principais fluxos geográficos. Após o ponto de partida historiográfico, pouco abundante, a pesquisa debruçou-se sobre a observação dos principais tipos de revestimento pictórico, permitiu a sistematização tipológica decorativa, e a reflexão acerca da autoria e das particularidades dos centros de produção. A metodologia processual assentou na estreita colaboração entre o estudo teórico e prático da amostra de estudo, consolidando a etapa anterior numa análise tecnológica dos materiais, das técnicas utilizadas na sua produção, tendo em conta os principais tratados e fontes de inspiração coevas, e dos estados de conservação atuais. A avaliação dos processos de degradação resultou do cruzamento da observação e análise dos objetos, da sua composição material, das técnicas de execução e da sua interação com o meio envolvente. Finalizou-se o trabalho com vários estudos de caso, constituídos por objetos pertencentes a contextos diversos, cujas especificidades ditaram o estado de conservação e, após equacionadas as necessidades individuais, resultaram em diferentes tipos de intervenção prática, consolidando-se o estudo técnico e material em dois deles através da realização de exames laboratoriais.