CEHR - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEHR - Livros e Partes de Livros / Books and Books Parts by contributor "Andrade, Maria Filomena"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Bispos e arcebispos de LisboaPublication . Fontes, João Luís Inglês; Gouveia, António Camões; Andrade, Maria Filomena; Farelo, MárioObra coletiva inserida nas comemorações do tricentenário do Patriarcado de Lisboa, apresenta as biografias dos bispos e arcebispos que antecederam os patriarcas de Lisboa, desde Potâmio, no século IV, até D. João de Sousa, falecido em 1710. A sua edição resulta de um projeto científico desenvolvido no Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (UCP-CEHR). Com 919 páginas, a obra integra textos de cariz historiográfico, com recurso a uma vasta bibliografia de estudos e fontes, e apresenta um corpus iconográfico nos domínios da heráldica, da sigilografia, da arte e da tumulária, reunindo o contributo de 55 especialistas nacionais e estrangeiros, e é completada por um índice toponímico e um índice onomástico.
- Género e interioridade na vida religiosa: conceitos, contextos e práticasPublication . Fontes, João Luís; Andrade, Maria Filomena; Marques, Tiago PiresEste livro reúne onze textos inéditos focando aspetos da vida religiosa de mulheres e homens, no universo católico europeu, em diferentes momentos históricos, da Idade Média à contemporaneidade. No livro apresentam-se diversos casos de prática da “interioridade”, através de discursos proféticos, do sofrimento reparador, da música, da organização dos espaços religiosos, da espiritualização de devoções e da poesia.
- Vozes da vida religiosa feminina: experiências, textualidades e silêncios (séculos XV-XXI)Publication . Fontes, João Luís; Andrade, Maria Filomena; Marques, Tiago PiresNa história religiosa, e em particular na história do cristianismo, as vozes das mulheres têm estado particularmente ausentes. Esta obra partiu do desafio de perscrutar o que as mulheres portuguesas têm dito sobre si próprias, em vários contextos de vida religiosa e espiritual, consagrada ou laical, e não o que sobre elas se disse, escreveu ou representou. Reuniram-se, para o efeito, um conjunto de estudos sobre temáticas que vão das leituras, da produção literária e das estratégias discursivas de algumas monjas e leigas, ao seu ímpeto fundacional ou ainda às expressões musicais existentes e desenvolvidas nos mosteiros.
