FT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FT - Dissertações de Mestrado / Master Dissertations by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Necessidades e níveis de formação dos cuidadores formais de ERPI no distrito de BragaPublication . Rego, Mónica Alexandra Cardão; Silva, Catarina Raposo Vieira daÀ medida que a esperança média de vida da população continua a aumentar, surgem novos desafios, especialmente no que diz respeito ao cuidado da população idosa. Em Portugal, as instituições de acolhimento de idosos têm procurado melhorar os seus serviços, mas, ao mesmo tempo, enfrentamos uma elevada carência no que diz respeito à formação dos cuidadores formais. Cuidadores que, sem formação especifica e/ou contínua, cuidam diariamente dos idosos. O presente estudo, de cariz qualitativo, tem como objetivo caracterizar a formação dada aos cuidadores formais nas instituições da região de Braga. Os dados foram recolhidos junto de Auxiliares de Ação Direta de cinco instituições, abrangendo um total de dez cuidadores formais, relativamente ao espaço temporal de um ano. A análise dos resultados revela uma série de necessidades de formação identificados pelos cuidadores, relacionadas principalmente com os “cuidados à pessoa idosa com demência”, “cuidados gerais prestados à pessoa idosa”, “gestão de stress no trabalho”, “estratégias de relacionamento e criação de barreiras” e “perda e luto”. Desta forma, urge a necessidade de se refletir não apenas nos níveis iniciais de formação dos cuidadores formais, como também na formação contínua obrigatória oferecida pelas instituições aos seus colaboradores para uma melhor prestação de serviços. Este estudo contribui para a compreensão das necessidades de formação dos cuidadores formais em ERPI no distrito de Braga, destacandose a importância da auscultação dos colaboradores na seleção das temáticas de formação, de modo a responder às suas reais necessidades formativas.