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- As ilhas do outro mundo : entre o visível e o invisívelPublication . Ribeiro, José Miguel Macedo de Carvalho Baptista; Lobo, Carlos Afonso de OliveiraPartindo dos textos e notas etnográficas escritos pelo Antropólogo Paulo Valverde no decurso do trabalho de campo realizado em São Tomé e Príncipe entre 1995 e 1999 e postumamente compilados por João de Pina Cabral no livro Máscara, Mato e Morte: Textos para uma etnografia de São Tomé, Celta Editora (2000), o presente projecto fotográfico procura captar e compreender como, nestes ilhas, o mundo dos mortos convive, lado a lado, com o mundo dos vivos. Trabalhando a partir de um território que me é familiar, proponho reflectir sobre a temática dos espíritos, espectros, aparições, crença, ficção e performance nas ilhas de São Tomé e Príncipe, assumindo a fotografia como meio de representação de natureza espectral, que se posiciona num plano privilegiado de ligação entre as noções de vida e morte, de passado e presente, do material e do intangível, pertencendo em simultâneo aos domínios do indivisível e da visão.
- ¿Reconfiguraciones en la enseñanza de lenguas extranjeras? Una revisión de la literatura con especial atención a los nuevos medios en la enseñanza del español como lengua extranjera (I)Publication . Navas, GraubenGiven the rapid and booming development of information and communication technologies, in this article, we propose, from the point of view of the foreign language teacher, to try to answer the question: What reconfigurations are occurring in the field of foreign language teaching regarding the use of new digital media resources? In turn, this question is broken down into two others. On the one hand, what is new in foreign language teaching in terms of using digital media resources? The second question is: How is digital media reconfiguring the teaching of foreign languages, particularly Spanish? The article is divided into four main parts to answer these questions. In the first part of the paper, we deal with the reconfigurations occurring in teaching with new media resources; in the second, we analyze reconfigurations occurring in the area of cultural sciences; and in the third part, we review what points of contact or communicating vessels exist between language teaching and qualitative and quantitative research in digital environments. We end this epistemological journey by bringing it a little closer to praxis: reflecting on what developments may occur in the near future or are already currently occurring in the specific area that occupies us professionally, i.e., Spanish as a Foreign Language (ELE) and teacher training, but seen in the light of the Diploma in Spanish as a Second and Foreign Language, an extension course taught at Universidad Central de Venezuela.
- Influência dos podcasts nas audiências de um programa radiofónico : o caso “As Três da Manhã"Publication . Costa, Miguel Francisco Miranda Brejo da; Curvelo, Rita Paralta Curvelo Ribeiro PalmaNum mundo caraterizado pela coexistência dos novos media com os meios de comunicação social tradicionais, a evolução tecnológica de conteúdo áudio não é exceção. Tanto a produção como o consumo de podcasts têm sido uma tendência crescente e o mercado radiofónico não ficou indiferente. Tal como em todos os ramos da comunicação, as audiências em rádio possuem um papel central para orientar o mercado, assim como para determinar o valor comercial de cada emissora. O modelo de medição de audiências em rádio em Portugal apela à memorização das emissoras ou, dos produtos radiofónicos criados, não sendo obrigatória uma escuta ativa das emissões lineares em direto, tal como acontece em televisão. Esta característica permite às estações de rádio utilizarem outros mecanismos para obterem o valor máximo de audiência. Esta investigação procura analisar o impacto que os podcasts originados num programa de rádio, têm nas audiências da estação emissora. O objeto de estudo selecionado foi o programa “As Três da Manhã”, da Rádio Renascença, emitido diariamente entre as 07h00 e as 10h00. Tendo como ponto de partida, este programa da manhã, procuraram enquadrar-se teoricamente os conceitos de rádio, podcasting e cultura de convergência. Para responder à pergunta de partida foi realizado um inquérito por questionário a potenciais ouvintes do programa, foram efetuadas entrevistas semiestruturadas aos elementos da sua equipa” e procedeu-se a uma análise de conteúdo das rubricas desta emissão que depois assumem o formato podcast. Através deste estudo exploratório pode concluir-se que a expansão de conteúdos radiofónicos em plataformas de áudio é atualmente uma outra forma de chegar a um maior número de ouvintes, de rádio.
- Percurso e desenvolvimento de competências específicas em enfermagem médico-cirúrgica na área da pessoa em situação críticaPublication . Gonçalves, Luís Carlos Neves; Oliveira, Irene Maria SilvaO presente relatório assume-se como um retrato do caminho para a aquisição de competências no 2º ano do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, na Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, durante a realização dos estágios numa Unidade de Cuidados Intensivos de Cirurgia Cardiotorácica e num Serviço de Urgência Polivalente, em 2 Hospitais da zona Norte de Portugal, durante o período de 4 de setembro de 2023 e 16 de dezembro de 2023. Também, faz-se referência ao Estágio realizado no 1º ano num Serviço de Medicina Intensiva Polivalente. Este documento foi elaborado tendo como referencial as Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e as específicas da área de especialização referida, propostas pela Ordem dos Enfermeiros, que é a base para o presente relatório. Ao longo do trabalho, são descritas as atividades e experiências vivenciadas em contexto clínico, corroborando com a evidência científica mais recente e relevante. Estas atividades em ambos os contextos de prática clínica permitiram a aquisição de competências específicas na área de especialização da Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica. Do percurso desenvolvido para a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas no Cuidado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica são descritas as principais atividades realizadas, destacando-se neste relatório as revisões de literatura efetuadas no âmbito de Escalas de Controlo de Infeção em contexto de Serviço de Medicina Intensiva, em que se verifica a existência de escala de avaliação sobre a temática e que pode ser aplicada por enfermeiros; Pneumonia Associada à Intubação em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos de Cirurgia Cardiotorácica, que culmina na atualização e sensibilização dos profissionais de saúde relativamente às bundles propostas pela Direção Geral da Saúde em 2022 ; e ainda a Via Verde Sépsis no Serviço de Urgência, que resulta na elaboração de um questionário para avaliar o conhecimento e dificuldades sentidas pelos enfermeiros que realizam Triagem na identificação e ativação da Via Verde Sépsis. Também ao longo do trabalho, vão sendo descritas as principais atividades realizadas e as competências adquiridas no âmbito da Ética e Deontologia, Gestão dos Cuidados de Enfermagem e ainda a Garantia da Melhoria Contínua da Qualidade, no âmbito da Pessoa em Situação Crítica, comparando com a prática clínica realizada com a evidência científica mais recente e relevante, para os diferentes contextos, confrontando também com as normas orientadoras propostas pela Ordem dos Enfermeiros. Por fim, pode-se afirmar-se que através das atividades elencadas ao longo do relatório foi possível desenvolver competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, nomeadamente no âmbito do Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos e também Prevenção de Complicações.
- Explorando a vulnerabilidade da pessoa em situação crítica : um percurso rumo à intervenção especializadaPublication . Ferreira, Ana Sofia Gomes; Neves, Vasco Manuel da SilvaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, e descreve as atividades realizadas durante os estágios na Unidade Curricular: Estágio Final e Relatório. Este percurso visa a aquisição de conhecimentos e competências essenciais na área da Pessoa em Situação Crítica, com o objetivo de obter o título de enfermeira especialista e mestre nesta especialidade. A Unidade Curricular compreende dois contextos de estágio: um realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes e outro na Unidade de Hemodiálise, no período compreendido entre 4 de setembro de 2023 a 16 de dezembro de 2023. A metodologia adotada para este relatório foi a descritiva e crítico-refletiva, fundamentada na pesquisa bibliográfica. O propósito desta abordagem é descrever e fundamentar o percurso realizado para a aquisição de conhecimentos e competências ao longo dos estágios. A preocupação central foi a procura por uma prática de excelência nos cuidados à Pessoa em Situação Crítica, refletida na realização de atividades que visam promover a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados e o desenvolvimento de competências de enfermagem. Durante o estágio nas Unidades de Cuidados Intensivos Polivalentes e de Hemodiálise adquiri conhecimentos e desenvolvi competências especializadas. Particularmente, aprofundei o meu conhecimento sobre as atividades e funções do enfermeiro especialista, participei na prevenção de infeções, otimizei a gestão de cuidados. De facto, o estágio proporcionou uma visão da complexidade das Unidades de Cuidados Intensivos Polivalentes e de Hemodiálise. A observação, prática e interação com profissionais especializados foram importantes para o meu crescimento profissional.