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- Novos horizontes para a escola e para a disciplina de EMRCPublication . Oliveira, José António Braga de; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues; Ambrosio, Juan Francisco GarciaO paradigma de desenvolvimento procurado pela nossa sociedade não parece refletir-se na instituição escolar. Questionamo-la sobre os seus sentidos existenciais, sobre a coerência entre estes sentidos e o aparato técnico e metodológico que utiliza para se adaptar e conservar o seu design tradicional. Em frente desta escola tradicional surge, em raros contextos e como contraste, uma escola que segue um paradigma de mudança e desenvolvimento desejado. Os obstáculos que encontramos na observação da instituição escolar são surpreendentes, não obstante existirem ideias paradigmáticas que a poderiam fazer evoluir em direção a outros horizontes. Singramos pelos escritos burocráticos da escola pública para descobrirmos o Fio de Ariadne que nos pode libertar da âncora que mantém ideias fixas ao passado, para com ele direcionarmos o pensamento para as ideias paradigmática que nos protegem da tentação da utopia e do discurso opinativo sobre a escola. Este fio condutor aponta para a necessidade de encontramos as razões que clarificam o sentimento de urgência de uma mudança de cultura e de organização da instituição escolar. O subsídio de algo concretizado com sucesso, que constitua um modelo, poderá ser um catalisador para o advento de ideias inovadoras que nos permitam avançar no sentido de alcançarmos o conhecimento necessário para a geração de um modelo vivo que cresça, amadureça e se renove. É a essa renovação continuada que ancoramos o conceito de “novo horizonte”. Ao refletirmos sobre como procurar um novo horizonte para a escola entendemos que não é o mesmo que procurar um paradigma. A passagem de vagas de tecnologia facilitadoras de acesso a meios, induzem o pensamento a confundir-se e a fixar-se na aparência das coisas quando a substância verdadeiramente depende das ideias. Por isso, na nossa pesquisa foi fundamental estarmos bem direcionados para escolhermos e para clarificarmos ideias, ajustando-as e incrementando-as para que sirvam como veredas por onde se poderá caminhar em direção a uma visada de um horizonte. Nesta pesquisa encontramos, a partir-de-dentro da disciplina que lecionamos, um segundo nível de obstáculos. Surgem em confronto duas linguagens e tem persistido aquela que impõe uma linguagem autoexplicativa, que faz desfilar uma série de instantâneos da realidade, mas que se mostra insuficiente no atual contexto onde se eleva um clamor pela concretude da vida em relação com o mundo. É a partir desta questão que nos interrogamos sobre papel mediador da disciplina de EMRC na escola pública. Que veredas pode esta disciplina abrir como contributos para essa mudança desejada em direção a novos horizontes?
- Working conditions and attitudes towards work: the case of Portuguese youth from BragaPublication . Duque, Eduardo; Durán Vázquez, José F.The purpose of this study is to explore the working conditions and attitudes towards work among the youth of Braga, Portugal. Focusing on residents of the Municipality of Braga born between 1990 and 2000, we employed a quantitative approach using a non-probabilistic convenience sampling method, with a sample size of 406 people. The survey, conducted through questionnaires, reveals a complex interplay between the youth’s work attitudes and their conditions. Despite the predominance of precarious employment, their work experiences and expectations do not entirely reflect this instability. Our findings suggest a shift in the role of work in the youths’ identity compared to previous generations. This shift, common in post-industrial societies, shows that their identity is increasingly tied to the sociability their work enables and other life spheres where they seek fulfilment, as evidenced by how they utilize their earnings from these occupations.
- Grape pomace - advances in its bioactivity, health benefits, and food applicationsPublication . Almanza-Oliveros, Angélica; Bautista-Hernández, Israel; Castro-López, Cecilia; Aguilar-Zárate, Pedro; Meza-Carranco, Zahidd; Rojas, Romeo; Michel, Mariela R.; Martínez-Ávila, Guillermo Cristian G.From a circular economy perspective, the appropriate management and valorization of winery wastes and by-products are crucial for sustainable development. Nowadays, grape pomace (GP) has attracted increasing interest within the food field due to its valuable content, comprising nutritional and bioactive compounds (e.g., polyphenols, organic and fatty acids, vitamins, etc.). Particularly, GP polyphenols have been recognized as exhibiting technological and health-promoting effects in different food and biological systems. Hence, GP valorization is a step toward offering new functional foods and contributing to solving waste management problems in the wine industry. On this basis, the use of GP as a food additive/ingredient in the development of novel products with technological and functional advantages has recently been proposed. In this review, we summarize the current knowledge on the bioactivity and health-promoting effects of polyphenolic-rich extracts from GP samples. Advances in GP incorporation into food formulations (enhancement of physicochemical, sensory, and nutritional quality) and information supporting the intellectual property related to GP potential applications in the food industry are also discussed.
- Tradução de dois contos de P.D. James : os desafios da tradução do policial na contemporaneidadePublication . Fernandes, Maria Teresa da Fontoura da Cruz; Lopes, Maria Alexandra AmbrósioO presente projeto pretende apresentar uma proposta de tradução de dois contos integrados na obra de P.D. James Sleep No More: Six Murderous Tales, publicada em 2017, e procura desenvolver uma reflexão acerca dos desafios da tradução de ficção policial nos dias de hoje. No seu início, este tipo de ficção foi desvalorizado, visto como literatura inferior. Porém, uma evolução positiva tem vindo a ocorrer nas últimas décadas, encaminhando o subgénero para uma posição cada vez mais respeitada. Assim, partindo da própria prática da tradução de ficção policial, o interesse pela análise deste fenómeno surgiu com a obra da autora britânica P.D. James, e com o recurso às abordagens e estratégias de tradução de diversos investigadores dos Estudos de Tradução. O projeto pretende dar ênfase ao contributo de P.D. James para uma visão crescentemente positiva do policial. A reflexão incide nos desafios emergentes desta nova visão, e analisam-se as dificuldades concretas que se levantaram à tradução, assim como as estratégias utilizadas e soluções encontradas. Considera-se que este projeto é pertinente para os Estudos de Tradução, na medida em que o policial é um dos subgéneros literários mais consumidos e, consequentemente, traduzidos no mundo. Por essa razão, é essencial que haja mais reflexão e investigação no campo da tradução acerca deste tipo de literatura, sendo que é pela tradução que estas obras literárias se disseminam, algo que traz uma grande responsabilidade ao tradutor.
- Comportamentos desviantes e resiliência : estudo comparativo entre adolescentes não acolhidos e acolhidosPublication . Lopes, Joana Veloso; Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáIntrodução: Os adolescentes acolhidos estão mais vulneráveis a envolverem-se em comportamentos desviantes, bem como, apresentar menor capacidade de resiliência. Tendo em conta que estas características podem estar associadas ao meio familiar disfuncional que estes jovens podem experienciar e, dado que o acolhimento pode colocar estes jovens em risco de certos comportamentos, é fundamental estudar as suas diferenças comparativamente com adolescentes não acolhidos. Objetivo de estudo: o presente estudo apresenta como objetivo principal comparar os comportamentos desviantes e a resiliência entre adolescentes não acolhidos e acolhidos. Método: A amostra foi constituída por 118 adolescentes que se dividiram em dois grupos, grupo 1 (adolescentes não acolhidos) e grupo 2 (adolescentes acolhidos) com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos. Para o estudo das variáveis foram utilizados a Escala de Variedade de Comportamentos Desviantes, a Escala da Resiliência e Escala da Perceção do adolescente sobre a relação com o cuidador principal do lar de acolhimento. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas dos adolescentes não acolhidos e acolhidos nos comportamentos desviantes e nos níveis de resiliência. Contudo, ao contrário do esperado, não foi encontrada uma relação significativa entre as variáveis. Conclusão: Este estudo demonstrou nuances complexas dos adolescentes acolhidos e não acolhidos em Portugal, destacando a urgência do desenvolvimento intervenções preventivas para comportamentos desviantes. As diferenças nos níveis de resiliência enfatizam a necessidade de apoio emocional e social consistente nestes jovens.
