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- Towards sustainability in cultural programming : an analysis of a cultural institution in the Covid-19 pandemicPublication . López, Fredy Hernando Viracachá; Moura, Joana Oliveira de Almeida BacelarSince 2020, the impact of the Covid-19 pandemic has been present in many industries, including the cultural sector, where the institutions had to redefine themselves to address the needs of their audience in an alternative way. As a result, this internship report will focus on whether Lisbon's cultural programming has changed and the relationship between the relevance of culture and sustainable development in a post-pandemic environment. To this end, this dissertation examines the cultural programming of a Portuguese contemporary cultural institution as a case study: Culturgest. However, the cultural industry is composed of several production and distribution agents; therefore, in the second part of the analysis, a brief comparison with the institution, Carpintarias de São Lázaro (CSL), is developed. The objective of this report is not simply to quantify the impact of the pandemic, but to understand it. Therefore, we will complement the quantitative view of the impact of the pandemic, in Portugal and the world, with a qualitative analysis of how cultural programming has changed in the aftermath of the pandemic. For this, interviews and a literature review were done analyzing four events produced in Culturgest after the pandemic and a series of strategies suggested by UNESCO to recover the cultural sector after the health crisis. Taking Culturgest as a reference, we can conclude that Lisbon's cultural programming did not undergo substantial changes between 2020 and 2022. A commitment to egalitarian programming based on accessibility was identified, but this was by no means new. Nevertheless, the importance of this programming became more relevant in the wake of a global health crisis that gave greater prominence to the role of culture in sustainable development outside the economic, ecological, and financial frameworks.
- Necessidades paliativas em doentes institucionalizados com perturbação do neurodesenvolvimento e com deficiência intelectual associadaPublication . Marques, Ana Rita Simões Rodrigues; Capelas, Manuel Luís; Afonso, TâniaIntrodução: A perturbação do neurodesenvolvimento bem como a deficiência intelectual, associada a outras doenças crónicas, exigem soluções integradoras. O levantamento das necessidades com uma perspetiva ou um olhar paliativo pode ser um grande contributo. Metodologia: A metodologia deste estudo é observacional, descritiva, com uma abordagem quantitativa. Os dados foram colhidos por 14 profissionais de saúde. Foi recolhida uma amostra de 98 doentes institucionalizados numa IPSS, avaliados por enfermeiros. Foram utilizados como instrumento de colheita de dados o NECPAL – CCOMS - ICO© VERSÃO 3.1 2017, o IPOSv1-S7-PT, a PPS-PT-Palliative Performance Scale (PPSv2) e ainda instrumentos de caracterização (idade e patologia). Resultados: Quanto à aplicação da escala da PPS observou-se um aumento crescente de doentes com uma avaliação baixa, o que significa um maior número de doentes com elevado nível de dependência. Quanto à aplicação do instrumento NECPAL, o resultado obtido foi de 48% dos doentes (n=47) a carecerem de necessidades paliativas. Da aplicação complementar do instrumento IPOS aos doentes com NECPAL positivo (n=47) destacaram-se os sintomas de: prisão de ventre, fraqueza/falta de energia, pouco apetite, pouca mobilidade, sonolência, vómitos, náuseas, dor, falta de ar e feridas na boca/boca seca. Identificou-se ainda a existe de uma associação estatisticamente significativa entre a presença de diferentes diagnósticos e ser NECPAL positivo: 80,6% dos doentes com diagnóstico de deficiência intelectual profunda são NECPAL positivos, bem como 67,6% dos doentes com diagnóstico de paralisia cerebral e com o diagnóstico de deficiência intelectual moderada 16% dos doentes. Conclusões: Este estudo identificou os doentes com necessidades paliativas e quais os diagnósticos de saúde mental predominantes, assim como os sintomas associados a cada identificação. Permitiu ainda compreender a importância da formação, conhecimento e comunicação do papel do enfermeiro quer na área da saúde mental, quer na área dos Cuidados Paliativos.
- Peer feedback: model for the assessment and development of metacognitive competences in nursing students in clinical trainingPublication . Ferreira, António; Araújo, Beatriz; Alves, José; Príncipe, Fernanda; Mota, Liliana; Novais, SóniaPeer feedback serves as a pedagogical methodology that actively engages students throughout their academic journey. Developing metacognitive competences of students in a clinical training context motivates student’s engagement and active participation in the learning and assessment processes as added value for academic success. It is particularly effective in fostering competences that are crucial for future professional practice. This study introduces the design and development of a peer feedback model tailored for the assessment and development of metacognitive competences among nursing students undergoing clinical training, named PEERFEED-EClínico 1.0. The research employs a constructivist case study approach using a multi-method design comprising two stages: Stage 1 (S1) involves development and modeling, conducted through the first and second cycles of participatory action research (PAR); Stage 2 (S2) focuses on validity and feasibility, employing a quasi-experimental study (before and after) to validate the model’s requirements, receptivity, and potential compliance among teachers and students. Data were collected from 2018 to 2021 and involved 163 nursing students and 24 teachers/supervisors enrolled in curricular units related to clinical training during the 3rd and 4th years of their undergraduate nursing degrees. The findings highlight the PEERFEED-EClínico 1.0 model, which features four levels of implementation. The model emphasizes self-knowledge, self-reflection, and self-regulation along with communication, interpersonal relationships, and teamwork, all of which are deemed essential for students’ future professional practice. The peer feedback model promotes a centered student approach, allows the alignment of pedagogical methodologies with international frameworks of quality assurance in higher education, and contributes significantly to nursing education and science knowledge.
- Does Gen Z trust in Instagram fashion influencers? An analysis of the portuguese contextPublication . Amaral, Maria Leonor de Jesus Pereira; Fernandes, Anna Carolina Boechat ChavesThis thesis focuses on the influencer marketing market in Portugal and in the Generation Z demographic, concentrating on the effect Instagram fashion influencers’ sponsored posts have on the trustworthiness of the Instagram users/followers in them. The goal was to assess whether being a micro versus macroinfluencer has an impact on trust, if sponsorships negatively impact trustworthiness and if explicit disclosures can mitigate negative effects. A survey was implemented and allowed to conclude that there’s no influence on trust by having more or less followers, that sponsorships do worsen trustworthiness and that explicit disclosures alleviate these negative outcomes. This research highlights the importance of transparent and honest disclosures when it comes to sponsorships on Instagram.
- Monitoring of antibiotic resistance and contaminants of emerging concern in small-scale wetland-based municipal treatment systemsPublication . Teixeira, A. M.; Matos, D.; Halwatura, L.; Aga, D.; Manaia, C.Human sewage is one of the major sources of antibiotic resistant bacteria (ARB), antibiotic resistance genes (ARGs) and chemical contaminants of emerging concern (CECs). Wastewater treatment is a crucial barrier to prevent environmental contamination. This study aimed to assess the efficacy of three constructed wetlands (CWs) (<200 p.e.) located in small villages, in Northern Portugal dedicated to the treatment of domestic effluents. Twenty-four hour composite samples of influent and effluent were collected over four campaigns in the winter (March), spring (May), summer (July) and autumn (October) during the year of 2023. Triplicate total DNA extracts from 50-250 ml of sample were used to measure the abundance of biomarkers associated with anthropogenic contamination (intI1; uidA; sul1; crAssphage; ermB, ermF, qacEΔ1, tetX, mefC and aph(3´´)-ib)1 and the bacterial load through 16S rRNA gene quantification by qPCR. Cultivable Escherichia coli and total coliforms were quantified on Chromogenic Coliform Agar (CCA). CECs extracted by solid-phase extraction (SPE) were quantified by liquid chromatography-mass spectrometry (LC–MS). Total coliforms ranged from 4.5 – 6.1 log UFC/mL in influent samples and 1.7 – 3.8 log UFC/mL in effluent samples. Total bacterial abundance, assessed based on the 16S rRNA gene, ranged between 8.0 – 8.9 log-units gene copy/mL in influent and 6.3 – 7.6 log-units in effluent. The biomarkers tested showed removal values of up to 3 log-units gene copy/mL. The chemical analysis of 119 compounds showed that pain killers as acetaminophen, illicit drugs as cocaine, antihyperlipidemic as fenofibric-acid, antihypertensives as irbesartan or psychoactive drugs as oxazepam were present in all samples (1st and 2nd campaigns), persisting after treatment. The results obtained so far suggest that the three CWs have good treatment capacity, with an important role of macrophytes, although dependent on the growth stage along the year, and with limited capacity to remove CECs.
- Representatividade étnico-racial nas redações de imprensa escrita em PortugalPublication . Santos, Sara Azevedo Fernandes dos; Pereira, Ana Catarina Valdigem JacintoA presente dissertação pretende analisar a falta de representatividade étnico-racial nas redações de imprensa escrita em Portugal e como isso pode afetar a representação de minorias. A representatividade étnico-racial nos meios de comunicação social portugueses não é muito alta, com os jornalistas pertencentes a estas minorias a trabalhar principalmente em meios cuja propriedade económica é independente. Para fazer esta pesquisa foi desenvolvido um inquérito dirigido a jornalistas de forma a compreender quem compõem as redações de imprensa escrita e como desenvolvem o seu trabalho na representação de minorias. Foram recolhidas 120 respostas no período de um mês. Uma das principais conclusões desta dissertação é que apesar de ainda haver mais representações das minorias relacionadas com conflito, não há muita diferença para a representação de harmonia.
- Humoristas como novos endorsers e o seu impacto nas perceções das marcasPublication . Ferreira, Íris Freire Fernandes; Victorino, Mariana Hidalgo Barata MartinsCom o surgimento cada vez mais frequente de campanhas publicitárias que contam com a participação de humoristas como endorsers, torna-se imperativa a investigação acerca do possível impacto dessas colaborações na perceção das marcas, tanto na perspetiva dos consumidores como na perspetiva das próprias marcas. Este é um fenómeno relativamente recente pelo que carece de literatura e de investigações aprofundadas, o que reforça o caráter inovador do presente estudo. Os objetivos principais desta investigação são, primeiramente, analisar se a presença de humoristas em campanhas publicitárias teve impacto na perceção da marca e nas associações que os consumidores fazem à mesma, assim como, compreender de que forma os humoristas são percecionados como endorsers. Por último, compreender as razões pelas quais as marcas optam por conduzir campanhas publicitárias com humoristas em detrimento de outro tipo de endorsers. A problemática em análise motivou a utilização de uma metodologia de investigação mista, que combina abordagens quantitativas e qualitativas, compreendendo estas a análise de entrevistas em profundidade ao managing director da agência Voodoo Brands, profissional com mais de 20 anos de experiência em campanhas com humoristas e uma segunda entrevista com a coordenadora de comunicação do ActivoBank, marca que habitualmente utiliza humoristas nas suas campanhas. As entrevistas forneceram insights sobre os benefícios, desafios, riscos e recomendações envolvidos nesta estratégia de comunicação. Além disso, foi aplicado um inquérito por questionário aos consumidores e possíveis consumidores, que contou com dois estímulos publicitários de campanhas que recorreram a humoristas. Este questionário completou a recolha dos dados primários e teve como objetivo obter a perspetiva dos consumidores relativamente à campanha da Worten com o humorista Ricardo Araújo Pereira e à campanha do ActivoBank com a humorista Mariana Cabral, conhecida como “Bumba na Fofinha”. Os principais resultados da presente dissertação indicam que os humoristas são percecionados como endorsers populares, credíveis e qualificados pelos consumidores. A utilização de humoristas como endorsers pode trazer benefícios significativos às marcas, incluindo o aumento de notoriedade e empatia com o consumidor. Tanto a atitude em relação ao anúncio como à marca mostraram-se positivas, demonstrando o sucesso deste tipo de estratégia publicitária e o impacto resultante na perceção sobre as marcas.
- Diferenças de sexo nas funções executivas em crianças de idade pré-escolarPublication . Cardoso, Mafalda Gomes Ferreira Palmela; Ribeiro, Filipa Delgado Neiva CorreiaIntrodução: Este estudo teve como objetivo principal investigar a existência de diferenças de sexo nas funções executivas, nomeadamente no controlo inibitório, na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho, ao longo da idade pré-escolar, numa amostra de crianças portuguesas. A investigação científica tem explorado ao longo dos anos o desenvolvimento destas funções em crianças de idade pré-escolar, porém, a análise das diferenças de sexo neste domínio é limitada e carece de investigação aprofundada. Metodologia: Foram avaliadas 63 crianças em idade pré-escolar e com um desenvolvimento típico, com recurso a três instrumentos da aplicação Early Years Toolbox através de suporte informático (iPad), “Fish and Sharks”, para avaliar o controlo inibitório, “Card Sorting”, para avaliar a flexibilidade cognitiva e “Mr. Ant” para avaliar a memória de trabalho. Resultados: Observaram-se diferenças significativas no controlo inibitório, com as raparigas a apresentarem melhores resultados do que os rapazes nos 4 anos, contudo, essas diferenças diminuíram nos 5 anos. Na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho não foram encontradas diferenças de sexo significativas. Por outro lado, as funções executivas melhoraram com a idade na flexibilidade cognitiva e na memória de trabalho. Conclusão: Neste estudo, investigámos as diferenças de sexo nas funções executivas em crianças de idade pré-escolar. Observou-se que o sexo pode influenciar o controlo inibitório, mas não parece ter um papel significativo na flexibilidade cognitiva nem na memória de trabalho. Paralelamente, foi notável um desenvolvimento das funções executivas ao longo da idade pré-escolar. Esta investigação contribui para uma compreensão mais ampla do efeito do sexo nas funções executivas na infância e destaca a importância de considerar certos fatores individuais do desenvolvimento deste grupo etário. Investigações futuras, com uma amostra alargada e equilibrada e tendo em consideração influências sociais e do ambiente, podem ser benéficas para uma compreensão mais detalhada deste tema.
- O conhecimento epistémico docente - reflexão autobiográficaPublication . Carneiro, Alexandra P.; Alves, José MatiasDo desafio da investigação sobre o conhecimento dos professores emerge a necessidade do autoconhecimento como forma de recuperar a identidade e a intencionalidade pedagógica: reconhecer o que pensamos, acreditamos e, sobretudo, o que sabemos profissionalmente (Fenstermacher, 1994). Do conhecimento epistémico (quer científico, quer pedagógico), assim como da experiência prática, resulta o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor, quando apoiado em momentos de reflexão e de trabalho colaborativo e ainda em aprendizagem e formação contínua. Tomando como objeto o próprio percurso de investigação e usando o estudo autobiográfico como instrumento de aprendizagem e construção do próprio investigador (Abrahão, 2003), parte-se da questão de Kelchtermans (2017): “Porque é que os professores estão a fazer o que estão a fazer da forma como estão a fazer?” para abordar a complexidade do conceito de conhecimento epistémico docente. Narra-se o percurso marcado pelas incertezas mas também pela procura da autocompreensão e consciência de si mesmo na docência. A deslocação entre os tempos da narrativa – passado e presente – lança novas questões em direção ao futuro, já que o investigador-narrador toma consciência das transformações durante o seu exercício profissional. Conclui-se que a reflexão e o registo autobiográfico constituem processo de formação docente relevantes por favorecerem a metacognição da ação docente, servindo de referência metodológica para o trabalho curricular.
- Plano integrado de cuidados paliativos na área geográfica do ACES Lezíria e Hospital Distrital de SantarémPublication . Dias, Ricardo Gonçalves; Capelas, Manuel Luís; Alvarez-Ossorio, Zacarias RodríguezResumo: Os Cuidados Paliativos (CP), enquanto direito humano de todo o cidadão, são uma abordagem que aumenta a qualidade de vida dos indivíduos e famílias, face a uma condição de doença limitativa de vida, pela prevenção e alívio do sofrimento. Contudo, a falta de recursos, a falta de formação e o cuidado fragmentado têm sido apontados como barreiras à sua implementação. Neste contexto, urge a necessidade de repensar e planificar estratégias de implementação de CP que deem resposta às necessidades identificadas em cada território, no sentido de promover um cuidado articulado e flexível. Metodologia: Com o objetivo de desenvolver um plano integrado de resposta em cuidados paliativos na área do ACeS Lezíria e do Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi usada uma abordagem quantitativa na realização de um estudo epidemiológico e uma abordagem qualitativa com recurso à técnica de Focus Group, que teve como participantes os elementos integrantes das equipas de cuidados paliativos existentes na área. Utilizando dados estatísticos emanados de entidades públicas, foi realizada uma descrição demográfica e clínica da área de abrangência do ACeS Lezíria e HDS, que permitiu a estimação de necessidade de recursos. Resultados e conclusões: Foi apurado que no ano de 2021, pelo menos 65% da população morreu devido a uma doença crónica, avançada e progressiva, o que corresponde à estimativa de pessoas com necessidades de cuidados paliativos. Dessa forma, objetivou-se também uma taxa de cobertura das equipas de paliativos de 14%, na área em estudo. Partindo destes resultados e dos obtidos no Focus Group, foi elaborado um plano, cuja implementação, permitirá o acesso a cuidados paliativos a toda a comunidade em todos os ambientes e consoantes as suas necessidades.