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- The power of signed songPublication . Pereira, JoanaAntónio Cabral was born profoundly deaf and had never thought of getting involved in music. While growing up, he had an interest in theatre and painting, and went on to paint professionally. Mãos que Cantam (Singing Hands) is the first professional, Deaf-led signed song group in Portugal. Created in 2010, the group is composed by five Deaf artists (António Cabral, Cláudia Dias, Carlos Gonçalves, Débora Carmo and Patrícia Carmo), one hearing conductor (Sérgio Peixoto) and the group’s designated Portuguese Sign Language interpreter (Sofia Figueiredo). The Deaf artists work as a team, translating lyrics into an aesthetic form of Portuguese Sign Language (Língua Gestual Portuguesa, LGP). Expressing musical elements visually, using different signing voices, developing synchronism to the original song, and rehearsing beginnings and endings of signed verses are all results of a group effort, in a fruitful Deaf-hearing collaboration, based on a profound respect for the language and culture of the Portuguese Deaf community. Colin Thomson is one of the first Deaf sign-singers in the UK. He had a Deaf father, and has a profoundly deaf brother. He was born deaf and had some hearing growing up, until he became profoundly deaf at age 13. He started performing at 16 at a Deaf club and has now been performing for over 40 years. His method for creating translated signed songs is very specific. He uses elements from British Sign Language (BSL) poetry, such as producing signs with the same handshape during a whole verse, and making use of particular rhythmic techniques. Furthermore, he changes the original lyrics of mainstream songs in order to tell stories about the experiences of Deaf people, which pleases Deaf audiences and informs hearing spectators on Deaf culture.
- Utilização de vetiver, vermicomposto, hidrogéis e bioinóculos como estratégia de fitogestão de escombreirasPublication . Rodrigues, Nadine Silva; Moreira, Helena Maria Gomes; Pereira, Sofia Almeida; Castro, Paula Maria Lima eA extração mineira é uma das principais fontes de contaminação do solo. A sua atividade promove usualmente a acumulação de resíduos provenientes da extração e tratamento de minérios tendo como consequência a formação de escombreiras a céu aberto. Estas representam um elevado risco ambiental, uma vez que podem libertar contaminantes, nomeadamente metais e metalóides, afetando as áreas e populações circundantes. De modo a prevenir a libertação dos contaminantes existentes nos resíduos das escombreiras, é necessária a contenção e gestão adequada destes materiais. A fitogestão é considerada uma estratégia de intervenção ecológica para estas áreas, que combina a fitorremediação com técnicas sustentáveis de gestão. Para isso, utiliza plantas de elevado valor económico, que podem servir como matéria-prima para vários fins, proporcionando retornos financeiros e sociais. Esta estratégia pode também utilizar corretivos e microrganismos (bioinoculantes) para promover o crescimento das plantas utilizadas e melhorar as propriedades físicas e químicas do solo/substrato. A Vetiver (Chryzopogon zizanioides (L.) Roberty) é uma cultura de elevada biomassa que tolera condições ambientais adversas e tem o potencial de produzir produtos distintos, como forragem e materiais de construção. O crescimento da Vetiver pode ser beneficiado pela aplicação de corretivos e a inoculação com microrganismos benéficos, como bactérias promotoras do crescimento vegetal (BPCV) e fungos micorrízicos arbusculares (FMA). Neste estudo, foi avaliado o uso de corretivos, nomeadamente um vermicomposto e um hidrogel biodegradável comercial (Polyter), e a inoculação de microrganismos para promover o crescimento da Vetiver e a estabilização de metais em escombreiras de uma antiga mina de tungsténio (mina da Borralha, Portugal). Para avaliar os efeitos dos tratamentos, foi realizado um ensaio em estufa durante 180 dias. O bioinóculo consistiu numa mistura de uma BPCV, Cupriavidus pauculus, e esporos dos FMAs de Rhizoglomus irregulare, Funneliformis mossae e F. caledonium (Mix). A bactéria utilizada foi previamente isolada da área da escombreira e caracterizada quanto à capacidade de produzir substâncias promotoras de crescimento vegetal, nomeadamente sideróforos e amónia. O bioinóculo foi previamente misturado com o hidrogel nos tratamentos em que a combinação de ambos foi testada. Após seis meses, foi avaliado o crescimento da Vetiver nestes tratamentos e as propriedades químicas e bioquímicas (enzimas) dos materiais da escombreira. Os resultados mostraram que a utilização combinada de hidrogel, vermicomposto e os microrganismos (Mix) promoveu um maior crescimento da planta. A disponibilidade de nutrientes e matéria orgânica aumentou devido à adição do vermicomposto, tendo a sua aplicação permitido também diminuir a biodisponibilidade de vários metais no solo. O tratamento com a Mix contribuiu apenas para a diminuição da concentração de Cu. Este estudo demonstra o potencial do uso da fitogestão com vetiver e corretivos, nomeadamente com o vermicomposto, na estabilização de metais, prevenindo assim a sua disseminação.
- Λόγος παρακλήσεως : um estudo exegético-teológico de At 13, 16-41Publication . Bairrinho, Francisco José Gaspar; Correia, João Alberto SousaO presente estudo intende propor um caminho exegético-teológico, a partir da perícope bíblica de At 13, 15-41, que narra a pregação de Paulo em Antioquia da Pisídia. Depois de um primeiro capítulo que historiciza o processo de helenização e os seus influxos no enraizamento das comunidades da diáspora, cruciais para o desenvolvimento da missão paulina, assim como da reforma cultual, procedemos a uma análise literário-teológica, em busca das traves mestras teológicas que habitam o nosso texto. Convergimos, posteriormente, no aspeto teológico, que explora a história de Israel dentro da história da salvação, na condição de um contato privilegiado de Deus com a humanidade e expande uma relação de continuidade, segundo o modelo padrão: profeciacumprimento.
- Literacia para a cidadania e a democracia: enquadrar a propaganda no âmbito da comunicação persuasiva organizadaPublication . Müller, NaídeA ameaça global aos ideais democráticos e aos direitos e liberdades fundamentais exige que os cidadãos avaliem criticamente as diferenças entre formas de persuasão consensuais e formas de persuasão não consensuais, manipuladoras e propagandísticas, a fim de fazerem escolhas livres e informadas. A partir de um trabalho etnográfico com uma organização portuguesa de defesa dos direitos das mulheres durante seis meses (janeiro-junho de 2021), este artigo discute a intersecção das relações públicas ativistas e da comunicação persuasiva organizada no âmbito de campanhas feministas. A propaganda surge como um fenómeno sociológico multifacetado e as campanhas de comunicação analisadas neste estudo indicam que, por princípio, a comunicação ativista feminista pode operar no âmbito da persuasão estratégica consensual e não da propaganda. Os resultados também ilustram as possíveis contribuições das relações públicas para a mobilização social, participação cívica e adesão democrática. As observações mostraram que nem todos os tipos de persuasão são prejudiciais ou falsos e que a propaganda não serve apenas para mudar opiniões, mas muitas vezes pretende manter as tendências dominantes e o status quo.
- A influência da excelência do cuidado nas transições de vida saudáveisPublication . Pacheco, Carla Alexandra dos Santos; Fernandes, Filipa Alexandra VeludoNo âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, integrada no Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem de Lisboa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, foi proposta a elaboração do presente relatório como objeto de apreciação e discussão pública. Este relatório pretende demonstrar de forma crítica e reflexiva as atividades desenvolvidas ao longo dos estágios efetuados, fazendo referência ao processo evolutivo das diferentes competências no cuidado de excelência à pessoa em situação crítica. Transversalmente ao percurso de aprendizagem clínica foi elaborada uma Scoping Review no âmbito da influência dos estilos de liderança na motivação e satisfação dos profissionais de saúde. A evidência ressalva que a liderança influencia os profissionais de saúde na motivação e satisfação profissional, podendo provocar alterações na autonomia, rotatividade nos serviços e gerar stresse e síndrome de burnout. Centrei a minha prática no paradigma da transformação incidindo o meu pensamento em Enfermagem na Teoria das Transições de Afaf Meleis, que possibilitou o desenvolvimento do cuidado de excelência. Este percurso permitiu-me integrar a teoria no cuidado especializado à pessoa em situação crítica e, consequentemente, contribuir para desenvolver competências de Enfermeira Especialista. Foi realizado em dois contextos de estágio: Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Atendimento Urgente. Na Unidade de Cuidados Intensivos, a par da aquisição de competências específicas e técnicas, incidi o cuidado no estabelecimento de uma relação de confiança e cooperação para com o cliente e família, apoiando nos processos de mudança nomeadamente na comunicação com o cliente ventilado e família. Na Unidade de Atendimento Urgente abordei a prevenção e controlo das infeções associadas aos cuidados de saúde e efetuei a gestão da dor e da comunicação de más noticias. A realização deste curso de Mestrado possibilitou-me a consolidação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências na minha aprendizagem profissional, permitindo-me, de forma crítica e consciente conceber cuidados de enfermagem especializados baseados em conhecimentos que emergem da investigação.
- Estudo da aplicabilidade dos exercogs na plataforma Pepe em séniores que frequentam estruturas de apoio à pessoa idosaPublication . Lima, Madalena Amaral de Sousa Raposo de; Nunes, Maria Vânia Silva; Bernardino, Alexandre José MalheiroIntrodução: A prevalência de défice cognitivo ligeiro e demência tem vindo a aumentar com implicações profundas na qualidade de vida dos séniores e desafios significativos nos cuidados de saúde. A heterogeneidade de patologias, a falta de recursos personalizáveis e disponíveis, bem como a escassez de profissionais de saúde, são comuns nas estruturas de apoio à pessoa idosa. Este estudo pretende avaliar a viabilidade de usar uma plataforma de realidade virtual aumentada (PEPE) com quatro videojogos cognitivos (exercogs) nas estruturas de apoio à pessoa idosa (outcome principal) e, secundariamente, explorar os potenciais efeitos multidimensionais desta tecnologia junto dos idosos com e sem alterações cognitivas. Metodologia: A amostra foi composta por 12 profissionais de saúde e 60 séniores que frequentam estruturas de apoio geriátrico. Para avaliar o outcome principal (estudo da aplicabilidade) aplicaram-se medidas de adesão, usabilidade e satisfação junto dos séniores e dos profissionais de saúde. Os séniores foram distribuídos pelo grupo experimental (N=30) e o grupo controlo (N=30). O primeiro grupo foi submetido à intervenção com o PEPE enquanto o segundo não foi alvo de intervenção. Para explorar os possíveis efeitos desta tecnologia avaliaram-se distintas dimensões (cognição, humor, solidão e qualidade de vida) no pré e pós-teste. Resultados: Observaram-se níveis elevados de aceitação e facilidade de uso da tecnologia por parte dos séniores e dos profissionais de saúde. Os resultados revelaram uma adesão significativa dos séniores à intervenção (91,68%) e um marcado interesse para dar continuidade à utilização desta ferramenta no futuro. Adicionalmente, após a intervenção com o PEPE, constataram-se melhorias estatisticamente significativas, no grupo experimental, em todas as dimensões avaliadas. Conclusão: Os resultados preliminares da aplicação dos exercogs na paltaforma PEPE destacam o vasto potencial desta tecnologia como uma ferramenta útil e complementar nas abordagens dos profissionais de saúde junto dos idosos que frequentam estruturas de apoio geriátrico.
- Tempo de ecrã e funcionamento executivo de crianças entre 6-8 anosPublication . Tomás, Inês Sofia Patrício; Rato, Joana Maria RodriguesIntrodução: A emergência digital trouxe uma constante presença dos dispositivos eletrónicos na rotina das crianças levantando questões acerca do seu impacto no bem-estar e desenvolvimento cognitivo. Estudos anteriores têm vindo a demonstrar resultados contraditórios, tendo o seu enfoque em idades pré-escolares. Com a presente investigação pretendeu-se caracterizar o tempo de utilização de diferentes dispositivos eletrónicos pelas crianças do 1º ciclo escolar do ensino básico e verificar a sua relação com a atenção e as funções executivas. Metodologia: A amostra selecionada por conveniência é constituída por 65 crianças dos 6 aos 8 anos (M=7.1; DP=0.79), sendo que 44.6% são do sexo masculino e 55.4% do sexo feminino, de uma escola básica na região de Mafra pertencente à Área Metropolitana de Lisboa (AML). Os instrumentos utilizados incluíram heterorelato e medidas de desempenho direto. Para caracterização das rotinas das crianças quanto ao uso dos dispositivos eletrónicos aplicou-se aos pais o QTEC, e para avaliar as funções executivas aplicou-se a BRIEF. Para avaliar a atenção e funcionamento executivo de crianças de diferentes grupos de tempo de ecrã foram ainda aplicados os subtestes Fluência Verbal, Cancelamento de Sinais e Trilhas A e B da BANC. Resultados: Os resultados obtidos mostram que existem diferentes padrões de utilização dos dispositivos de ecrã durante a semana e ao fim-de-semana, constando-se uma maior utilização nos dias livres escolares. Quase metade da amostra tem, pelo menos, um dispositivo próprio. Destaca-se uma associação significativa entre a Televisão e as subescalas Planeamento e Índice de Metacognição, e o Computador com a subescala Monitorização. Quanto maior o tempo de exposição a estes dispositivos, maiores as dificuldades de a criança planear ações, definir metas, monitorizar os seus próprios pensamentos/comportamentos, bem como adaptar as suas estratégias cognitivas face aos desafios com que se defronta. Após definir dois grupos, baixo e médio/alto risco de excesso do digital, foram observadas diferenças significativas nas tarefas de Cancelamento de Sinais, Trilhas B e Fluência Verbal Fonémica, com um desempenho pior no grupo com superior exposição digital. Conclusões: As conclusões revelam que as diretrizes da OMS para o tempo de ecrã ainda não são inteiramente cumpridas. Os nossos resultados corroboram estudos anteriores, quanto à dominância do tempo passado em frente aos ecrãs, confirmando que as crianças portuguesas entre os 6 e os 8 anos de idade, com maior tempo de ecrã, podem ter dificuldades em manter a atenção e monitorar a sua auto-regulação em tarefas cognitivas. A comunidade educacional deve analisar com cuidado o uso e o conteúdo do tempo de ecrã das crianças em início de escolaridade.
- Amigos e inimigos do povo: representações das figuras históricas nos manuais escolares destinadas às gerações pós-80 e pós-90 chinesasPublication . Zhou, ShenglanEste artigo estuda dois conjuntos de manuais escolares do ensino primário da Literacia Chinesa criados no contexto da Campanha de Educação Patriótica durante as décadas de 1980 e 1990. O seu objetivo é revelar a relação entre propaganda e educação na República Popular da China (RPC) e as representações dos ‘amigos’ e ‘inimigos’ do povo chinês criadas pelo Partido Comunista Chinês. Utilizamos a análise crítica do discurso como o método da investigação. O presente estudo revela que os conceitos de propaganda e educação no contexto da RPC são ontologicamente permutáveis. Os principais ‘heróis’ criados nesta campanha são os líderes do Partido Comunista Chinês que são retratados como ‘amigos’ ou ‘famílias’ do povo chinês. Existe também uma representação ambígua mas positiva sobre Sun Yat-Sen, fundador da República da China e do Partido Nacionalista Chinês. Esta ambiguidade pode ser explicada pela relação política e económica instável entre a RPC e Taiwan durante este período. Os ‘inimigos’ criados nesta campanha são principalmente os nacionalistas ‘anti-revolucionários’ e os invasores japoneses. Estes dois grupos partilham representações semelhantes, apesar de aparecerem em contextos históricos diferentes. Esta semelhança acontece provavelmente devido às diferentes narrativas e memórias coletivas criadas sobre os mesmos acontecimentos históricos pelo Japão e Taiwan neste período.