Browsing by Issue Date, starting with "2023-05-30"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- O percurso para o desenvolvimento de competências especializadas na área de enfermagem à pessoa em situação críticaPublication . Moreira, Telma Isabel Teixeira; Gonçalves, Patrícia Daniela BarataO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, inserida no 2º ano do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem do Instituto Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, a decorrer no ano letivo 2022/2023. Este documento pretende descrever o percurso desenvolvido nos contextos de estágio, enunciando os objetivos definidos e as atividades desenvolvidas e refletindo, de forma crítica, sobre a aquisição de competências que dele resultou. Durante o primeiro ano deste curso, foi realizado um estágio numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, no âmbito da Unidade Curricular A Pessoa em Situação Crítica e Família – Vigilância e Decisão Clínica. No primeiro capítulo do presente relatório, várias é realizada uma reflexão acerca das competências do enfermeiro especialista desenvolvidas neste contexto, dando continuidade ao percurso de desenvolvimento de competências especializadas na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica. No âmbito na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, decorrida no segundo ano do curso, foram integrados dois contextos de estágio. O primeiro momento de aprendizagem ocorreu numa Unidade de Queimados e o segundo momento num Serviço de Urgência Polivalente. O presente relatório abrange a caracterização dos dois contextos e uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e aquisição de competências decorrido nos mesmos. Para a sua elaboração, optou-se por uma metodologia descritiva e reflexiva, tendo por base as experiências vivenciadas, devidamente fundamentadas, recorrendo, para tal, à evidência científica suportada em livros, artigos científicos e documentos referentes à legislação aplicável. A estrutura do relatório tem por base os domínios de competências comuns do Enfermeiros Especialista, definidos pela Ordem dos Enfermeiros. Ao longo do trabalho é salientada a prática profissional, com enfoque na temática da dor, salientando-se a realização de duas revisões de literatura nos diferentes contextos de estágio. O percurso realizado contribuiu para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, permitindo percorrer o caminho para obtenção de grau de mestre, desenvolvendo assim, o sentido crítico e a autonomia, evidenciados na tomada de decisão.
- Desenvolvimento de competências especializadas e humanas no cuidar da pessoa em situação críticaPublication . Borges, Maria de Lurdes Portela; Ferreira, Maria Amélia DiasO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, lecionado na Universidade Católica Portuguesa do Porto. Este teve como principal objetivo relatar o percurso realizado no desenvolvimento de competências académicas enquanto mestre e especialista na área em estudo. O interesse em enveredar neste curso de mestrado, surgiu pela necessidade de evolução de capacidades para além dos cuidados generalistas, de forma a direcionar o foco de intervenção para uma área de atuação especializada. Neste sentido, ao longo de todo o documento foi feita uma análise critico-reflexiva acerca do desenvolvimento de competências como enfermeiro especialista, com base em fundamentação teórica e evidência atual. Assim, em termos estruturais começou-se por justificar a escolha desta área de especialidade tendo em conta a experiência anterior. Seguida, do relato do percurso realizado através da apresentação dos objetivos previamente traçados, das atividades desenvolvidas e por fim foram expostas as competências adquiridas nos contextos de estágio. O relatório abrangeu dois períodos de estágio incluídos no âmbito Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, tendo ambos decorrido em ambiente de cuidados intensivos. O primeiro contexto decorreu num serviço de medicina intensiva polivalente de um centro hospitalar da região do Norte e o segundo num serviço de cuidados intensivos de uma instituição oncológica. O foco principal dos estágios realizados foi o desenvolvimento de idoneidades na abordagem à pessoa em situação crítica. A prática baseada na evidência foi uma das ferramentas presente ao longo deste percurso, pelo que houve a necessidade de realizar uma revisão integrativa da literatura em uma área do saber específica “Ventilação não Invasiva em Pacientes Hemato-oncológicos”. Esta revisão para além de ter potenciado o desenvolvimento de competências como mestre, permitiu o aprimoramento de conhecimentos e melhores práticas no que concerne ao uso de modalidades ventilatórias em doentes particularmente vulneráveis como são os hemato-oncológicos. Concluído este percurso, pode-se considerar que foram desenvolvidas competências inerentes aos domínios comuns e específicos de um enfermeiro especialista, e que este permitiu não só um crescimento pessoal, mas também profissional. Assim, considero-me atualmente um enfermeiro com capacidade de prestar cuidados especializados, com uma visão mais crítica e humanizada, na prestação de cuidados à pessoa em situação critica.
- O desenvolvimento moral na adolescência : uma aproximação pedagógica à Unidade Letiva 3 do 7.º ano : riqueza e sentido dos afetosPublication . Félix, Diana Sofia Silva; Teixeira, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues; Garcia Ambrosio, Juan FranciscoO presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas, tem como propósito relatar as experiências vivenciadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), apresentando, igualmente, uma análise reflexiva sobre o impacto que a PES teve no meu desenvolvimento e na minha aprendizagem, enquanto docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Todo o trabalho desenvolvido aquando da PES orientou-se pelo objetivo de aferir de que forma a disciplina de EMRC poderá contribuir para o desenvolvimento moral na adolescência. Neste seguimento, conseguimos constatar que a disciplina de EMRC surge como um lugar privilegiado para o desenvolvimento moral dos adolescentes, na medida em que adotando estratégias adequadas permite que os alunos dialoguem, reflitam e tomem consciência do que é, efetiva e moralmente, correto. Para além da disciplina de EMRC existem outros fatores que poderão contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes no que às questões morais diz respeito. Desta forma, o presente trabalho apresentará e refletirá sobre estudos realizados no âmbito da psicologia, sociologia e expostos em alguns documentos do magistério, os quais, também, nos mostram de que forma se processa o desenvolvimento moral na adolescência. Este trabalho pretende, num último momento, realçar uma proposta didática que, envolvendo alunos, professores e a comunidade educativa, possa proceder a uma reformulação da unidade letiva (UL) explorada, expressando, através da mesma e de um modo mais concreto, o desenvolvimento moral na adolescência.
- Dietary inclusion of blood hydrolysates affects muscle growth in European seabass (Dicentrarchus labrax)Publication . Velasco, Cristina; Resende, Daniela; Oliveira, Beatriz; Canada, Paula; Pereira, Miguel; Pereira, Carlos; Pintado, Manuela; Valente, Luisa M. P.Dietary supplementation with hydrolysates has been suggested to influence muscle protein synthesis and fish growth. This study assessed the impact of including 3% swine blood hydrolysates (BH) in a plant-based diet on muscle cellularity and the expression of molecular markers related to muscle fibre proliferation and hypertrophic growth of European seabass. Three BH fractions were obtained by two different processes, autohydrolysis (AH-H) and enzymatic hydrolysis followed by micro- (RMF-H) and nanofiltration (RNF-H). Each BH was added to a commercial-based diet, where 50% of fishmeal was replaced by vegetable proteins (negative control, NC). A fishmeal-based diet was used as positive control, PC. The diets were fed to juveniles (12 g) during 74 days. The RMF group showed down-regulation of myod1 and fgf4, essential to myoblast proliferation and differentiation, and upregulation of mafbx, responsible for protein breakdown, resulting in impairment of muscle hyperplasic growth and the lowest muscle fibres number. However, compensatory growth mechanisms were observed through capn1 downregulation and mymk upregulation, suggesting decreased muscle proteolysis and increased myoblast fusion. Despite this, the compensatory mechanisms were insufficient as RMF group had the worst growth. RNF group had a final weight similar to the NC, but downregulation of fgf4, fgf6 and capn1 may compromise growth potential at long term. The expression of these genes in the AH group was similar to that in the FM-based diet. Despite not having demonstrated growth promotion ability, BH affect muscle growth and cellularity factors, prompting further research on commercial-sized fish to reveal their impact on important commercial traits.
- Cuidado especializado na humanização de cuidados à pessoa em situação críticaPublication . Carvalho, Lília Cristiana da Silva; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesO presente Relatório, desenvolvido através de uma metodologia descritiva, critico reflexiva, visa espelhar o percurso decorrido ao longo da unidade curricular Estágio Final e Relatório, integrada no plano curricular do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, através das atividades desenvolvidas em dois contextos de estágio. O primeiro contexto foi realizado no serviço de urgência e o segundo na unidade de cuidados intensivos polivalente, ambos em instituições hospitalares na região Norte do país, permitindo o desenvolvimento de conhecimentos na especialidade de enfermagem médico cirúrgica. O relatório encontra-se elaborado pela ordem cronológica dos acontecimentos, fazendo inicialmente uma breve referência ao primeiro estágio deste mestrado, evidenciando as principais aprendizagens desenvolvidas. Seguem-se os subcapítulos, organizados segundo os domínios das competências comuns do enfermeiro especialista, estipulados pela Ordem dos Enfermeiros, onde se identificam as competências adquiridas no estágio final. No desenvolvimento do relatório são espelhadas as atividades desenvolvidas para aquisição de competências, sempre com base na humanização dos cuidados. A excelência do cuidar, foi a linha orientadora deste percurso, assim, ao longo deste relatório são evidenciadas as intervenções que mais contribuíram para a melhoria dos cuidados. A proposta de protocolo acerca da identificação das alergias, no serviço de urgência, efetuada no âmbito da segurança do doente, bem como, a revisão de literatura acerca das intervenções do enfermeiro para a redução da incidência do delirium na pessoa em situação critica internada em UCI, são destacadas pelo contributo de melhoria que deram tanto aos serviços como à aprendizagem. Ao longo deste relatório são descritas as intervenções realizadas em áreas como a humanização dos cuidados, promoção do bem-estar e conforto, integração da família nos cuidados de saúde, gestão de cuidados, segurança da pessoa em situação crítica, comunicação e prevenção de complicações, evidenciando e fundamentado, a importância do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica, na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica. O desenvolvimento deste relatório, permitiu uma nova reflexão sobre o percurso desenvolvido ao longo deste mestrado, valorizando a necessidade de fundamentar a ação de enfermagem em evidência atual e pertinente. As aprendizagens descritas contribuíram para a evolução enquanto profissional, através de uma prática especializada e segura, consciente da necessidade constante de acompanhar a prática de cuidados com a investigação, pois a qualidade dos cuidados é indissociável da evidência.