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- Social-emotional skills, career adaptability, and agentic school engagement of first-year high school studentsPublication . Oliveira, Íris M.; Castro, Inês de; Silva, Ana Daniela; Taveira, Maria do CéuThe transition to the first year of high school constitutes a critical moment because it corresponds to the implementation of a career choice, which can impact students’ satisfaction and psychosocial adjustment. The career construction model of adaptation holds potential to explain how students adapt to high school, by suggesting linkages among adaptive readiness, resources, responses, and results. However, research applying the career construction model to school transitions, combining social-emotional, career, and academic variables is still needed. This study explores the roles that social-emotional skills (an indicator of adaptive readiness) and career adaptability (an indicator of adaptability resources) play in explaining first-year high school students’ agentic school engagement (an indicator of adapting responses). Measures of social-emotional skills, career adaptability, and school engagement were completed by 136 students (63.2% girls; M age = 15.68). Results from the hierarchical linear regression analysis suggest that social-emotional skills and career adaptability explain 32% of the variance and significantly contribute to explaining agentic school engagement. These findings seem illustrative of the potential of the career construction model of adaptation to deepen knowledge and understanding about the transition to high school and the implementation of career choices. Aligned with the literature, this study supports the calls for integrative psychological practices that acknowledge social-emotional, career, and academic variables when fostering students’ psychosocial adjustment.
- As competências dos fisioterapeutas na identificação das necessidades paliativas de doentes internados em terapia intensiva : Brasil versus PortugalPublication . Benittes, Larissa Baptista; Sapeta, Ana PaulaIntrodução: O Cuidado Intensivo foi desenvolvido para tratar doentes que tenham lesões ou doenças agudas tendo como um dos objetivos a manutenção dos sinais vitais. Hoje, lida com portadores de doenças crônicas, limitantes e ameaçadoras de vida onde as propostas curativas nem sempre são possíveis de serem atingidas com sucesso. O Cuidado Paliativo é uma abordagem terapêutica, realizada por uma equipe multidisciplinar na qual o fisioterapeuta está inserido, com objetivo de promover qualidade de vida, aliviar e prevenir sofrimento dos doentes com doenças ameaçadoras de vida. Materiais e Métodos: Este estudo qualitativo, exploratório e descritivo será realizado através de um questionário que será disponibilizado a Fisioterapeutas, recrutados por bola de neve, que realizam atendimento em Cuidados Intensivos em Portugal e no Brasil. Limitações: O acesso aos indivíduos para compor a amostra do estudo, o tempo a ser utilizado para responder ao questionário e a diferença cultural dos indivíduos estudados e sua atuação profissional em cada país podem ser limitações a interpretação do estudo. Finalidade: Descrever as competências do fisioterapeuta na identificação de necessidades paliativas de doentes internados em CI, comparar as competências executadas pelos fisioterapeutas brasileiros e portugueses e comparar as dificuldades que o fisioterapeuta, brasileiro ou português, sente no exercício das suas competências ao doente com necessidades paliativas, internado em cuidados intensivos. Implicações esperadas: Espera-se que estimule novas pesquisas e a discussão sobre a integração do tema na formação de alunos da graduação/licenciatura, e de profissionais já atuantes nos cuidados intensivos.
- Religião e liberdade no pensamento de Donoso CortésPublication . Quissola, Miguel Quissua; Miranda, José Carlos Lopes deToda a investigação tende a alcançar um objetivo concreto, através de um método bem elaborado e estruturado. A nossa investigação propõe-se analisar e aprofundar um tema bastante pertinente ao longo da história da humanidade: religião e liberdade. A partir da visão de Donoso Cortés, um filósofo e diplomata espanhol que viveu no século XIX, um católico convertido e um filantrópico, teremos a audácia de mergulhar neste mar profundo que é o tema da religião e liberdade. Habituamo-nos a compreender no contexto atual a existência de uma contraposição entre religião e liberdade, ou seja, parecem duas realidades antagónicas. A leitura atenta dos escritos de Donoso Cortés levou-nos a uma nova compreensão desta relação indissolúvel. Esta relação entre religião e liberdade pretende ser ao mesmo tempo a possibilidade de estabelecer uma relação entre filosofia política e teologia. Em suma, como ele mesmo afirma, é admirável perceber de que maneira em todas as nossas questões políticas tropeçamos sempre com a teologia. Neste sentido, é percetível que seja fundamental compreender essa relação para iluminar a reflexão e o debate dentro da filosofia política. Segundo Donoso Cortés, a religião é o fundamento indestrutível das sociedades humanas e nenhuma sociedade foi alguma vez constituída sem a existência de uma religião, por isso, a religião é uma realidade imprescindível para o homem. A liberdade, por sua vez, consiste na realização da vontade de Deus. A interação entre ambos os conceitos dentro do pensamento do autor levar-nos-á a iluminar este tema e o debate dentro da filosofia política.
- Identidade crente e narrativa de vida : a narratividade da fé na trajetória de vida de catequistas de adultosPublication . Neto, Tiago Miguel Fialho; Teixeira, Alfredo Manuel Alves Matos R.A interrogação sobre a identidade cristã, nas chamadas sociedades ocidentais, num contexto de pluralização e de crise da institucionalização do crer, convida a que as lógicas de ação pastoral se pensem levando em conta práticas desenvolvidas pelos crentes, e as leituras que delas fazem, nas mais diversas situações. O vivido pelos crentes permite perceber não só os dinamismos próprios das atuais reconfigurações das atitudes em torno da fé cristã, como se converte num dos lugares teológicos por excelência. As vias de acesso teológico-prático às narrativas de vida de catequistas de adultos constitui o prisma a partir do qual se equaciona a identidade narrativa do cristianismo e se pensam as modalidades de correlação entre a Revelação e a cultura contemporânea. A proposta de Paul Ricoeur relativa à questão da identidade pessoal que comporta, necessariamente, uma dimensão hermenêutica e narrativa, constitui o pórtico de abertura para se equacionar o problema teológico da correlação e o contributo da teologia narrativa. A leitura de alguns teólogos clássicos da teologia da correlação procura colocar em tensão dialogante duas perspetivas, uma mais ontológica (Paul Tillich e Karl Ranher), outra mais histórica (Edward Schillebeeckx e David Tracy). A teologia narrativa, sobretudo a partir de Johann Baptist Metz, Eberhard Jüngel e Christoph Theobald desenha o quadro teológico que ajuda a valorizar a consideração da identidade crente enquanto biografia. Num esforço que pretende valorizar a trajetória crente de catequistas procura-se vislumbrar os dinamismos correlativos presentes entre a vivência na fé no curso da existência e o desempenho do serviço de catequista de adultos. Este exercício dialogal é feito em confronto com o Diretório para a catequese. Dele nasce uma proposta de formação de catequistas de carácter narrativo.