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- The birth of gen free : measuring how creative activism can generate changePublication . Moreira, João Dias Ferreira de Arbués; Duarte, António Alexandre de OliveiraThis study measures the effectiveness of creative activism and how it fares when compared to conventional approaches. Conventional forms of activism like protesting or petitioning are still in use today (Nygård & Jakobsson, 2013) and are seen as an effective way to influence the public and achieve change (Ekman & Amnå, 2012). Creative activism makes use of these same methods, but adapts to the evolving nature of audiences and provides a solution to the challenging landscape of information that activists have to fight through (Duncombe & Harrebye, 2021). This innovative way to achieve change has had few studies and real-life applications since its conception, which is why this project will significantly further its study. The Duncombe-Harrebye method will be used to collect data, which will strengthen the method’s ability to accurately measure how people react, feel and remember creative campaigns of an advocacy nature. Proving that creative activism is the ideal form of advocacy would shift how social movements should perform their actions, presenting them with a more effective way to achieve their goals. Through a mix of quantitative and qualitative data, collected from observation, spot interviews and follow-up questionnaires, we analyze how passersby felt during three staged interventions, what they thought about the message and elements of these interventions, and finally what and how they remembered them some time after experiencing them. The results show that creative activism outperformed conventional methods in every quantitative metric, with the qualitative results showing appreciation by participants toward the creativity, entertainment and originality of creative activism. On top of this, we registered better long-term memory results as well as more initiative to perform actions to advance our proposed solution.
- Desenvolvimento de produtos free from : preparado para pães; alimento de farinha de arroz para preparação de papasPublication . Nascimento, Francisca Leitão; Dias, EmaCom o aumento crescente do número de pessoas com distúrbios alimentares, a indústria alimentar tem vindo a impulsionar a inovação e desenvolvimento de produtos free from, principalmente, produtos isentos de glúten, de forma a corresponder às necessidades dos consumidores. No entanto, o principal problema associado a este tipo de produtos está relacionado com os défices sensoriais e nutricionais, em particular, com o baixo teor em fibra e proteína, que geram distúrbios na saúde dos consumidores. Sendo a Germen – Moagem de Cereais S.A., uma empresa empenhada na inovação e desenvolvimento contínuo de produtos alimentares free from (isento de glúten, sem trigo, sem leite, sem lactose, sem soja e sem palma), que se enquadrem nas tendências alimentares atuais e nas necessidades sentidas pelos consumidores, a presente dissertação incidiu sobre o desenvolvimento laboratorial de dois produtos alimentares free from, em particular: ‒ Preparado para pães com alegações nutricionais em fibra e proteína; ‒ Alimento de farinha de arroz para preparação de papas, direcionado a crianças e adultos, com alegações nutricionais em fibra e “Sem Adição de Açúcares”. Para a concretização ambos os desenvolvimentos foram realizadas diversas atividades, entre quais: pesquisas científicas; análises à concorrência; desenvolvimento de formulações, realização de testes laboratoriais e respetivos ajustes; estimativa do custo final das formulações; estimativa da composição nutricional; análises sensoriais internas com o departamento de qualidade e de I&D; validação analítica da composição nutricional; análises sensoriais com um painel de consumidores através de testes de aceitabilidade, preferência e intenção de compra em comparação com um produto concorrente; análise estatística dos resultados obtidos. No geral, para ambos os protótipos desenvolvidos, os resultados obtidos nas análises sensoriais para os vários atributos avaliados, foram satisfatórios. O pão free from obteve uma boa classificação que se assemelhou, estatisticamente, à classificação obtida para o produto concorrente. Estes resultados foram corroborados pelos resultados obtidos nos testes de preferência. Relativamente às papas free from, foi realizada uma análise sensorial a adultos e crianças (público-alvo). Na análise sensorial realizada aos adultos obteve-se uma boa classificação, ligeiramente superior ao produto concorrente, mas estatisticamente semelhante. Quanto aos resultados obtidos nos testes de preferência, apesar do produto desenvolvido apresentar uma maior percentagem, foi estatisticamente semelhante ao produto concorrente. Quanto à análise sensorial realizada a crianças, devido ao baixo número de crianças participantes, não foi realizada uma análise estatística. No entanto, foi possível perceber que os resultados obtidos não foram satisfatórios, apresentando o produto concorrente uma melhor classificação para este público-alvo. No que concerne aos teores nutricionais exigidos para a obtenção das alegações nutricionais pretendidas, após a validação analítica e a sua comparação com valores estimados, verificou-se uma discrepância de valores. Para o preparado para pães free from seria apenas possível alegar com a menção “Alto teor em Fibra”, já para o alimento de farinha de arroz para preparação de papas free from, seria possível alegar com a menção “Fonte de Fibra” e “Sem Adição de Açúcares”. Em conclusão, ambos os desenvolvimentos, apesar de necessitarem de melhorias sensoriais e nutricionais e da posterior validação, apresentam um bom potencial para uma eventual comercialização.
- Experiências e percepções dos stakeholders sobre a prestação de cuidados paliativos e de fim de vida nas prisões portuguesas : um estudo qualitativoPublication . Justino, Flávio Miguel Duarte; Capelas, Manuel LuísIntrodução: A esperança média de vida tem vindo a aumentar significativamente na maioria dos países, refletindo-se em cada vez mais reclusos idosos, mas não só, a sofrer de doenças incuráveis com necessidades paliativas. Portugal centralizou os cuidados de saúde a estes reclusos num único hospital prisional. Pretende-se contribuir para um melhor esclarecimento da validade desta solução através da análise qualitativa de entrevistas a diversos profissionais deste estabelecimento, tentando aferir, com base nas suas perceções e experiências, que barreiras e facilitadores existem, e que soluções são propostas. Metodologia: Estudo qualitativo, onde realizadas dezassete entrevistas semiestruturadas, individuais, a uma amostra heterogénea das diversas profissões intervenientes nos cuidados a reclusos com necessidades paliativas, incluindo membros da equipa médica, de enfermagem, de acompanhamento e de segurança. Resultados: Os entrevistados identificaram o excesso de burocracia e ineficiente comunicação com sistemas externos, nomeadamente com o serviço público de saúde e os tribunais, como as principais barreiras à prática de Cuidados Paliativos. Foram também referidas algumas limitações de espaço e de outros recursos, o acesso condicionado aos doentes, especialmente à noite e a deficiente formação nesta área, principalmente na equipa de segurança. Por outro lado, os entrevistados consideram que existem excelentes condições físicas, incluindo equipamento de diagnóstico, facilidade de acesso a suplementos alimentares, equipamento ortopédico e lúdico. Recomendam investir-se numa melhor integração entre as diversas áreas governamentais envolvidas e apostar-se seriamente em mais formação. Consideram ainda ser necessário esclarecer a situação atual dos CP á população em geral. Conclusões: Em geral os CP prestados aos reclusos em Portugal são de qualidade, alinhados com a filosofia aceite na área. Eventuais faltas de recursos podem ser facilmente resolvidas, mas para ultrapassar as barreiras mais complexas é necessário o esforço e a coordenação de diversas entidades externas, como os ministérios da Saúde e da Justiça. É também fundamental investir seriamente na formação destes profissionais.
- The impact of brand activism on brand equity among Generation Z consumersPublication . Kubetzek, Paula; Roberts, Jessica; Boechat, Anna CarolinaWith increasing global competition due to the diffusion of information and communication technologies, enhancing value for the customer is critical to build and maintain a unique and competitive position as a brand. One communication trend that has been frequently discussed recently and is seen as adding value in various ways is brand activism. Brands that take a stand on political issues not only drive social change, but can also build a closer bond with their customers through brand identification. One target group that is expected to value social engagement and place even more emphasis on value identification in their interactions with brands is Generation Z (Gen Z). Given the relevance of brand activism as a current communication trend and Gen Z seemingly different in their consumer behaviour, this thesis aims to contribute to the ever-growing stream of research investigating influences on brand equity. Based on a literature review of different brand equity models, the consumer profile of Gen Z and relevant concepts related to brand activism, an empirical experimental pretest-posttest study design was conducted with brand activism campaigns from two well-known brands and focus on Gen Z consumer (N=194), to explore the influence of brand activism on four brand equity dimensions among Gen Z consumers. The study concludes that while a significant generational difference in favouring brand activism was found between Gen Z consumers and other generations (N=277), exposure to an activism campaign does not reliably increase brand equity, but depends on several factors. First, the impact of exposure to brand activism appears to vary between the different dimensions of brand equity. Second, the study sample suggests that an activism campaign does not seem to be as effective in improving brand equity for brands with already high levels of brand equity prior to stimuli exposure. Third, authenticity seems to play a key role in how brand activism is perceived and how it affects brand equity.
- Much ado about “something”? Três tribunais internacionais e a guerra na UcrâniaPublication . Lopes, José Alberto Azeredo; Tavares, Maria Isabel
- Relação entre ansiedade social, autoestima e ciberbullying em estudantes universitários portuguesesPublication . Fernandes, Joana Isabel Borges; Maia, Berta Maria Marinho RodriguesA Ansiedade Social, tal como na autoestima, apresenta uma preocupação com a avaliação negativa e assume-se como um fator de risco ou consequência do envolvimento em ciberbullying. Neste sentido, devido à escassez de estudos que explorem a relação entre as variáveis, o presente estudo tem como objetivo geral explorar a relação entre a ansiedade social, a autoestima e o ciberbullying. Participaram no estudo 165 estudantes universitários portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos, que preencheram: um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Ansiedade e Evitamento em Situações de Desempenho e Interação Social, a Escala de Autoestima de Rosenberg e o Questionário sobre o Cyberbullying no Ensino Superior. A fobia social apresentou uma prevalência de 28.5% de desconforto/ansiedade e de 35.8% de evitamento. No ciberbullying, 64.2% são vítimas e 17.6% agressores. O sexo feminino apresentou níveis mais elevados de fobia social e de ciberbullying e níveis mais baixos de autoestima. A fobia social não apresentou uma relação com o ciberbullying, contudo, relaciona-se negativamente com a idade e com a autoestima. Tais resultados, alertam para a necessidade de estudos longitudinais, que permitam o desenvolvimento de ações de prevenção e de intervenção.
- Editorial notePublication . Portocarrero, Marta; Martins, Patrícia Fragoso
- Chia seed mucilage (Salvia hispanica L.): an emerging biopolymer for industrial applicationPublication . Ramos, Igor Frederico da Silveira; Lima Fernandes, Valesca; Lucena, Monalisa de Alencar; Geronço, Maurycyo Silva; Costa, Marcília Pinheiro da; Rizzo, Márcia dos Santos; Ribeiro, Alessandra BragaBiopolymers are widely distributed in nature and have a wide variety of biological properties and applications. Chia (Salvia hispanica L.) is an herbaceous plant that belongs to the Lamiaceae family, which when in contact with water exude the fraction of soluble fiber in the form of mucilage. In view of the above, this study aims to provide an overview of the characteristics and applications of chia mucilage that make it a biopolymer of industrial interest. The data collection was carried out in the databases: SciELO (Scientific Electronic Library Online), Science Direct, MDPI, Wiley Online Library, Springer and Periodical capes using the following descriptors: “Chia Seed Mucilage”, “Technological Properties”, “Biological Activities”, and “Applications” in alone and in association. After the critical analysis of the selected articles, it was possible to conclude that the chia mucilage has numerous and unique physical-chemical, chemical and technological properties. Applications in the food field are among the most used in view of the industrial perspective. However, the infinite potential that this biomaterial has for the pharmaceutical and agricultural industries is undeniable.