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- Propriedades mecânicas do polimetilmetacrilato de impressão 3D - revisãos sistemáticaPublication . Lourinho, Cláudia; Salgado, Helena; Correia, André; Fonseca, PatríciaObjetivos: Comparar as propriedades mecânicas das resinas de polimetilmetacrilato para impressão 3D com as da resina convencional, na confeção de bases protéticas, de modo a apresentar evidência científica de valor e elucidar os profissionais de saúde para que estes saibam adequar a utilização dos materiais disponíveis à situação clínica mais indicada. Materiais e métodos: Esta revisão sistemática teve por base as orientações PRISMA®. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, Web of Science – MEDLINE® e EMBASE®, até 30 de abril de 2022. O protocolo de pesquisa foi registado no PROSPERO com o ID CRD42022296181. A seleção dos estudos foi realizada por dois investigadores independentes de acordo com critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. A qualidade dos estudos foi avaliada através da checklist do Instituto Joanna Briggs para estudos quasi- experimentais (estudos experimentais não? randomizados) e a concordância entre investigadores foi determinada através do coeficiente de Kappa de Cohen. Foi realizada meta- análise para a resistência à flexão, com recurso ao software Comprehensive Meta?analysis ® (CMA versão 2.2.057). Selecionou? se o modelo de efeitos aleatórios. Resultados: Após a pesquisa foram identificados 93 artigos. Foi analisado o título de 55 artigos. Destes, 12 foram analisados pelo resumo e 10 pela leitura integral, resultando num total de 8 artigos elegíveis para integrar esta revisão sistemática. A resina de impressão 3D apresenta, na maior parte dos artigos, valores mais baixos de resistência à flexão e dureza, comparativamente à resina termopolimerizável. O forest plot que representa a análise estatística indica que os artigos que mencionam similitude de valores de resistência à flexão em ambos os grupos, sob o ponto de vista estatístico, não são relevantes. No que concerne à resistência ao impacto, os artigos apontam para valores mais baixos no caso da resina termopolimerizável, relativamente à resina de impressão 3D. Conclusões: As resinas de impressão 3D parecem ser materiais viáveis para a confeção de bases protéticas no que diz respeito às propriedades mecânicas avaliadas, mas carecem de mais investigação no sentido de simular as condições do ambiente oral e compreender o comportamento destes novos materiais a longo prazo.
- Influencer marketing : social media influencer’s credibility on purchase intention for different levels of product involvementPublication . Teixeira, Maria João Oliveira Reis; Machado, Joana Pinto Leite César; Martins, Carla Sofia CarvalhoThe rapid growth of social media networks has boosted the adoption of influencer marketing, which has proved to be an important and influential predictor of consumer’s purchase intention. This paper aims to understand the impact of different dimensions of influencer credibility on purchase intention, analysing the moderating role of the level of product involvement in this relationship, comparing low and high involvement products. This research was carried out through social media networks. Considering only female influencers, this study includes sixteen fictitious influencers profiles and two products (one of low and other of high involvement) that were assigned to a fictitious brand. The analysis of the results shows that all dimensions of influencer credibility have a positive impact on consumer purchase intention. Furthermore, the results indicate that trustworthiness has the greatest impact on purchase intention, followed by expertise and, finally, attractiveness. It was not possible to prove that product involvement moderates the relationship between influencer credibility and purchase intention. This study contributes to the existing research on influencer marketing and helps brands identify the requirements that a successful influencer must fulfil, by enhancing the relevance of the different dimensions of an influencer’s credibility, and underlining the impact they have on purchase intention for different levels of product involvement.
- Systematic literature review of innovative schools: a map and a characterization from which we learnPublication . Lomba, Eduardo Amaral; Alves, José Matias; Cabral, IlídiaThe traditional school model is subject to growing social pressure. The collective awareness of the need to find new pedagogical and organizational approaches has fueled the dynamics of school innovation. Over the last two decades, several schools have emerged worldwide bearing innovative models. The present study pursued two objectives: first—map the innovative schools worldwide, with students between 10/11 and 17/18 years old, referenced by academic publications; second—identify the dimensions of school innovation that those same academic publications indicate in the referenced schools. A systematic literature review was carried out in English, Portuguese, and Spanish between 2000 and 2021 in the search engines SCOPUS, Web of Science (WoS), EBSCO, Google Scholar, and RCAAP (Open Access Scientific Repositories of Portugal). There may be an increasingly broad consensus on the need for a change in the current school model, but are those so-called innovative schools more effective in promoting learning? The results obtained may raise further research to answer this question.
- A (in)adequação da inversão do contencioso no procedimento cautelar de suspensão de deliberações sociaisPublication . Sousa, Beatriz Castela; Faria, Maria Rita Camarate de Campos Lynce de
- O fim dos third-party cookies e as alternativas emergentes : uma análise qualitativa em função do targetingPublication . Miranda, Pedro Miguel Ambrósio; Lopes, Mário Filipe Amorim Faria de OliveiraA presente dissertação visa identificar qual a principal necessidade a colmatar após o fim das Third-Party Cookies e consequentemente apresentar as melhores alternativas. Cookies são pequenos ficheiros armazenados nos browsers, com o objetivo de rastrear o navegante, para recolher informação de atividade e identidade. Os websites e/ou plataformas podem instalar cookies de própria autoria (recebendo todos os dados que estas captem) ou cookies disponibilizadas por terceiros (recebendo somente certas informações que a entidade terceira disponibiliza). Estas são, em função da sua origem, respetivamente First-Party Cookies e Third-Party Cookies. Em congruência com novas políticas de privacidade, a Google decidiu abolir as Third-Party Cookies do seu browser, o Google Chrome, o qual representa 60% das utilizações neste mercado. Esta medida tornará então as Third-Party Cookies praticamente obsoletas e consequentemente ditará o fim das mesmas. Este fim afirma-se como um enorme entrave ao funcionamento de uma indústria avaliada, em 2019, em 319 mil milhões de dólares: A indústria da Publicidade Online. Assim sendo, no decorrer desta dissertação, o Targeting Digital foi identificado como a principal necessidade a ser supressa, por meio da metodologia utilizada. Em suma, foram realizadas três entrevistas a representantes de diferentes empresas, cujas opiniões foram tidas em conta e analisadas via uma metodologia de análise qualitativa, a Grounded Theory. Para colmatar então as vantagens que as Third-Party Cookies permitiam no que toca ao Targeting Digital, foram identificadas as alternativas mais adequadas e correntes para o âmbito de cada entrevistado, nomeadamente o Contextual Targeting, Identity Solutions e Data Pools.
- A (re)avaliação do modelo de negócio no Departamento de Global Sales do Grupo Rangel : análise do caso de estudo do Grupo Rangel do Departamento de Global SalesPublication . Afonso, Maria João Cabral; Rebelo, Luís Francisco de Gouveia Durão PinaO termo modelo de negócio é um conceito utilizado há muitos anos, relevante para a criação de negócios de sucesso. Este estudo centra-se no paradigma de modelo de negócio que descreve a forma de criação, entrega e captação de valor pelas organizações (Osterwalder & Pigneur, 2010). Assim, este estudo procura analisar, mapear e avaliar o modelo de negócio implementado pelo Grupo Rangel: Departamento de Global Sales, de forma a percecionar as vantagens e desvantagens do modelo de negócio aplicado atualmente e determinar um conjunto de sugestões para uma futura implementação. Num primeiro momento foi realizada uma organização e sistematização da literatura referente à origem e desenvolvimento do conceito de modelo de negócio, modelo de negócio sustentável, business model canvas, inovação e métodos de avaliação de um modelo de negócio, possibilitando, assim, a elaboração de um enquadramento teórico com foco nos conceitos nucleares presentes na literatura, para depois estes serem aplicados num caso real de uma empresa, com a intenção de perceber como se ajustam e se adequam a esse contexto. Num segundo momento, realizou-se uma introdução e uma descrição do Grupo Rangel e do departamento de Global Sales e dos respetivos processos. Num terceiro momento procedeu-se à realização de entrevistas baseadas no questionário desenvolvido pelos autores Osterwalder e Pigneur (2010), visando a recolha de opinião de elementos corporativos sobre o modelo de negócio implementado atualmente, para, posteriormente, este ser avaliado e analisado de uma forma quantitativa através de um questionário baseado na SWOT. Os resultados obtidos com a investigação permitiram desenvolver algumas sugestões, de forma a obter uma melhor competitividade no mercado. Os resultados finais obtidos demonstraram a confirmação do potencial da abordagem de avaliação do business model canvas no departamento de Global Sales através da análise SWOT, propostas por Osterwalder e Pigneur (2010).
- Origem preferencial das mercadorias nos acordos comerciais celebrados pela União EuropeiaPublication . Cerqueira, Ana Margarida Neves; Pereira, Tânia Carvalhais
- Whistleblowing disclosure in leading sustainability corporations : a content analysis of whistleblowing policiesPublication . Fernandes, Maria Francisca da Costa; Gonçalves, Helena Maria da Silva Maia de CastroDespite the academic and legal progressive efforts to encourage corporate whistleblowing, a set of thorough and practical guidelines on creating and maintaining an efficient internal whistleblowing system is yet lacking, namely regarding the design and content of the whistleblowing policies (Gao & Brink, 2017). Corporate whistleblowing systems are central to an ethical organization's culture (M. S. Schwartz, 2013) and sustainability (S&P Global, 2022). Based upon Hassink et al. (2007) research, this study performed a content analysis on public whistleblowing information from ten large corporations for the purpose to answer the question “How are sustainable-world-leading corporations, in the Fast-Moving Consumer Goods industry, managing whistleblowing?” The findings reveal that the disclosed whistleblowing information is scattered and heterogeneity in the implementation of whistleblowing systems, with discrepancies in both the level and content of the disclosure. Notwithstanding, some topics were disclosed with greater evenness namely the guarantee of confidentiality, the possibility of anonymous reporting, the protection of the whistleblower against retaliation and the pledge of a serious investigation. Overall, there is room for improvement in the design of whistleblowing policies, both in terms of fostering communication and transparency as well as the level of formality involved. This research answers Gao & Brink (2017) call for research into the differences and trends in corporate whistleblowing structures, besides having practical relevance for corporations that still lack whistleblowing policies or to those that intend to benchmark and strengthen their own.
- The right to health and access to health care for migrants in an irregular situation, in light of human rights law and European Union's lawPublication . Duarte, Rita Mendes; Matias, Gonçalo Nuno da Cruz Saraiva
- Avaliação de contactos oclusais – analógica vs digitalPublication . SottoMayor, Diana; Correia, André; Fonseca, PatríciaObjetivos: Avaliar a capacidade de estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Dentária em identificar contactos oclusais, estáticos e dinâmicos, com papel articular de diferentes espessuras, tendo como referência registos oclusais digitais. Materiais e métodos: Estudo observacional transversal, com estudantes do 4.º e 5.º anos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa. Foi solicitado a cada participante a identificação dos principais contactos oclusais em posição de intercuspidação máxima e os dentes guia dos movimentos excursivos (protrusão e lateralidades), num paciente padrão, com recurso a papel de articular de 40 e 200μm (BK 17® e BK 02®, Bausch, Alemanha). Estes foram registados em ficha própria e comparados com os contactos oclusais obtidos digitalmente com o OccluSense® (Bausch, Alemanha). A análise dos dados foi efetuada no software SPSS® da IBM com nível de significância de 0,05. Resultados: A amostra incluí 30 alunos de cada ano letivo. Não foi identificada qualquer relação estatisticamente significativa do género com a identificação dos contactos oclusais independentemente da espessura do papel articular (p>=0,05). A maior parte dos participantes identificou corretamente 3 dos 48 rev port estomatol med dent cir maxilofac. 2021;63(S1):1-52 5 dentes expectáveis em posição de intercuspidação máxima (40%) com papel articular de 40μm. Com o de 200μm, a identificação correta predominante foi de 2 dos 5 dentes expectáveis (48,3%). As diferenças encontradas entre estes dois tipos de papel de articular têm significado estatístico na análise da posição de intercuspidação máxima (p=0,001). Relativamente aos movimentos excursivos, verifica-se uma maior capacidade de identificação de dentes corretos com o papel de articular de 200μm comparativamente com o de 40μm. Conclusões: A capacidade de identificação de contactos oclusais, estáticos e dinâmicos, pelos alunos é influenciada pela espessura do papel articular e a avaliação digital dos mesmos é uma ferramenta que deve ser introduzida no ensino pré- graduado como forma de tornar a análise oclusal mais objetiva e didática.