Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Alguns problemas de aplicação do regime do trabalho a tempo parcialPublication . Correia, Eunice Matos da Costa Soares; Carvalho, Sandra Catarina Nunes de OliveiraA presente dissertação incide sobre os principais problemas aplicativos do regime de trabalho a tempo parcial, procurando identificar tais problemas e analisá-los à luz das soluções previstas no ordenamento jurídico português e, bem assim, do teor da Diretiva 97/81/CE do Conselho, respeitante ao acordo-quadro relativo ao trabalho a tempo parcial. Propomo-nos, assim, a abordar problemas como a alteração unilateral do horário de trabalho, a prestação de trabalho suplementar, o direito a férias, o pagamento do subsídio de alimentação e a admissibilidade da previsão de cláusula de exclusividade no caso dos trabalhadores a tempo parcial, tomando sempre como referência a doutrina e jurisprudência que entendemos como relevante.
- Photoinactivation of bacterial and fungal planktonic/biofilm forms using the combination of a porphyrinic formulation with potassium iodidePublication . Vieira, Cátia; Bartolomeu, Maria; Santos, Adriele R.; Mesquita, Mariana Q.; Gomes, Ana T. P. C.; Neves, Maria Graça P. M. S.; Faustino, Maria Amparo F.; Almeida, AdelaideAntimicrobial photodynamic therapy (aPDT) is a promising approach against multidrug-resistant microorganisms. In this work, we accessed the photodynamic efficiency of an affordable formulation composed of five cationic porphyrins (FORM) and its combined effect with potassium iodide (KI) on a large spectrum of microorganisms. For this purpose, the aPDT assays were conducted with FORM alone and FORM + KI on planktonic and biofilm forms of Gram(+) (Staphylococcus aureus) and Gram(−) (Escherichia coli) bacteria and of the yeast Candida albicans. The results obtained indicate that FORM, at low concentrations (0.5–5.0 μM), had an efficient photodynamic action on the planktonic forms of E. coli, S. aureus, and C. albicans. Moreover, the combination of FORM with KI improved the photodynamic action of this PS, promoting microbial inactivation with lower PS concentrations and treatment time. The combination of FORM + KI was also extremely efficient in the destruction of bacterial and fungal biofilms. This outstanding effect may be due to the action of longer-lived iodine reactive species produced by the reaction of KI with the ROS generated by FORM during the aPDT treatment.
- Rádio comercial Ucrânia: o exemplo de um meio de comunicação português no apoio aos refugiadosPublication . Curvelo, RitaNa madrugada de 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma ofensiva militar sobre a Ucrânia, dando início a uma guerra no Leste Europeu. Já anexada a Crimeia (em 2014), e com o pretexto de defender as repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk (no Donbass), o governo de Vladimir Putin tomou como seus alvos da invasão militar inúmeras cidades na zona sul e leste da Ucrânia e mesmo a região e cidade capital de Kiev – o que, de imediato, em fevereiro, e desde então, tem reforçado um gigantesco fluxo migratório de refugiados ucranianos para os países vizinhos e também para Portugal. Em tempos de guerra, a rádio sempre assumiu um papel fundamental, ora como veículo de propaganda (lembremo-nos, por exemplo, da II Guerra Mundial ou da Guerra Fria), ora na disseminação de informação e de apoio humanitário. Com a maioria das rádios ucranianas a enfrentar dificuldades de transmissão, estações de outros países começaram a mobilizar-se para se assumir como polo noticioso: a BBC voltou a emitir sinal em onda curta, tornando-se um veículo de informação para as populações ucraniana e russa, tal como a REE espanhola, com o seu centro emissor de Noblejas (em Toledo). Em Praga, a nova Radio Ukrajina oferece programação informativa e musical adaptadas às necessidades dos refugiados que chegam à República Checa, e na Polónia, a secção ucraniana da Polskie Radio Spółka Akcyjna (a rádio pública polaca) começou a emitir três noticiários por dia em ucraniano para informar quem não consegue ser informado. Em Portugal, e com início de emissões a 16 de março, começaram a ouvir-se as vozes de Viktoriya Starchenko e Marcos Fernandes na Rádio Comercial Ucrânia, uma rádio online em ucraniano e português, de cariz solidário, que nasceu para cumprir um duplo desafio: por um lado, ser um veículo de informação útil, com notícias, entrevistas, espaços de apoio jurídico, social e psicológico e música (essencialmente ucraniana e portuguesa); por outro lado, ser também uma ponte entre as centenas de refugiados que vão chegando ao nosso país e as organizações que lhes podem aqui prestar auxílio, nomeadamente a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) do Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), o Alto Comissariado para as Migrações, a Associação Ucrânia e a sua Embaixada. Esta comunicação pretende descrever a criação e primeiros meses de emissão online desta nova rádio bilingue e a importância que a iniciativa tem vindo a assumir junto da comunidade ucraniana em Portugal. Para o efeito, foi realizado um estudo aprofundado da grelha emissão da Rádio Comercial Ucrânia e das suas audiências online, tendo-se recorrido também a entrevistas semiestruturadas aos principais intervenientes desta iniciativa – o CEO da Media Capital Rádio, o Diretor de informação da Comercial e editor da Rádio Comercial Ucrânia, os apresentadores e os principais colaboradores deste novo canal.