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- Perceção dos jovens sobre as pessoas mais velhas : influência dos estereótipos nas relações intergeracionaisPublication . Pereira, Jennifer; Fonseca, António Manuel GodinhoNo presente cenário da sociedade atual, o envelhecimento é um fenómeno crescente, tanto em dimensão como em anos de vida (Coelho, 2017). Este fenómeno não deveria, no entanto, ser ignorado apenas porque leva a ter sentimentos de angústia e de tristeza, associados a uma fase final de vida (Teixeira, et al., 2015). Neste sentido, o presente estudo de natureza qualitativa, tem como objetivo geral entender a perceção que os jovens têm sobre os mais velhos, avaliando a forma como os estereótipos interferem nas relações intergeracionais. A amostra deste estudo é constituída por 9 participantes, com idades entre os 15 e os 19 anos, e recorreu-se ao critério de saturação teórica para determinar o número de participantes. Os principais resultados evidenciaram que, na visão dos jovens, os mais velhos são pessoas que possuem capacidades de realizar as suas tarefas e são também pessoas com experiências e sabedoria adquiridas ao longo do percurso de vida. Esta visão positiva parece ter influência devido à convivência com os seus avós. Constatou-se ainda que apesar do desconhecimento do conceito de idadismo, existe um consenso entre os jovens que a separação das gerações é uma realidade, sendo a tecnologia apontada como principal causador deste afastamento. Deste forma, parece que os estereótipos que relacionam os mais velhos com as tecnologias influenciam a interação entre as gerações.
- A necessidade da adaptação info-comunicacional das instituições sem fins lucrativos na era digital : estudo de caso da JCVPPublication . Rodrigues, Maria Francisca Ferreira; Simão, EmíliaA difusão massificada da internet e a evolução tecnológica, que se tem vindo a sentir desde o século XVIII, introduziram inúmeras mudanças quer estruturais, quer quotidianas, diferentes daquelas que se praticam atualmente em sociedade. Sendo as mais significativas no ensino, na saúde e na ajuda social. É no contexto de apoio social que as Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) são uma realidade cada vez mais presente na sociedade atual, desenvolvendo um trabalho notável naquilo que defendem e acreditam. Estas são resultado da iniciativa de diversos cidadãos com espírito empreendedor, que ajudam a suprimir as maiores necessidades que outro género de organizações – sejam estas organizações com fins lucrativos ou governamentais – não cobrem. Porém, torna-se cada vez mais desafiante atingir os cidadãos, chamando a sua atenção para o trabalho desenvolvido por estas OSFL. Face aos desafios atuais que enfrentam, existe uma enorme necessidade em adaptar o seu trabalho à era digital para ser possível auxiliar um maior número de beneficiários, mas também para captarem um maior número de voluntários. Esta investigação, desenvolvida no âmbito do estágio realizado no departamento juvenil da Cruz Vermelha Portuguesa – Juventude Cruz Vermelha Portuguesa – teve como objetivo principal perceber a necessidade de adaptação info-comunicacional que as OSFL carecem para atingir os seus públicos-alvo.
- Cost-effectiveness of colorectal screening in Portugal : was biennial FIT a good choice?Publication . Lopes, Luís Miguel da Silva Araújo; Gonçalves, Ricardo Landeiro de SousaEconomic evaluation is increasingly used by various health care systems to support decisions about which health technologies to fund with the limited resources available The design and implementation of the Portuguese colorectal cancer (CCR) screening program, using biennial fecal immunochemical test (FIT 2/2y) was not supported by any published cost-effective analysis using country specific data from a payer´s perspective. We aim to estimate the most cost-effective strategy for CCR screening in Portugal. A Markov model was developed to simulate the natural history of colorectal cancer and to estimate the cost effectiveness of five strategies for CRC screening, as well as no screening, in 50- year-old individuals at average risk for colorectal cancer. The primary outcome was the incremental cost-effectiveness ratio (ICER) between the different screening strategies. Colonoscopy 3/10 years is the most cost-effective strategy for colorectal screening in Portugal, with a cost-effectiveness ratio (ICER) of 802,07€ per QALY compared with colonoscopy every 10 years. The stool based strategies and CT colonography strategies are more expensive and less effective than colonoscopy based strategies for CCR screening. FIT 2/2 y showed the smallest gains in life years gained (LYG) (498.3 days) of all strategies, as well as the smallest reduction in the incidence of CRC (-37%) and the smallest reduction in CCR mortality (- 57%) under real-world adherence assumptions. According to our results, biennial FIT, the screening strategy used in Portugal, should be abandoned as it is the most expensive and less effective strategy for the NHS, and replaced by one of the two colonoscopy strategies.
