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- O papel da prática desportiva na saúde mental e desempenho escolar em adolescentes em contexto de pandemiaPublication . Vicente, Miguel Costa Lopes dos Santos; Godinho, Cristina Isabel AlbuquerqueHá cada vez um maior reconhecimento dos benefícios da prática desportiva e da atividade física, tais como redução de stress e do risco de depressão. Contudo, existem também alguns riscos, como lesões e ansiedade, na sua maioria associados aos momentos competitivos. Tendo os momentos competitivos sido eliminados durante a pandemia na maior parte dos desportos em escalões de formação, procurou-se testar se, neste contexto em particular, a prática desportiva poderia ter um efeito essencialmente benéfico na saúde mental e no desempenho escolar dos adolescentes. A amostra compôs-se de 170 participantes entre os 13 e os 18 anos, sendo 132 destes estudantes que praticavam desporto federado e 38 que não praticavam desporto federado. Através de um questionário online, procurou-se analisar se existiam diferenças entre os que praticavam vs. não praticassem desporto federado, em termos de desempenho académicos, níveis de stress, de ansiedade e depressão, bem como o impacto da modalidade praticada e da relação com o treinador. Os dados foram recolhidos no período após o segundo confinamento, em que os alunos voltaram a ir às aulas de forma presencial e os atletas puderam voltar a treinar, embora ainda não fosse permitido competir na maioria dos desportos. Tal como esperado, verificou-se que a prática desportiva estava associada a menores níveis de stress, ansiedade e depressão e melhor desempenho académico, funcionando com um fator protetor num contexto de pandemia. Contrariamente às hipóteses estabelecidas, a relação com o treinador não teve uma influência significativa nos níveis de stress dos atletas e também não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre a prática de uma modalidade coletiva e uma modalidade individual. Em suma, os resultados sublinham que a prática desportiva, num contexto de pandemia, funciona como um elemento protetor para a saúde mental e para o desempenho académico dos adolescentes.
- Um cuidar especializado e promotor da comunicação durante a pandemia COVID-19Publication . Costa, Susana Sofia Gomes da; Madureira, ManuelaO presente documento pretende refletir criticamente o percurso realizado de acordo com as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente Pessoa em Situação Crítica, definidas pela Ordem dos Enfermeiros, e as competências de Mestre, baseado no artigo 15º do regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior. Este relatório descreve os objetivos pessoais traçados, as principais atividades desenvolvidas, e os resultados obtidos nos diferentes campos de estágio que decorreram em contexto de Unidade de Cuidados Intensivos e Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação. O trabalho enquadra a prática desenvolvida através da Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson. O estágio na Unidade de Cuidados Intensivos permitiu-me cuidar da pessoa em situação crítica e família, enquanto num segundo estágio vivenciei o minucioso processo de transplante. A realização dos estágios decorreu durante a pandemia COVID-19, levando as instituições de saúde a implementarem medidas para prevenir a infeção e promover a segurança do atendimento, aqui num sublinhado à restrição de visitas imposta, com consequente alteração do paradigma da comunicação. As instituições de saúde foram desafiadas a implementar formas para mitigar o isolamento e promover uma comunicação eficaz entre a pessoa adulta internada e família. Perante o cenário de restrições, nasce a inquietação que conduz à questão de investigação: Quais as estratégias promotoras da comunicação, com recurso à tecnologia, entre a pessoa adulta internada e família durante a pandemia COVID-19? Operacionalizada através de uma scoping review. A prossecução dos objetivos delineados permitiu analisar o desenvolvimento de competências ao longo deste percurso formativo, o que contribuiu para a qualidade dos cuidados e a excelência no exercício da profissão, numa prática fundamentada pela investigação, enquanto condição essencial de Mestre em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico – Cirúrgica.
- Non-ionic aqueous micellar extraction of trypsin inhibitors and isoflavones from soybean meal: process optimizationPublication . Coscueta, Ezequiel R.; Brassesco, María Emilia; Malpiedi, Luciana Pellegrini; Nerli, BibianaSimultaneous extraction of trypsin inhibitors and soy isoflavones from soybean meal was investigated using the non-destructive phytochemical extraction process, namely aqueous micellar system. The ethoxylated aliphatic alcohols Genapol X-080, Tergitol 15-S-7, and Tergitol 15-S-9, all non-toxic and biodegradable surfactants, were assessed as potential extractants. A Box-Behnken multifactorial design with the application of the Derringer desirability was used to determine the conditions that maximized the trypsin inhibitors and isoflavone extraction while minimizing the protein extraction. The optimum condition of 5% m/m of surfactant in 50 mM aqueous sodium citrate solution pH 4.5, at 45 °C for 45 min, was established for the three surfactants. The novel methodology would allow the extraction of the main soybean antinutritional factors, trypsin inhibitors, and the valuable isoflavones, preserving the nutritional quality of the treated material. This represents a sustainable alternative methodology for industrial purposes due to its low cost, biodegradability, non-toxicity, and easy scaling up.
- Why mediation attempts in the Nagorno – Karabakh region failed : 1991-2016Publication . Isaeva, Victoria; Tischler, Mónica Alves DiasThe territorial conflict between Azerbaijan and Armenia in Nagorno – Karabakh was considered as the frozen one until the end of 2020, when it was finally resolved. Unfortunately, not the effective mediation, but warfare helped to end this dispute. This dissertation is an analysis of failed mediation attempts in the Nagorno – Karabakh region from the beginning of the conflict (1987-88) until 2016. Chapter one focuses on the theory of Old and New Wars, giving the reader clear image about disputes that have become more complicated. The significant number of unresolved conflicts in former Soviet Union republics is the best evidence of it. Chapter two gives the reader brief theoretical framework about conflict stages and mediation process. I also presented opinions of both Azerbaijan and Armenia as well as causes and stages of the dispute in Nagorno – Karabakh. Finally, in the third chapter you can see deep analysis of failed mediation attempts by various political agents: states, organizations or individuals. In order to understand measures that had been taken in order to resolve the conflict, I use theoretical typology of dispute prevention. Moreover, I try to investigate if religion or location of the particular actors have an impact on opinion towards the dispute.
- Intenção de vacinação contra a COVID-19 em Portugal : preditores sociodemográficos e psicossociaisPublication . Simões, Patrícia Sofia Francisco; Godinho, Cristina Isabel AlbuquerqueA vacinação apresenta-se como uma das respostas fundamentais no controlo da pandemia por COVID-19, pelo que é importante compreender os preditores de intenção de vacinação por parte dos indivíduos, para assim promover a sua adesão. O presente estudo teve por finalidade avaliar a intenção de vacinação numa amostra de indivíduos da população portuguesa, bem como explorar um conjunto de variáveis sociodemográficas e psicossociais, baseadas em três modelos preditivos (i.e., Modelo de Crenças da Saúde, Teoria do Comportamento Planeado e Modelo dos 3 “C’s”), enquanto preditores dessa intenção. Adicionalmente, pretendeu-se perceber se as notícias sobre reações adversas e suspensão do programa da vacinação com uma das marcas de vacinas em circulação poderá ter tido impacto na confiança nas vacinas e nas intenções de vacinação. O estudo realizado foi transversal, quantitativo, com dados recolhidos através de um questionário online. A amostra era constituída por 383 participantes, residentes em Portugal e que, à data não tinham ainda sido vacinadas contra a COVID-19. Os resultados evidenciaram que a intenção de vacinação era mais elevada entre pessoas com outra nacionalidade que não a portuguesa, entre profissionais de saúde, e entre aqueles que residiam com pessoas acima dos 65 anos. Os determinantes psicossociais que evidenciaram estar associados à intenção de vacinação foram o ceticismo, com uma relação negativa, benefícios percebidos, norma social e perceção de risco (suscetibilidade), todos com relações positivas relativamente à intenção de vacinação. Após as notícias que surgiram nos media acerca dos efeitos adversos potencialmente associados à vacina da AstraZeneca, verificou-se uma diminuição na intenção de vacinação e confiança em todas as vacinas, em especial na vacina da AstraZeneca. Estes resultados contribuem para a identificação de grupos-alvo de intervenção prioritária, bem como de um conjunto de crenças e preditores potencialmente modificáveis que poderão ser utilizados para promover a adesão à vacinação.
- A informação dos youtubers na formação de opinião de crianças dos 8 aos 12 anos sobre temas da atualidadePublication . Pinto, Ana Beatriz Martins Rijo; Duarte, António Alexandre de OliveiraAs crianças consomem vídeos do YouTube para obter novas informações e formar a sua própria opinião sobre diferentes temas. Neste contexto, o papel dos YouTubers e dos vídeos onde abordam temas sociais e políticos da atualidade, de forma direta ou indireta, torna-se cada vez mais importante no desenvolvimento da criança. A presente dissertação foca-se na influência dos YouTubers na formação de opinião das crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos sobre temas da atualidade. O estudo utiliza um método qualitativo, pelo que a recolha de dados é feita através de entrevistas a 20 crianças e a 5 YouTubers portugueses e brasileiros, com o intuito de compreender de que forma é que os conteúdos e as mensagens dos YouTubers impactam as crianças, bem como o ponto de vista dos YouTubers sobre o seu papel na formação dos mais jovens. Os resultados sugerem que as crianças adquirem conhecimento no YouTube, sobretudo, através de uma aprendizagem não planeada, assimilando opiniões e comportamentos dos modelos que encontram nesta plataforma muitas vezes sem terem essa intenção ou estarem aptos a pensar criticamente sobre a informação com a qual se deparam. Com base na relação pessoal que as crianças sentem ter com os YouTubers, estas personalidades, que abordam regularmente temáticas relevantes para a sociedade nos seus canais, fazem parte do grupo de agentes que as crianças encaram como uma referência e de quem replicam atitudes, pelo que adquirem hoje um papel de líderes de opinião entre os mais novos. Conclui-se que estes indivíduos influenciam a formação de opinião das crianças sobre temas sociais e políticos, mesmo que nem sempre os abordem de forma direta nos seus vídeos orgânicos, e que, por vezes, os tratem sem ser em conteúdos de entretenimento, mas sim em ações de publicidade quando são porta-vozes de campanhas de determinadas marcas.
- Relação entre o uso problemático da internet, qualidade de sono e bem-estar : um estudo em jovens adultosPublication . Pereira, Benvinda Filipa Agra; Dias, Paulo César AzevedoA internet tornou-se uma ferramenta crucial para a sociedade. Ao mesmo tempo que temos presenciado uma discussão crescente sobre o uso problemático da internet. Um uso que acarreta diversos riscos a nível funcional e relacional do indivíduo. No entanto, não são claras ainda as repercussões que este uso tem na qualidade de sono e no bem-estar (psicológico e subjetivo) dos indivíduos. Considerando a escassez de estudos sobre a relação entre a qualidade de sono e o uso da internet e o bem-estar em jovens adultos, o presente estudo tem como grande objetivo explorar esta. A amostra deste estudo foi constituída por 320 participantes com idades compreendidas entre 18 e os 25 anos. Os participantes deste estudo preencheram um inquérito online, onde estava inserido o questionário sociodemográfico, a Escala de Uso Generalizado Problemático da Internet (EUGPI), Escala Básica de Sintomas de Insónia e Qualidade de Sono (BaSIQS), a escala do Bem-estar Psicológico (EBEP-42) e, por fim, a escala de Satisfação com a Vida (PWI). Os resultados consistem na existência de diferenças estatisticamente significativas entre o uso problemático de internet, qualidade de sono e bem-estar. Encontram-se também reações estatisticamente significativas entre as variáveis em função do sexo e idade. Por fim, espera-se que este estudo ajude a uma melhor compreensão deste fenómeno cruzando construtos que carecem de investigação.
- Relatório de estágioPublication . Gonçalves, Amélia Maria Ferreira Maia; Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaO presente relatório de estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Ilustra e sistematiza o percurso realizado na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, onde foram desenvolvidas e adquiridas competências para a prestação de cuidados especializados, exigidas ao Enfermeiro Especialista. Neste documento faço uma síntese do trabalho desenvolvido durante o Estágio, cujos contextos abrangeram a assistência em urgência pediátrica, a assistência em neonatologia e a assistência em internamento de pediatria, e levou à aquisição das competências necessárias para a prestação de cuidados de enfermagem especializados na área da Saúde Infantil e Pediatria. A organização deste relatório tem por base o agrupamento das competências do Enfermeiro Especialista em quatro domínios de atuação: prestação de cuidados, gestão, formação e investigação. Para cada um destes domínios defini os objetivos específicos delineados, as atividades desenvolvidas para os concretizar e uma reflexão crítica, na qual se pretende fundamentar e transmitir a importância das aprendizagens desenvolvidas para a aquisição de competências científicas, técnicas e humanas para a prestação, gestão, formação e investigação de cuidados de enfermagem especializados ao recém-nascido/ criança/ jovem e sua família. De referir que, ao longo de todo este percurso, dei especial atenção à necessidade de promover a continuidade dos cuidados, uma vez que o contacto com contextos assistenciais tão distintos, criou a possibilidade de refletir sobre este tema. A mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso pessoal e profissional, e o percurso deste estágio, apoiado na análise crítica e reflexão efetuadas com recurso à pesquisa bibliográfica sistemática, permitiram a aquisição dos conhecimentos, das habilidades e das competências inerentes à prestação de cuidados de enfermagem especializados na área de Saúde Infantil e Pediatria.
- O cuidado de enfermagem especializadoPublication . Martins, Isabel Maria Melgueira Baptista Ramos da Silva; Veludo, FilipaO presente relatório é elaborado no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório” do Curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Assumindo uma perspetiva descritiva e reflexiva debruça-se sobre as vivências que decorreram nos contextos de estágio Serviço de Urgência e Unidade de Cuidados Intensivos. A sua leitura permite compreender o processo evolutivo no desenvolvimento de competências clínicas especializadas, as quais foram construídas no cuidado da pessoa em situação crítica e família, com base numa prática profissional de acordo com os princípios éticos e deontológicos e assente na evidência científica. Para orientar e efetivar o exercício reflexivo, que subsidia o desenvolvimento das competências clínicas, recorreu-se à Teoria das Transições na qual a valorização da individualidade de cada pessoa na resposta à transição saúde - doença e a necessidade de capacitar a pessoa em situação crítica e família para se ajustarem à mudança, apelam ao cuidado integral de enfermagem. A comunicação enquanto competência chave do cuidado de enfermagem especializado, constituiu o eixo comum, enquadrando todas as atividades desenvolvidas: a comunicação entre os profissionais, incluindo em situações de urgência e emergência; a comunicação com a Pessoa em processo de transição saúde - doença e com a Família, valorizando os impactos emocionais que a situação acarreta. Identificaram-se aspetos de melhoria contínua da qualidade relativos a áreas da comunicação: no Serviço de Urgência a importância de promover uma comunicação eficaz na transferência de informação, no momento da admissão hospitalar, realizada pelos tripulantes de ambulância enquanto no contexto da Unidade de Cuidados Intensivos são de realçar as atividades relativas aos registos informatizados, traduzidas na melhoria da adequabilidade da parametrização do SClínico à realidade da unidade, enquanto forma de documentar o cuidado de enfermagem e promover a qualidade da comunicação interprofissional e intraprofissional. Em continuidade, a realização de uma revisão da literatura sobre o constructo “Ambiente de Prática de Enfermagem” em contexto de cuidados intensivos, mostrou pertinência por permitir analisar, de forma estruturada, os impactos que variáveis, tais como a liderança, o reconhecimento dos profissionais ou a relação colegial entre médicos e enfermeiros, têm nos resultados em saúde da Pessoa em situação crítica.