Percorrer por data de Publicação, começado por "2021-11-09"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Fatores moduladores da empatia e distinção eu-outro : uma scoping reviewPublication . Duarte, Margarida Ribeiro; Nunes, Maria Vânia SilvaEnquadramento / objetivo: A empatia é um constructo complexo que envolve não só a partilha dos sentimentos do outro, mas também a capacidade de fazer uma distinção entre o “eu” e esse outro. Sendo a resposta empática passível de modulação, procurou-se perceber, de entre vários fatores moduladores da empatia descritos na literatura, quais aqueles que têm sido estudados para se esclarecer qual o impacto que têm na distinção eu-outro no contexto da empatia. Metodologia: para se atingir este objetivo, realizou-se uma scoping review. As bases de dados consultadas foram a PubMed, a CINAHL Plus with Full Text e a Scopus. No que diz respeito à literatura cinzenta, as bases de dados consultadas foram o RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, Open Grey e Google Scholar. Resultados: foram selecionados 7 artigos, publicados entre 2010 e 2020. Identificaramse como fatores moduladores da distinção eu-outro no contexto da resposta empática a experiência profissional, o género, o stress (em interação com o género), os estilos de vinculação, o foco nas diferenças / semelhanças e a empatia-traço. A experiência profissional como terapeuta, o género masculino, uma situação stressante quando se é do género feminino, uma vinculação evitante, o foco nas semelhanças e pontuações mais elevadas em alguns instrumentos de medida da empatia-traço estavam associados a uma maior distinção eu-outro no contexto da empatia. Esta maior distinção eu-outro correlaciona-se com determinados padrões de ativação cerebral, psicofisiológica, e de atividade elétrica cerebral. Conclusões: a análise dos artigos selecionados corrobora a ideia da distinção eu-outro como um fenómeno que se caracteriza por grande flexibilidade. O estudo da distinção euoutro no domínio emocional é relativamente recente, pelo que existe ainda um campo amplo de estudo para ser aprofundado. Os artigos incluídos nesta revisão sugerem, também, aspetos a ser esclarecidos e aprofundados.
- O impacto de uma pandemia na prática de enfermagem especializadaPublication . Lopes, Sofia de Oliveira Dias; Madureira, ManuelaA formação diferenciada em Enfermagem constitui-se, atualmente, como uma mais-valia face às problemáticas presentes na prestação de cuidados de saúde. A Especialização em Enfermagem proporciona a aquisição de um conjunto de competências e habilidades específicas que permitem uma intervenção especializada em resposta às necessidades do doente e família alvo dos cuidados. No presente relatório pretendo descrever, refletir e analisar sobre as principais atividades que realizei ao longo dos estágios com a finalidade de adquirir e desenvolver as Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, bem como as Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Os respetivos estágios foram realizados em dois Serviços de Urgência Geral bem como numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente. Ao longo do relatório será destacada a temática da Oxigenoterapia Nasal de Alto Fluxo, através da realização de uma scoping review, que pretende mapear os benefícios da utilização desta modalidade de assistência ventilatória no cuidado à pessoa com infeção por SARS-CoV-2 bem como as intervenções especializadas de enfermagem na implementação desta técnica. Neste sentido, os resultados da investigação efetuada foram apresentados em formato de poster científico no VII Congresso Internacional de Cuidados Intensivos. Considero que o meu desenvolvimento no cuidado à Pessoa em Situação Crítica em contexto de Serviço de Urgência foi realizado de forma gradual, existindo uma adequação da estratégia através de reflexões diárias sobre as intervenções direcionadas, facilitado um aprofundamento de competências especializadas envolvendo questões do domínio ético, gestão de cuidados e aprendizagens profissionais, destacando este ponto como uma das mais-valias do meu percurso. Já na Unidade de Cuidados Intensivos, destaco a oportunidade, única, que tive, de colaborar com a equipa multidisciplinar na mudança de instalações, resultante da transição 8 para um novo hospital, bem como colaborar na transferência e transporte da Pessoa em Situação Crítica para a nova UCI. Considero, como resultado deste percurso, ter atingido os objetivos propostos e concomitantemente o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista e de competências específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, assim como as competências inerentes ao grau de mestre.
- La mirada ibérica a través de los géneros literarios. Antonio Rivero Machina, Guadalupe Nieto Caballero, Ismael López Martín y Alberto Escalante Varona (Eds). Berlin: Peter Lang, 2019 97 páginas. ISBN 9783631777626Publication . Relvas, Susana RochaO livro aqui em análise, La mirada ibérica a través de los géneros literarios, parte de uma seleção de textos apresentados ao II Congreso Internacional de Investigación y Crítica sobre Literatura Española (2018), organizado pela Asociación de Investigación y Crítica sobre Literatura Española (ASICLE), da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Extremadura, Cáceres.
