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- Vivências do cuidar em situação crítica : um desenvolvimento pessoal até à especialização em enfermagem médico-cirúrgicaPublication . Costa, Joana Filipa das Neves; Coelho, Sílvia Patrícia FernandesO presente documento reflete uma análise e reflexão pessoal do cuidar da pessoa em situação crítica, onde serão enunciadas as diferentes vivências e aprendizagens refletindo uma construção pessoal no cuidar em situação crítica. Portanto, tem como objetivo analisar, de forma descritiva e fundamentada, um percurso de aquisição e desenvolvimento de competências especializadas no cuidar da pessoa em situação crítica que culminarão na obtenção do grau de Mestre. Para isso, basear-se-á na descrição e análise de atividades desenvolvidas em contexto de estágio, em meio hospitalar, realizado numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e num Serviço de Urgência Central de um Centro Hospitalar da Região Norte, tendo sido serviços enriquecedores e facilitadores na aquisição e desenvolvimento de competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente de Cuidado à Pessoa em Situação Crítica. A vivência em estágio, nos serviços acima referidos, além de evidenciar a importância de um Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica em diferentes contextos, possibilitou, também, a mobilização de novos conhecimentos teóricos, consolidação de competências e aprimoramento da reflexão crítica de uma prática baseada em evidência. Assim, permitiu o desenvolvimento de competências específicas à área de especialização tendo em conta os princípios de segurança, qualidade e prevenção/controlo de infeção. Numa fase inicial do documento será abordada a pertinência das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica e seguidamente será realizada a caraterização dos locais de estágio e as atividades desenvolvidas para a consecução dos objetivos previamente estabelecidos. No decorrer deste estágio surgiu a curiosidade em refletir e investir numa revisão integrativa de modo a culminar os conhecimentos numa melhor prática e, nesse sentido o desenvolvimento e análise das atividades em contexto de estágio foram realizados com base em fundamentação teórica e evidência atual. A vivência em estágio e posterior reflexão permitiu um crescimento pessoal na abordagem à pessoa em situação critica e, consequentemente, à minha prática profissional especializada
- Variation in the accumulation of phytochemicals and their bioactive properties among the aerial parts of cauliflowerPublication . Drabińska, Natalia; Jeż, Maja; Nogueira, MarianaVegetables from the Brassicaceae family are excellent sources of bioactive phytochemicals and may reduce the risk of chronic diseases. Variation of phytochemicals in the edible part of cauliflower is known. However, information about the distribution of bioactive and nutritive compounds as well as antioxidant activity among aerial organs of cauliflower is unavailable. Therefore, this study aimed to evaluate the distribution of glucosinolates (GLS), phenolics, flavonoids, chloro-phylls, nutritive compounds and antioxidant capacity between the aerial parts of the common variety of cauliflower and to evaluate whether these changes contribute to the differences in the antioxidant capacity between the plant organs. Our study showed that all the aerial organs of cauliflower are a rich source of health-promoting bioactive compounds, including GLS, phenolics and flavonoids, exhibiting antioxidant capacity. The highest contents of phytochemicals and the highest antioxidant capacity were found in leaves. Cauliflower organs were also found to be rich in nutritive compounds, including minerals, proteins and amino acids. Our study showed that the non-edible organs, such as stems and leaves, being neglected parts of cauliflower, if not consumed as the main ingredient, can be used as additives for developing new, functional foodstuff.
- Políticas públicas para a criança : o papel da comunidade na efetivação dos direitos e bem-estarPublication . Farinha, Mariana Sofia Pereira da Silva; Oliveira, Ana Maria da CostaRespeitar, proteger e cumprir os direitos humanos da criança, um tema rasante que atravessa a realidade social das crianças, num quadro de múltiplos desafios, tensões e disparidades, atores e contextos. Por que modos se expressa, então, o reconhecimento dos seus direitos nas políticas e práticas vigentes, em Portugal? De que forma a construção de cidades e comunidades das e para a criança pode contribuir para assegurar o gozo efetivo dos seus direitos e bem-estar? Eis as questões que orientaram a presente investigação, visando descortinar fatores que distam a teoria da prática, num caminho que se tem feito de avanços e recuos, entre a proteção e a desproteção da infância. Mais concretamente, procurou-se neste estudo: contribuir para uma definição e significação de políticas de infância integradas; estimular o debate sobre a (in)visibilidade da criança nas políticas e práticas sociais dominantes, à escala nacional e local; e contribuir para a compreensão de fundamentos de bem-estar na comunidade, potenciadores da afirmação da criança como sujeito de Direito e de direitos. Assente numa pesquisa qualitativa, teve por base a realização de entrevistas semiestruturadas a um total de doze entrevistados agrupados consoante a categoria profissional e área de intervenção de relevo nos domínios da infância, juventude e família. Os seus contributos, alicerçados no quadro teórico de referência, permitiram tanto desocultar linhas que separam a real promoção da despromoção dos direitos da criança, como vislumbrar pistas para a ação potencialmente suscetíveis de as colmatar. Deste ensaio, emergiu o local como espaço-tempo de vivências partilhadas, lugar de proximidade por excelência, favorável à afirmação de uma cultura da criança. Sem pretender que esta dissertação responda cabalmente a este paradigma, concluiu-se que quanto mais coesa for uma comunidade, maiores serão as garantias de promoção do bem-estar da criança.
- Empreendedorismo feminino : contribuições para uma partilha alargada de oportunidadesPublication . Baptista, Edvilma Janise André; Ilharco, Fernando Albano Maia de MagalhãesAs mudanças económicas e sociais têm exigido uma nova educação, mais voltada para o empreendedorismo. As mulheres empreendedoras e empresárias representam a categoria de empreendedorismo que mais cresce em todo o mundo e tem recebido, especialmente nos últimos anos, uma atenção crescente dos investigadores. O presente projeto debruça-se sobre o empreendedorismo feminino, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação que ajude as mulheres a estarem mais bem informadas sobre as atividades relevantes relacionadas com o empreendedorismo. Neste projeto de desenvolvimento de uma aplicação fazem também parte a realização de workshops, cursos, eventos, mesas redondas, etc., no sentido de tentar formar, educar e transmitir conhecimentos relevantes para projetos concretos de mulheres empreendedoras. Em termos da metodologia empírica, o estudo é de caráter misto, assentando na aplicação de inquéritos por questionário, através do Google Forms, e na realização de três entrevistas semiestruturadas.
- Overview of generative processes in the work of Brian EnoPublication . Gradim, Rita; Pestana, Pedro DuarteBrian Eno is a famous a musician, producer and artist known for his endeavors in rock music who has devoted the latter part of his career to ambient and generative work. There are a few publications regarding his work (Albiez & Pattie, 2016; Sheppard, 2009; Tamm, 1988), but they do not focus exclusively on his generative processes. The only paper that details Eno’s generative music only addresses the concepts of generative music and describes Eno’s apps (Marshall & Loydell, 2017). The paper focuses more on his apps and it does not present a detailed correlation between his background/ influences to his work. This paper bridges that specific gap, by detailing Eno’s school background, his influences, generative processes and how he moved on from traditional to more technological approaches.