Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-11"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Política e segurança : o crescimento do crime organizado no MéxicoPublication . Lopes, Ricardo Manuel Escada Pereira Raposo; Ramos, António Luciano Fontes; Duque, Raquel SantosA criminalização do comércio de drogas, tornando-a uma atividade ilícita, surgiu no início do século XX, liderada pelos Estados Unidos da América e ampliado, a nível internacional, através da Convenção Internacional do Ópio, de 1912. Cerca de cem anos mais tarde, o narcotráfico tornou-se numa atividade global que consegue fragilizar Estados, fortalecer criminosos que obtêm lucros avultadíssimos diariamente, criando problemas de segurança internacional. Perante este cenário, os Estados têm-se dividido sobre a melhor maneira de encarar esta ameaça, adotando diferentes políticas anti narcotráfico. O caso do México torna-se, neste contexto, evidente, dado o seu tradicional historial de violência e atividades ligadas ao narcotráfico, convertendo-se num excelente caso de estudo. Como compreender as políticas anti narcotráfico aplicadas neste país, ao longo de um século, e como atestar a sua eficácia? Para responder à questão anterior, é necessário entender que a disciplina de Relações Internacionais, área científica sobre a qual este trabalho incide, tem-se desenvolvido, em grande medida, através da criação de diferentes teorias explicativas da realidade, uma das quais a Escola de Copenhaga. Esta teoria construtivista, de um modo simples, afirma que, por nada ser exterior à interpretação humana, os atores políticos decidem encarar ou não um fenómeno como uma ameaça, o que faz com que, perante um certo fenómeno, haja uma enorme variedade de conceções a seu respeito. Além deste caráter subjetivo, esta linha de pensamento assume que as ameaças são tendencialmente regionais, uma vez que elas se manifestam mais rapidamente a curtas distâncias. Deste modo, este trabalho propõe-se a estudar, à luz da Escola de Copenhaga, a eficácia das políticas anti narcotráfico, no México, o que pressupõe igualmente a análise dos comportamentos dos seus vizinhos, mais concretamente dos EUA e da restante América Latina. O trabalho pretende concluir que o narcotráfico é uma ameaça construída, com significados distintos para os Estados intervenientes e que, por isso, não só não se obtém um consenso político, quanto à melhor forma de o combater, como também se exige cooperação e entendimento mútuos para atingir esse objetivo.
- Linhas mestras sobre a desconexão profissional e a sua regulamentaçãoPublication . Rolo, Joana Sofia Pais; Vasconcelos, Joana Maria de Vallera de Macedo Pinto eNas últimas décadas, o mundo do trabalho sofreu profundas alterações desencadeadas pela proliferação das NTIC. A prestação de trabalho deixou de estar diretamente relacionada com a empresa ou estabelecimento profissional, passando a ser possível trabalhar a partir de qualquer lugar, a qualquer hora. Esta aparente flexibilidade e a conceção de que o trabalhador deve estar sempre ligado, trouxe consigo várias problemáticas relacionadas com a ultrapassagem das regras relativas aos tempos de trabalho, nascendo, assim, a discussão em torno do direito à desconexão. Temática que, pela sua premência e atualidade, é debatida por empresas, organizações internacionais e, não raras vezes, legislada por vários ordenamentos jurídicos.
- Oposição do empregador à reintegração do trabalhar : aspetos substantivos e processuaisPublication . Nova, Joana Cristina Lima Aldeia; Vasconcelos, Joana Maria de Vallera de Macedo Pinto e
- Ter um filho em tempos de Covid : um estudo qualitativo sobre a maternidade e as implicações da pandemia por SARS-CoV- 2Publication . Pinto, Ana Rita Ribeiro Caetano; Xavier, Maria Raúl Andrade Martins LoboO presente estudo, exploratório, tem como objetivo compreender como é que um grupo de mulheres têm experienciado a maternidade durante a pandemia COVID-19 por SARS-CoV-2. A carência de informação acerca da maternidade vivenciada durante a pandemia COVID-19 motivou este estudo. Partindo de um guião semiestruturado, foram realizadas entrevistas junto de sete participantes que cujos filhos nasceram durante o período de pandemia, em Portugal (entre março de 2020 e junho de 2021). Procedeu-se posteriormente a uma análise semi-indutiva do seu conteúdo, seguindo uma metodologia qualitativa. A análise do conteúdo destacou como principais resultados: as participantes descrevem o que é para elas a experiência da maternidade, fazendo referências diretas ou indiretas à covid; foram mencionados aspetos maioritariamente positivos em relação à caracterização da experiência da maternidade propriamente dita. O apoio fornecido pelo pai do bebé foi referido como satisfatório, o que corrobora o que vem sendo escrito na literatura. Por último, o apoio da rede de apoio e de suporte social informal, recebido de familiares e amigos, foi descrito como inovador, no sentido de serem utilizadas novas estratégias para colmatar o distanciamento físico. Contudo, o apoio da rede mais formal divide a opinião das entrevistadas, pois uma parte considera-o como satisfatório enquanto a outra parte evidencia não ter correspondido às expectativas.
- Análise do regime de clemência : o modelo europeu e o modelo norte-americanoPublication . Dias, Mariana Pereira; Cunha, Sofia Oliveira Pais
- Questionário de atitudes e comportamentos pró-ambientais : contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovensPublication . Fernandes, Ana Sofia Pereira; Costa, Marisa Raquel da Silva; Carneiro, Alexandra Manuela PaivaO presente estudo surge da escassez de instrumentos validados para o contexto português que avaliem atitudes e comportamentos pró-ambientais em crianças e adolescentes. Assim, o principal objetivo foi contribuir para a construção e validação de um instrumento de autorrelato que avalie as atitudes e comportamentos pró-ambientais em portugueses com idades entre os 10 e os 17 anos, através da análise das suas características psicométricas. Participaram no estudo 330 alunos dos 2.º (26.36%) e 3.º (73.64%) ciclos de ensino básico (CEB) que integraram o projeto a Natureza é a Melhor Sala de Aula (NSA). Para alcançar o objetivo, implementaram-se os seguintes procedimentos: (i) construção do Questionário de Atitudes e Comportamentos Pró-Ambientais (QACPA); (ii) recolha de dados e (iii) análises psicométricas do QACPA. Após a eliminação de alguns itens, o QACPA integrou 32 itens, subdivididos em dois fatores: 1) atitudes pró-ambientais; e 2) comportamentos pró-ambientais. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória (AFE) revelaram uma variância explicada de 37.78%, o que indica que a estrutura bifatorial do QACPA explica razoavelmente a variação dos dados. Ao nível da consistência interna (α > .86), e da validade interna (r < .39), o QACPA revelou bons indicadores. Também se verificou que, globalmente, os itens do questionário são sensíveis e tem poder discriminativo. Quanto validade divergente do QACPA, a correlação fraca positiva com o envolvimento escolar indica que os instrumentos medem construtos diferentes. Os resultados lançam pistas para a continuação do estudo das qualidades psicométricas do QACPA para que refinar e validar o instrumento para outros contextos, nomeadamente para avaliar a eficácia de intervenções, que visam promover as atitudes e os comportamentos em prol do ambiente, e assim contribuir para a proteção ambiental e a mitigação das alterações climáticas.
- Capacitar cuidadores de jovens com necessidades de saúde especiais : adaptação à pandemiaPublication . Gomes, Laurina Carlos; Garcia, ElisaA pandemia causada pela Covid-19 trouxe várias mudanças à nossa forma de viver e perante esta realidade, torna-se importante investir na educação para a saúde e na promoção da saúde em contexto escolar. A escola foi o setting escolhido para a intervenção de enfermagem comunitária, desenvolvida numa UCC, sendo que a população alvo selecionada foram os cuidadores dos jovens com necessidades de saúde especiais. Para se obter um contributo a nível da promoção da saúde, é importante apostar na literacia em saúde, para tal, no âmbito do estágio de especialidade de Enfermagem em Saúde Comunitária e Saúde Pública, foram desenvolvidas atividades inerentes ao projeto de intervenção comunitária em que se utilizou a metodologia do planeamento em saúde segundo (Imperatori & Giraldes, 1982) e o referencial teórico de Betty Neuman. Para o diagnóstico de situação foi aplicado um questionário destinado a 13 cuidadores (11 encarregados de educação e 2 assistentes operacionais) do Centro de apoio à aprendizagem de uma escola secundária abrangida pela UCC. Com base nos resultados, definiu-se como prioritária a intervenção no diagnóstico de enfermagem relacionado com a aquisição de conhecimentos sobre a Covid-19, bem como o desenvolvimento de estratégias de coping. Mediante os objetivos e metas propostos, recorreu-se a uma estratégia de intervenção educacional utilizando a educação para a saúde através de sessões de educação para a saúde programadas e executadas conjuntamente em ambos os sistemas, com o intuito de capacitar os cuidadores destes jovens para se adaptarem ao contexto pandémico. Terminada a intervenção, seguiu-se uma avaliação da mesma, da qual se destaca que foi possível reforçar as linhas de defesa flexíveis dos cuidadores, ou seja, foi possível a atualização e mobilização dos conhecimentos da população alvo. O estágio proporcionou um enriquecimento e crescimento pessoal e profissional, sendo promotor de mudança pessoal, profissional e educacional. Permitiu a reflexão prática e a procura da excelência da profissão através de aquisição de competências comuns do enfermeiro especialista e específicas da Enfermagem de Saúde Comunitária e Saúde Pública.
- Technology, empowerment and economic developmentPublication . Gonçalves, JoãoThis article is based on a research whose objective was to identify and analyze, in the current context of technological development related to new forms of production and organization of working times, the main impacts that are expected regarding the future of labor, the adequacy of resource qualification, and the challenges of society and economic activity. The research has shown that technological progress, being fundamental to the sustainability of business and economy, requires adjustments at the level of resources, society and companies' empowerment, the State's crucial role in supporting and creating the conditions through public policies for development and economic recovery.
- Crianças e a COVID 19 : intervenção de enfermagem comunitária para uma resposta adaptávelPublication . Calado, Elsa Cristina Moreira; Ferrito, CândidaA pandemia COVID19 provocou alterações na esfera social e económica a nível mundial. O confinamento exigido para controlar o aumento da incidência da doença alterou o quotidiano das famílias e das crianças suscitando consequências a nível psicológico. A equipa de saúde escolar deve estar sensível a esta problemática, identificando as necessidades em saúde das crianças, de forma a conseguir habilitálas para responder positivamente às mudanças impostas. O projeto apresentado foi implementado numa escola básica da freguesia da Pontinha, em Odivelas, na turma do 3º ano e tem como objetivo contribuir para o processo de capacitação das crianças para a adoção de comportamentos de superação dos efeitos da pandemia. Foi utilizada a Metodologia de Planeamento em Saúde de Imperatori e Giraldes (1993) e o Modelo da Adaptação de Callista Roy como referencial teórico de enfermagem. As necessidades e problemas de saúde foram identificados através de reuniões com parceiros da comunidade, pesquisa bibliográfica, observação no contexto escolar e recolha de dados junto das crianças, através de uma pergunta aberta. Os resultados obtidos através do diagnóstico de situação evidenciam que as crianças exteriorizam sentimentos negativos relativamente à doença e ao vírus, apresentam deficit de conhecimento sobre as manifestações da doença e características do vírus, bem como em relação às medidas de prevenção. A intervenção foi concretizada através de ações de promoção da saúde e de capacitação das crianças. Os resultados obtidos revelam que as crianças adquiriram conhecimento sobre os conteúdos abordados, bem como capacidades para gerir as emoções negativas. O projeto contribuiu para promover o processo de adaptação das crianças às alterações impostas pela pandemia bem como para o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista em enfermagem comunitária.
- Leadership and participation of nurses in hospital governance: impact on the quality and safety of care provided – scoping review protocolPublication . Guerra, Magda; Jesus, Élvio; Araújo, BeatrizContext: The use of the term governance in the area of health is a trend, particularly in the level of discussions about good leadership and management practices that can be adopted to improve the care provided to people and the community in general. One of the main principles of hospital governance is the participation and involvement of nurses in management and decision-making processes, requiring strong involvement in care management, with significant effects on the quality of care provided to the person. Aim: Map the available evidence on the impact of leadership and participation of nurses on hospital governance in what concerns quality and safety of care provided. Methods: Methodology proposed by the Joanna Briggs Institute, defining a scoping review protocol adapted for the identification of relevant studies that meet the inclusion criteria previously outlined. The analysis of relevance of the articles, the extraction and synthesis of the data will be developed by two independent reviewers. Results: Evidence is expected to show that shared governance in the health area plays an important role in patient’s safety and quality of care provided, which requires the involvement of all health professionals, particularly nurses. It is hoped that shared governance systems, which may vary from hospital to hospital organization, according to their institutional values and goals, will help promote environments of leadership and management favourable to a quality professional practice, empowering nurses in decision-making that affect themselves, the rest of the multidisciplinary team and, above all, the patients. The results expected to be achieved will contribute to the dissemination of available evidence. Conclusion: It is believed that this scoping review will contribute to evidence the current state of knowledge about the theme and that the results found are guidelines for the development and applicability of quality indicators that ensure the safety of care provided.
