Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-25"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- A obra azulejar de Jorge Rey Colaço (1862-1942) em PortugalPublication . Santos, Cláudia Emanuel Franco dos; Vieira, Eduarda Maria Martins Moreira da Silva; Mimoso, João ManuelJorge Colaço (1868-1942) foi um notável artista multifacetado na primeira metade do século XX. Nasceu em Tânger no seio de uma família de artistas, o que lhe permitiu fazer escolhas artísticas pouco comuns para a época: não seguiu a via académica, a opção mais natural, no seu contexto socioeconómico, mas sim, frequentou ateliers de artistas de renome em Madrid e em Paris. Foi um exímio ilustrador e caricaturista, tendo dirigido um suplemento humorístico do jornal O Século (1897-1903). Para além disso, fundou, foi diretor e realizou obra artística para vários jornais e revistas. Foi ainda pintor a óleo, tendo recebido várias medalhas durante o seu percurso artístico. Na viragem do século experimentou um novo suporte para as suas pinturas, o azulejo, sobre o qual produziu painéis, ainda hoje considerados como obras primas nacionais. Inicialmente trabalhou na Fábrica de Sacavém, onde permaneceu até 1923, data em que passou para a Fábrica Lusitânia em Lisboa. Como pintor de azulejos, pintou segundo a técnica tradicional, as técnicas da estampilha, estamparia, corda seca, serigrafia. Mas principalmente inovou, ao pintar sobre vidrado já cozido. O uso desta técnica foi comprovado através de técnicas instrumentais que se impunha realizar tendo em conta, quer o caracter inovador, quer as dúvidas que permaneciam sobre o seu uso pelo artista. A sua obra tinha como lema de base «Portugal», todavia as temáticas que desenvolveu foram diversificadas: desde cenas históricas, a cenas de carácter militar, histórico, cenas etnográficas (rurais e piscatórias), entre outras. Na maioria das vezes fruto da sua imaginação, ou inspiravas em episódios da literatura camoniana e de outros escritores e artistas. Partindo de centenas de estudos em aguarela, que o artista elaborava de forma irrepreensível, o artista executou quase um milhar de painéis. Neste trabalho inventariámos a sua obra em Portugal continental e insular e, ao fazê-lo, percorremos a sua jornada pela vida.
- O caso do Beyond Budgeting na NORS : lições aprendidasPublication . Ribeiro, Carla Pinho; Marques, LuísDe acordo com Otley (1994), o orçamento tem um papel fulcral no controlo de gestão das organizações, ao longo do tempo. No entanto, Bogsnes (2009), nomeia vários problemas associados aos orçamentos tradicionais, destacando-se qualidade, confiança, custo da gestão, eficiência, entre outros. O modelo Beyond Budgeting surge no Reino Unido, em 1998, como resposta à insatisfação das empresas perante a utilização do orçamento tradicional. Deste modo, Jeremy Hope e Robin Fraser são reconhecidos como principais impulsionadores na origem da organização Beyond Budgeting Round Table (BBRT). Hope e Fraser (2003), defendem que o Beyond Budgeting não é apenas um conjunto de ferramentas para corrigir os problemas causados pelo orçamento, mas sim um modelo alternativo de gestão coeso que permite às organizações gerir o desempenho em diferentes ambientes de negócios, com base na tomada de decisão. Este trabalho tem como objeto de estudo o grupo NORS, que abandonou o orçamento tradicional, em 2012, em virtude da implementação do modelo Beyond Budgeting a partir do exercício de 2013. Este modelo surge como uma abordagem mais flexível e transparente ao controlo de gestão, com o objetivo de aumentar a competição no mercado e ter maior conhecimento deste, tanto interno (da empresa) como externo (do mercado). Deste modo, este trabalho incide na questão: “Quais as principais lições aprendidas na utilização do Beyond Budgeting na NORS?”, pois consideramos que o caso da NORS foi implementado ao número de anos suficientes para o balanço das lições aprendidas. O trabalho constitui um caso de estudo com base em diversas fontes, desde literatura a informação disponibilizada pela empresa e entrevistas a diversos colaboradores do grupo. O estudo de caso permitiu concluir que houve uma mudança na ótica como o grupo NORS é gerido impulsionada pela implementação do Beyond Budgeting. No entanto, a organização adotou o modelo de forma parcial, customizando-o de acordo com as suas necessidades e o contexto em que se insere.
- Da liberdade humana à liberdade dos filhos de Deus : um contributo para a lecionação da unidade letiva A Liberdade do 8º Ano da disciplina de Educação Moral e Religiosa CatólicaPublication . Dias, Rui Pedro Couto Pereira; Varanda, Maria Isabel Pereira
- Práticas de controlo de gestão : proposta de um questionário de autoavaliaçãoPublication . Pais, José Miguel Rocha; Marques, Luís Manuel DionísioDesde o início do século que as práticas de gestão têm sido vistas como um fator determinante na diferença de produtividade e desempenho económico entre organizações dentro do mesmo país e entre países. Esta diferença inexplicada foi apelidada de qualidade de gestão (Nick Bloom & Reenen, 2006). Tendo em conta a relevância recentemente atribuída à qualidade da gestão, foram sendo criados desde o início do século vários questionários com o intuito de mensurar as práticas de gestão (Bloom, Genakos, Sadun & Reenen, 2012). Este trabalho visa dar um contributo para esta matéria, ao apresentar, com base na revisão da literatura relevante e tendo por base de partida a análise de quatro inquéritos de gestão (nacionais e internacionais) que têm vido a ser utilizados nesta área, uma proposta de questionário de práticas de gestão com foco mais específico nos mecanismos e ferramentas de controlo de gestão. Desta forma, pela aplicação prática do questionário construído no âmbito do presente trabalho, julgamos que se tornará exequível mensurar de forma mais objetiva a qualidade das práticas de controlo de gestão das organizações, num contexto mais alargado das práticas de gestão. Assim, consideramos que o presente trabalho é instrumental para a melhoria da capacidade de operacionalizar investigação empírica quanto às práticas de controlo de gestão.
- Josep Maria Esquirol, a resistência íntima, ensaio de uma filosofia da proximidadePublication . Quintela, Madalena
- Comunicação organizacional : relação com satisfação no trabalho e clima organizacionais nos Bombeiros PortuguesesPublication . Mendes, Ana Julieta Rocha; Farias, Ana Rita Boino Godinho Alves
- A quebra de confidencialidade no âmbito da procriação medicamente assistida com intervenção de dadorPublication . Russa, Fabiana Íris Abelhas Gomes; Xavier, Maria Rita Aranha da Gama LoboO presente estudo incide sobre o regime de confidencialidade associado às técnicas de Procriação Medicamente Assistida, com intervenção de um terceiro, o dador de gâmetas masculinos, no ordenamento jurídico português e no contexto da Lei n.º 32/2006 de 26 de julho. Analisa-se a quebra do regime de confidencialidade, na sequência do Acórdão do Tribunal Constitucional n.º 225/2018 de 7 de maio, que encontra fundamentação no confronto entre direitos fundamentais do filho e do dador. Por um lado, o direito ao anonimato e à reserva da vida privada, do dador; por outro, o direito ao conhecimento das origens, que integra os direitos à identidade pessoal e à historicidade pessoal, inerentes ao desenvolvimento da criança que nasce por aplicação destas técnicas. Aborda-se ainda a posição do dador de gâmetas, até recentemente encarado como um mero terceiro relativamente ao projeto parental, reconhecendo-se lhe agora um papel fundamental para o conhecimento da ascendência biológica.